Você tem alguma conta antiga do Google que não usa há algum tempo? Pois a partir de agora é bom dar uma olhada uma vez a cada 24 meses, pois o Google anunciou uma atualização de suas políticas para contas inativas.
Essa decisão faz parte dos contínuos esforços da gigante da Internet para fortalecer as medidas de segurança em relação à sua ampla base de usuários.
Sendo assim, a partir de dezembro deste ano, o Google poderá excluir uma conta se o usuário não acessar nenhum dos seus diversos serviços nesse período de tempo.
Além disso, como parte do processo de exclusão da conta, o Google também removerá todo o conteúdo armazenado pelo usuário no Google Workspace, Drive e Google Fotos.
Por que o Google vai deletar as contas inativas?
O Google tomou essa medida visando abordar as preocupações de segurança relacionadas às contas inativas.
Em seu post no blog, a empresa destacou que a remoção das contas inativas tem como objetivo garantir a segurança dos usuários, uma vez que essas contas tendem a ter senhas fracas ou desatualizadas:
Nossa análise interna mostra que as contas abandonadas têm pelo menos 10 vezes menos probabilidade do que as contas ativas de configurar a verificação em duas etapas. Ou seja, essas contas geralmente são vulneráveis e, uma vez que uma conta é comprometida, ela pode ser usada para qualquer coisa, desde roubo de identidade até um vetor de conteúdo indesejado ou até malicioso, como spam.
Além disso, essa medida também ajuda a reduzir o tempo em que a empresa retém dados não utilizados dos usuários.
O que será deletado?
Como parte da exclusão da conta, o Google também removerá estes conteúdos:
- Endereço e mensagens do Gmail;
- Calendário de eventosClique e veja os próximos Eventos de Marketing Digital... no Agenda;
- Documentos e arquivos do Workspace;
- Conteúdo no Google Drive;
- Backup do Google Fotos.
Segundo relato do porta-voz da empresa para o 9to5Google, a empresa não planeja excluir contas com vídeos do YouTube — isso seria complicado, pois alguns clipes antigos abandonados podem ter relevância histórica.
Mas calma, tudo será devidamente avisado antes…
O Google informou que adotará uma abordagem gradual antes de excluir uma conta inativa, enviando várias notificações ao longo dos meses que antecedem a exclusão.
O processo de limpeza começará com as contas que foram criadas, mas nunca foram utilizadas.
Vale ressaltar que essa nova política de inatividade não afetará contas comerciais e contas utilizadas por escolas, assegurou o Google.
Dessa forma, a empresa busca implementar uma abordagem equilibrada para garantir que as contas inativas sejam tratadas de maneira adequada, enquanto preserva a continuidade das contas empresariais e educacionais.
Como manter a minha conta ativa?
Os critérios para manter uma conta ativa no Google são bastante simples:
- Assistir a vídeos do YouTube com a conta logada;
- Ler e enviar e-mails;
- Baixar apps na Google Play Store;
- Usar o login Google em aplicativos de terceiros, como iFood e Uber;
- Manter a conta Google conectada em um dispositivo Android ativo.
Dessa forma, realizando essas ações pelo menos a cada 24 meses, os usuários podem garantir a continuidade e a ativação de suas contas no Google.
Por fim, o Google assegurou que não irá liberar o nome de usuário do Gmail, ou seja, o endereço de e-mail, de contas excluídas para que outros usuários possam recuperá-las.
Para aqueles que desejam preservar seus dados antigos, uma dica importante é realizar diferentes backups em serviços como Google Fotos, Google Drive e Gmail.
Dessa forma, é possível garantir a segurança e a preservação de informações importantes mesmo em casos de exclusão de contas inativas.
Fonte: TechCrunch