trending topics:

Limpeza em ação: Google desativará as contas com mais de dois anos sem uso

O Google anunciou que deletará contas sem uso por mais de dois anos, saiba por que e como fazer para não ter a sua apagada

Você tem alguma conta antiga do Google que não usa há algum tempo? Pois a partir de agora é bom dar uma olhada uma vez a cada 24 meses, pois o Google anunciou uma atualização de suas políticas para contas inativas.

Essa decisão faz parte dos contínuos esforços da gigante da Internet para fortalecer as medidas de segurança em relação à sua ampla base de usuários.

Sendo assim, a partir de dezembro deste ano, o Google poderá excluir uma conta se o usuário não acessar nenhum dos seus diversos serviços nesse período de tempo.

Além disso, como parte do processo de exclusão da conta, o Google também removerá todo o conteúdo armazenado pelo usuário no Google Workspace, Drive e Google Fotos.

 

Por que o Google vai deletar as contas inativas?

O Google tomou essa medida visando abordar as preocupações de segurança relacionadas às contas inativas.

Em seu post no blog, a empresa destacou que a remoção das contas inativas tem como objetivo garantir a segurança dos usuários, uma vez que essas contas tendem a ter senhas fracas ou desatualizadas:

Nossa análise interna mostra que as contas abandonadas têm pelo menos 10 vezes menos probabilidade do que as contas ativas de configurar a verificação em duas etapas. Ou seja, essas contas geralmente são vulneráveis e, uma vez que uma conta é comprometida, ela pode ser usada para qualquer coisa, desde roubo de identidade até um vetor de conteúdo indesejado ou até malicioso, como spam.

Além disso, essa medida também ajuda a reduzir o tempo em que a empresa retém dados não utilizados dos usuários.

 

O que será deletado?

Como parte da exclusão da conta, o Google também removerá estes conteúdos:

  • Endereço e mensagens do Gmail;
  • Calendário de eventos no Agenda;
  • Documentos e arquivos do Workspace;
  • Conteúdo no Google Drive;
  • Backup do Google Fotos.

Segundo relato do porta-voz da empresa para o 9to5Google, a empresa não planeja excluir contas com vídeos do YouTube — isso seria complicado, pois alguns clipes antigos abandonados podem ter relevância histórica.

 

Mas calma, tudo será devidamente avisado antes…

O Google informou que adotará uma abordagem gradual antes de excluir uma conta inativa, enviando várias notificações ao longo dos meses que antecedem a exclusão.

O processo de limpeza começará com as contas que foram criadas, mas nunca foram utilizadas.

Vale ressaltar que essa nova política de inatividade não afetará contas comerciais e contas utilizadas por escolas, assegurou o Google.

Dessa forma, a empresa busca implementar uma abordagem equilibrada para garantir que as contas inativas sejam tratadas de maneira adequada, enquanto preserva a continuidade das contas empresariais e educacionais.

 


Como manter a minha conta ativa?

Os critérios para manter uma conta ativa no Google são bastante simples:

  • Assistir a vídeos do YouTube com a conta logada;
  • Ler e enviar e-mails;
  • Baixar apps na Google Play Store;
  • Usar o login Google em aplicativos de terceiros, como iFood e Uber;
  • Manter a conta Google conectada em um dispositivo Android ativo.

Dessa forma, realizando essas ações pelo menos a cada 24 meses, os usuários podem garantir a continuidade e a ativação de suas contas no Google.

Por fim, o Google assegurou que não irá liberar o nome de usuário do Gmail, ou seja, o endereço de e-mail, de contas excluídas para que outros usuários possam recuperá-las.

Para aqueles que desejam preservar seus dados antigos, uma dica importante é realizar diferentes backups em serviços como Google Fotos, Google Drive e Gmail.

Dessa forma, é possível garantir a segurança e a preservação de informações importantes mesmo em casos de exclusão de contas inativas.

Fonte: TechCrunch

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.