trending topics:

Google enfrenta acusações de monopolização no mercado de publicidade digital

O Departamento de Justiça dos EUA está prestes a processar o Google por domínio do mercado de anúncios digitais

O Departamento de Justiça (DOJ) está se preparando para tomar medidas legais contra o Google por alegações de monopolização do mercado de publicidade digital.

De acordo com uma reportagem do Media Post, anunciantes e editores afirmam que o Google, que expandiu seus negócios de tecnologia de anúncios em parte por meio de aquisições, incluindo DoubleClick em 2008 e AdMob em 2009, não forneceu informações suficientes sobre quanta receita de anúncios é retida pelo Google e quanto é repassado para editores.

 

Alegações de monopolização

O processo de busca alega que o Google usou seu poder de monopólio para dominar os canais de distribuição de pesquisa online, publicidade de pesquisa e publicidade de texto de pesquisa geral nos EUA, em detrimento da escolha e qualidade do serviço para os consumidores.

Especificamente, ele acusa o Google de obter domínio nas buscas ao conseguir ser o mecanismo de busca padrão no navegador Firefox, da Mozilla, e no navegador Safari, da Apple, e ao conseguir ter seu mecanismo de busca pré-instalado em smartphones Android.

O processo está programado para ir a julgamento em setembro, mas o Google recentemente entrou com uma moção para julgamento sumário, argumentando que seus acordos com a Mozilla e a Apple não são anticompetitivos por vários motivos, incluindo que os acordos não impedem os consumidores de usar outros motores de busca.

 


Antecedentes do Caso

Durante o governo Trump, o então procurador-geral William Barr entrou com uma ação contra o Google por causa de seu mecanismo de busca, acusando a empresa de usar acordos de distribuição exclusiva com operadoras sem fio e fabricantes de telefones para limitar a concorrência.

Embora tenha sido arquivado durante o governo Trump, o Departamento de Justiça continuou a perseguir a ação durante o governo Biden. Jonathan Kanter, conhecido como crítico do Google, foi indicado pelo presidente Biden e confirmado como procurador-geral adjunto da divisão antitruste do DOJ em novembro de 2021.

 

Participação de mercado em declínio

Apesar de ser o líder de mercado de longe, a participação do Google na receita de anúncios digitais dos EUA vem diminuindo nos últimos anos.

Segundo a Insider Intelligence, a participação de mercado da empresa caiu de 36,7% em 2016 para 28,8% no ano passado. A ação do DOJ, se prosseguir, visa desafiar o domínio do Google no mercado de publicidade digital e promover a concorrência.

 

Que impacto isso gera na indústria de publicidade digital?

Se o processo antitruste for aprovado, poderá ter um impacto significativo na indústria de publicidade digital.

O domínio do Google no mercado gerou preocupações sobre a falta de concorrência e transparência no ecossistema de tecnologia de anúncios.

Dessa forma, esse processo pode forçar o Google a ser mais transparente sobre sua receita publicitária e potencialmente abrir o mercado para mais concorrência. Também pode levar a mudanças na forma como o Google opera seus negócios de tecnologia de anúncios, o que pode ter efeitos em cascata em todo o setor.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.