trending topics:

Uma nova era na pesquisa global: Google lança multipesquisa IA que combina texto e imagens

A pesquisa "multi-inteligente" do Google, que combina texto e imagens em uma única busca, se torna disponível em escala global

Em meio a outros anúncios focados em IA, o Google compartilhou hoje que seu mais novo recurso de “pesquisa múltipla” agora estará disponível para usuários globais em dispositivos móveis, em qualquer lugar em que o Google Lens já esteja disponível.

O recurso de pesquisa, que permite aos usuários pesquisar usando texto e imagens ao mesmo tempo, tem a intenção de modernizar a pesquisa do Google para aproveitar melhor os recursos do smartphone.

 

O que é a Multipesquisa do Google?

A pesquisa multi-tarefa é alimentada pela Multitask Unified Model (MUM), uma tecnologia de inteligência artificial capaz de compreender informações em diferentes formatos, como texto, fotos e vídeos, e extrair conhecimentos e relações entre temas, conceitos e ideias.

O Google aplicou o MUM aos seus recursos de pesquisa visual do Google Lens, permitindo que os usuários incluam texto em uma busca visual.

De acordo com Prabhakar Raghavan, vice-presidente sênior do Google:

Redefinimos o que queremos dizer com a pesquisa ao apresentar o Lens. Desde então, trouxemos o Lens diretamente para a barra de pesquisa e continuamos a trazer novos recursos, como compras e ajuda passo a passo com o dever de casa.

 


Como funciona a Multipesquisa do Google?

Com o recurso, um usuário pode exibir a foto de uma camisa de que gostou na Pesquisa do Google e perguntar ao Lens onde poderia encontrar a mesma estampa, mas em um tipo de roupa diferente, como uma saia ou meias.

Também é possível apontar o telefone para uma peça quebrada numa bicicleta e digitar na Pesquisa Google uma consulta como “como consertar”.

Essa combinação de palavras e imagens pode ajudar o Google a processar e entender as consultas de pesquisa que não poderiam ser tratadas anteriormente ou que seriam mais difíceis de inserir usando apenas texto.

A técnica é mais proveitosa em pesquisas de compra, pois o usuário pode encontrar roupas que goste em cores ou estilos diferentes ou pode tirar uma foto de uma peça de mobília, como um conjunto de jantar, para procurar itens que combinem, como uma mesa de centro.

Na busca múltipla, os usuários também podem limitar e aprimorar seus resultados por marca, cor e atributos visuais, de acordo com o Google.

O recurso foi disponibilizado para usuários dos EUA em outubro passado e, agora, a pesquisa múltipla está disponível para todos os usuários globalmente no celular, em todos os idiomas e países onde o Lens está disponível.

 

O “multipesquisa perto de mim” para empresas locais

O Google também anunciou que a variação do recurso “multipesquisa perto de mim” se expandirá em breve.

A empresa anunciou no ano passado que poderia direcionar consultas de multipesquisa para empresas locais (também conhecidas como “multipesquisa perto de mim”), o que retornaria resultados de pesquisa dos itens que os usuários estavam procurando naquele inventário correspondente em varejistas locais ou outras empresas.

Por exemplo, no caso da bicicleta com a peça quebrada, você pode adicionar o texto “perto de mim” a uma consulta de pesquisa com uma foto para encontrar uma loja de bicicletas ou ferragens local que tenha a peça de reposição de que você precisa.

Esse recurso estará disponível para todos os idiomas e países onde o Lens estiver disponível nos próximos meses, disse o Google. Ele também se expandirá além dos dispositivos móveis com suporte para multipesquisa na Web.

Fonte: TechCrunch

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.