Você já participou de algum call e pensou: “puxa… quem dera se ‘alguém’ tivesse anotado os principais pontos.”
Pois é! Em breve você não precisará mais se preocupar com isso. O Google está lançando aos poucos uma série de novos recursos para o Google Workspace, desde o ano passado.
Um dos principais recursos (e um dos mais aguardados) é a transcrição automática das calls via Google Meet.
Atualmente os usuários dependem de aplicativos de terceiros para transcrever as conversas via Google Meet, mas em breve uma nova ferramenta irá capturar automaticamente a conversa da reunião e transformá-la em texto usando inteligência artificial, facilitando o acesso posterior ou servindo como um registro.
A transcrição irá ser salva automaticamente em um arquivo Docs, na pasta “Meet Recordings” (ou gravações do Goolge Meet) no Google Drive do host da reunião , semelhante às gravações de reuniões.
A novidade foi lançada em inglês para os usuários do Google Workspace, serviço pago do Google para empresas, ou seja, ainda não funciona em português.
Mas calma! Não precisa ficar triste: empresa anunciou que o recurso será liberado para os idiomas Espanhol, Francês e Português nos próximos meses.
O Google Meet já possuia um recurso de legenda automática — que inclui o português — há algum tempo, mas que era mais voltado para caso onde pessoas de diferentes nacionalidades fizessem uma reunião. Agora, será possível registrar automaticamente tudo o que foi falado durante a call em um documento.
Como funciona o sistema de de transcrição automática de reuniões do Google Meet?
Conforme anunciado pelo Google, a ferramenta irá funcionar para reuniões com menos de 200 convidados, da seguinte maneira:
- o organizador (ou coorganizadores) da reunião poderá, a qualquer momento, iniciar a captura/gravação da conversa que será transcrita.
- assim como funciona quando a reunião é gravada, os usuários serão alertados sobre a transcrição
- ao final da reunião, os organizadores receberão um link para o documento de transcrição por e-mail.
- os convidados (via Google Agenda) também receberão a transcrição, que será anexada ao convite de associado à reunião.
Já para reuniões com mais de 200 participantes, a transcrição só será compartilhada com os organizadores da reunião.
Fique ligado nestes detalhes sobre as transcrições do Google Meet
Como a ferramenta é nova, o Google liberou alguns pontos de atenção sobre seu uso e funcionamento:
- As transcrições são salvas no Google Drive do organizador da reunião apenas por 3 meses. Depois serão excluídas. Se você quiser manter as transcrições por mais tempo, deve mover os arquivos de transcrição para outra pasta no seu Google Drive.
- As transcrições contêm as palavras faladas em uma reunião, mas não as mensagens de bate-papo da reunião. Se você quiser salvar mensagens de bate-papo, grave a videoconferência .
- Atualmente, o recurso Transcrições está disponível para usuários do Google Meet em um computador ou laptop.
- As transcrições de reuniões em idiomas diferentes do inglês podem não ser tão precisas quanto no inglês.
Como ativar as transcrições e encontrá-las depois?
Conforme explicado, o recurso ainda não está disponível para usuários de língua portuguesa, e assim que estiver liberado iremos avisa aqui no Pixeld News. Mas, para já saber como ativar as transcrições e encontrá-las depois, acesse esse tutorial do próprio Google (em inglês).