trending topics:

Crise? 30% das grandes empresas pretendem cortar verbas de publicidade em 2023

Os números da pesquisa variam conforme a região e se mostram diferentes ao se tratar de marketing digital.

Com as incertezas crescentes sobre a saúde futura da economia, quase 30% dos maiores anunciantes do mundo planejam cortar orçamentos de anúncios em 2023, de acordo com uma nova pesquisa da Federação Mundial de Anunciantes (WFA) e Ebiquity.

Aproximadamente a mesma porcentagem disse que planeja aumentar os orçamentos, enquanto o restante dos entrevistados, cerca de 40%, indicou que seus orçamentos permanecerão estáveis no próximo ano em relação a 2022.

O estudo é baseado em uma pesquisa com 43 empresas multinacionais. A amostra incluiu cinco dos 10 maiores anunciantes do mundo por gastos, que coletivamente investem mais de US$ 44 bilhões em publicidade.

 

Variação por região

Esse estudo encontrou algumas diferenças dessa porcentagem por região.

Por exemplo, na Europa, Oriente Médio e África há mais evidências de corte, se comparados a Ásia-Pacífico. No primeiro grupo, 1/3 dos entrevistados concorda que pode haver uma diminuição significativa (mais de 10%) ou leve (0-10%) no próximo ano, em comparação com 30% que planejam um pequeno aumento nos gastos. Por outro lado, no segundo grupo, apenas 15% prevêem uma pequena queda, enquanto 35% planejam um pequeno aumento.

Na América do Norte, uma pluralidade de entrevistados – 44% – indicou que os orçamentos seriam estáveis em suas empresas no próximo ano. Cerca de um terço prevê um aumento de até 10%, enquanto 3% disseram que suas empresas planejam aumentos superiores a 10%.

 


Marketing tradicional x Marketing digital

De acordo com o estudo, há também uma mudança nos dados quando se trata de mídia tradicional (offline) para a digital.

42% disseram que seus gastos com o digital aumentarão, com a mídia offline, como TV, rádio, impressão e outdoor, provavelmente sendo prejudicada. Quase metade dos entrevistados planeja cortar o investimento off-line e um quarto deseja fazer um corte significativo (de mais de 10%) nos gastos com impressão.

Vinte e oito por cento dos entrevistados dizem que procurarão aumentar o desempenho, em comparação com 21% que estão focados no aumento dos gastos com a marca em 2023.

Maior flexibilidade também está sendo buscada, o que significa maior uso de plataformas baseadas em lances/leilões. Essa abordagem também permite que as marcas retenham fundos, caso as condições econômicas assim o determinem. Apenas 9% estão planejando aumentar a proporção do orçamento alocado para compromissos iniciais, de acordo com a pesquisa.

 

Fonte: MediaPost

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.