Guerra de Plataformas: Facebook também adapta seu feed para parecer com o TikTok

O feed do Facebook agora terá uma aba somente para vídeos selecionados pelos interesses do usuário.

As mudanças que o Facebook já havia anunciado estão começando a acontecer. A maneira que as postagens e vídeos são mostrados aos usuários está sendo modificada, como parte de um plano para competir melhor com o TikTok e fazer com que as pessoas assistam ao conteúdo de contas que ainda não seguem, assim como no aplicativo chinês.

Dessa forma, o feed principal do Facebook, que o usuário verá assim que abrir, agora se chama “Home”. Lá as pessoas descobrirão novos conteúdos que o Facebook recomendará por meio do sistema de classificação de aprendizado de máquina, ou seja, o algoritmo irá servir o conteúdo ranqueado com base nos seus interesses – ou seja, de pessoas que você segue e também de quem não segue –. De acordo com a empresa, eles estão investindo bastante em IA (inteligência artificial) para melhorar cada vez mais essa experiência.

Fonte: Facebook

Porém, Mark Zuckerberg fez questão de mostrar que os usuários não perderão as publicações dos amigos, então criou uma aba separada que se chama “Feeds”, que é onde o usuário poderá ver as últimas postagens dos grupos, pessoas e comunidades com os quais ele já está conectado, não havendo postagens sugeridas ou anúncios nessa parte específica.

 

A Meta está numa forte batalha contra o TikTok

Vemos a abordagem da Meta mudar desde o início do sucesso do TikTok. O Instagram já deixou de ser um aplicativo voltado para fotos, para voltar-se aos vídeos curtos e, agora, essa nova mudança de divisão de feed – muito parecida com a do aplicativo chinês – parece coadunar com a ideia de tornar o Facebook mais um mecanismo de descoberta de conteúdos.

O próprio Tom Alison, executivo da Meta, já deixou claro que há “uma corrida para ver se o Facebook se torna mais como o TikTok antes que o TikTok se torne mais como o Facebook”.

 


Como as mudanças podem ser vantajosas para os criadores?

Por mais que muitos estejam vendo as mudanças por um lado negativo, elas podem abrir novas oportunidades para novos e pequenos criadores.

O Facebook e Instagram estavam se tornando plataformas menos atraentes para novos e pequenos criadores de conteúdo, justamente pela dificuldade de crescimento. Porém, ao apresentar conteúdos diversificado aos usuários – assim como o YouTube e TikTok –, as plataformas podem se tornar relevantes novamente, já que será possível alcançar e conquistar novos públicos além dos que já acompanham.

Tudo é uma questão de ponto de vista e de saber utilizar as novas oportunidades.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Estratégia de marketing do Carmed Fini

A estratégia de marketing por trás do sucesso da parceria entre Carmed e Fini

Entenda as estratégias que causaram o hype em torno dos protetores labiais Carmed Fini e saiba como utilizá-las no seu marketing

Google Search Console
SEO

Google Search Console apresenta novo relatório que detalha o crescimento de conteúdo

O novo Search Console traz detalhes aprimorados sobre o desempenho do conteúdo, inclusive para propriedades vinculadas ao Google Analytics

Algoritmo do Instagram

Como funciona o algoritmo do Instagram? CEO da empresa explica os detalhes

Adam Mosseri, chefe do Instagram, explica detalhadamente como funciona o ranqueamento de conteúdo em cada seção da plataforma

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.