Instagram dá dicas de como realizar parcerias com influencers, como foco em Reels

Combinar o formato do momento na rede social com a ação de um influencer pode potencializar o alcance do seu perfil.

Luz, câmera, influência.

No “Era Uma Vez” do digital, os influencers são os novos protagonistas e os Reels as páginas para contar as histórias da sua marca.

O Instagram sabe da importância dessa combinação para um storytelling envolvente e lançou um guia com dicas de como fazer vídeos atraentes; criar parcerias de sucesso e alcançar mais clientes, usando as ferramentas disponíveis na plataforma.

Por lá, dois dados chamam a atenção: os usuários gastam cerca de 20% do seu tempo com Reels e a taxa de cliques em anúncios é 25% maior em vídeos que têm a presença humana (como um rosto, uma pessoa ou criança).

 

Porque fazer parceria com um influenciador

Além de ser um bônus no seu plano estratégico, contar com o apoio de alguém especializado pode alavancar o alcance do seu perfil e aumentar suas vendas.

Segundo uma pesquisa do guia, 78% dos consumidores descobriram novas marcas através dos influenciadores.

Outro fator decisivo é que esse tipo de profissional consegue falar com o público usando uma linguagem de fácil compreensão, o que transmite autenticidade e gera conexão de valores e objetivos entre a empresa e a audiência.

 


Os cinco passos para uma parceria de sucesso

Para uma colaboração mútua e produtiva entre a marca e o influencer alguns pontos devem ser levados em consideração. Tanto a parte criativa quanto a administrativa devem estar em sintonia para otimizar os resultados.

Conheça cinco passos indispensáveis neste processo:

  • Defina: Alinhe quais são as metas do negócio e o que esperar dos resultados iniciais do projeto;
  • Descubra: Identifique criadores de conteúdo que compartilham valores semelhantes aos do seu empreendimento;
  • Co-crie: Encontre um equilíbrio entre o ponto de vista do influencer e os propósitos da marca.
  • Escale: Adicione mídia paga para alcançar mais pessoas.
  • Mensure: Avalie as métricas e o comportamento do público em relação às atividades. Em seguida, use os aprendizados para as próximas campanhas.

E não se esqueça: converse com o profissional sobre as entregas finais e onde os posts serão divulgados. Ao decorrer do projeto, envie feedbacks e esteja aberto a sugestões. Quanto maior o diálogo, mais seus resultados podem ser potencializados.

Mas as ações não acabam por aqui.

Agora, é hora de colocar o seu projeto sob os holofotes no Reels.

 

Por que escolher o Reels?

Simples: o Reels alcança mais pessoas e gera mais engajamento do que fotos e vídeos normais. O próprio Instagram reconhece o formato como o futuro do storytelling no app. Sem falar que é a principal aposta da plataforma para concorrer com a rede social vizinha, o TikTok.

Mas, não basta postar qualquer coisa por lá e esperar resultados milagrosos. É preciso pensar estrategicamente e escolher as ferramentas mais adequadas à mensagem que a marca quer transmitir.

 

Como usar o Reels

Esses são alguns pontos que merecem atenção para que os seus Reels decolem:

Priorize vídeos na vertical

De acordo com o guia do Instagram, vídeos com anúncios na posição vertical tiveram, em média, um custo 48% menor em comparação aos conteúdos na horizontal.

Fique na zona segura

O que é isso? Os espaços onde a imagem ou elementos do Reels não ficarão cortados ou sobrepostos por ícones do aplicativo. A localização dos itens afeta diretamente a taxa de cliques.

Não esqueça do som

Além de eficazes para capturar a atenção da audiência, os recursos sonoros completam o clima da história, inspirando relaxamento, energia, suspense e por aí vai. E tem mais: 80% dos Reels que são visualizados possuem som.

Os efeitos são especiais

Adicionar efeitos, como os filtros, é um bom caminho para deixar o material mais dinâmico. Uma dica é usar o efeito de tela verde. Nele, o influencer pode ficar em destaque enquanto comenta imagens ou vídeos ao fundo.

Os 5 primeiros segundos são vitais

Pense em como captar a atenção da audiência nos cinco primeiros segundos do Reels e prepare o palco para o que está por vir. Tudo isso sem perder o ritmo! Movimento é essencial para manter o usuário dentro da sua narrativa.

Tente mesclar as transições na imagem com batidas de áudio ou músicas.

Fixe a ideia com um texto

Que o som é importante, já sabemos. Mas e se a pessoa não puder ouvir algo em determinado momento?

Recorra aos textos. Além de funcionar como legenda, pequenas descrições podem acompanhar o vídeo para reforçar pontos-chave do seu conteúdo.

Seja descontraído

A ocasião faz o discurso. Então, quando possível, faça um conteúdo descontraído e vibrante para despertar o interesse, a curiosidade e a emoção dos usuários.

Depois deste roteiro, influencer e marca estão preparados para subir aos palcos no Reels.

O guia completo você encontra aqui.

Qual será a próxima história que ganhará vida em seu Instagram?

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Google Ads

Checklist do Google Ads: 5 maneiras de auditar e otimizar suas campanhas

Aumente seu sucesso no Google Ads! Audite, otimize e direcione o público certo para maximizar o ROI e as conversões

Não pague à Apple! Meta compartilha dicas para evitar taxas de impulsionamento de posts

A Meta publicou um infográfico dando quatro dicas para anunciantes evitarem a taxa de 30% da Apple ao impulsionar seus anúncios

Telegram ou WhatsApp? O que usar no seu marketing

Telegram ou WhatsApp: qual usar no seu marketing?

Telegram ou WhatsApp? Qual usar dentro das suas estratégias de marketing? A resposta não é tão simples quanto parece.

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.