Se você trabalha com anúncios na internet, já sabe o que aconteceu. A atualização de privacidade de dados ATT da Apple, que solicita que os usuários optem ou não pelo rastreamento de dados nos aplicativos do IOS, prejudicou bastante o setor de anúncios. A própria Meta, sozinha, previu a perda de cerca de US$ 10 bilhões pelo fato de o usuário poder optar pelo não rastreamento de dados.
Com a mudança, as redes sociais tiveram que criar novas maneiras de maximizar a eficiência do anúncio, usando a quantidade de dados reduzidos disponíveis.
Enquanto os impactos da mudança ainda ressoam pelo setor, as plataformas como Facebook, Google e Tiktok seguem adaptando seus códigos para esse novo ambiente e tentando ajudar os anunciantes a maximizar suas campanhas, à luz da atualização da Apple.
Tendo isso em vista, o TikTok fez uma parceria com a plataforma de análise Adjust para criar um novo guia, de 31 páginas, sobre como abordar o rastreamento e análise de anúncios do TikTok com os novos parâmetros de rastreamento da Apple em mente.
O que o guia do Tiktok Ads aborda?
O guia inicialmente explica (e muito bem) os dois caminhos que existem para os apps (como o próprio Tiktok) coletarem os dados dos usuários:
- Fazer os usuários aceitarem serem rastreados, mediante a um popup/opt-in exibido nos primeiros acessos ao Tiktok
- Usar o SKAdNetwork da Apple, e coletar dados limitados do usuário
Após isso, o guia explica o que as equipes do Tiktok tem feito para melhorar o desempenho dos anúncios nas duas situações.
Brasileiros estão entre os que mais aceitam rastreamento
No guia o Tiktok mostra seus esforços e testes para melhorar a quantidade de usuários que aceitam ser rastreados, e dá dica de como melhorar essa taxa.
Apesar de não revelar a porcentagens de usuários da sua rede que aceitam ser rastreados, o guia do Tiktok traz dados de taxa de aceitação por categorias de apps (finanças, redes sociais, saúde) e por países.
Nisso surge um dado interessante mostrando que, na média, o Brasil se destaca como um dos países onde os usuários mais aceitam ter seus dados usados para anúncios. Segundo o relatório, a taxa de aceitação no Brasil é de 38%. A título de comparação, isso é quase o dobro das taxas dos EUA (20%) e Reino Unido (21%).
Vale a pena destacar que o guia reforça diversas vezes que, quanto mais pessoas aceitam o rastreamento, mais dados são coletados, e melhor desempenho as campanhas podem ter.
E quem não aceita ser rastreado?
Já quem não aceita ser rastreado como antes, tem seus dados rastreados e gerenciados pela SKAdNetwork, uma “solução” da Apple que permite que os anunciantes meçam alguns dados de campanha, dentro dos parâmetros de privacidade (bem limitados).
No guia o Tiktok explana um pouco das limitações da SKAdNetwork, e o que tem feito para melhorar a performance dos anunciantes, dando dicas de como configurar a conta, conversões e outros recursos no Tiktok ADs.
Configuração da conta de publicidade do TikTok
A partir daí, o guia se aprofunda em notas mais específicas para anunciantes, incluindo como configurar as campanhas à luz do novo processo de rastreamento. Sugerimos conferir o guia completo, mas seguem algumas dicas do Tiktok:
- Revise as suas configurações da sua conta:
- Atualize para o SDK compatível com SKAN da Adjust (Adjust SDK versão 4.0+) para permitir que a Adjust colete pontos de dados personalizados do seu aplicativo e os envie para o TikTok For Business.
- Conclua a configuração do evento de conversão no painel Adjust.
- Envie todos os eventosClique e veja os próximos Eventos de Marketing Digital... não atribuídos para o TikTok via Adjust.
- Espere mudanças na entrega de anúncios: Esteja ciente das mudanças na estratégia de entrega de suas campanhas existentes.
- Opere com campanhas de aplicativos limitadas: Determine um plano para criar até onze campanhas por aplicativo para tráfego iOS 14.5+ e desenvolva um plano para monitorar o desempenho.
No guia há notas que definem muito especificamente a configuração ideal da conta para as campanhas do TikTok tendo em vista as limitações da Apple. Por isso vale a pena conferi-lo aqui.
Por que se importar?
Dentro do guia, há notas muito importantes e úteis – por mais que sejam bastante técnicas, o que exigirá um pouco mais de esforço por parte dos iniciantes – que são pontos-chave para ajudar a maximizar os esforços de marketing no TikTok.
Não há uma maneira fácil de lidar com as últimas alterações de rastreamento de dados, mas essas dicas podem te ajudar a pensar no que pode ser feito para aumentar o desempenho diante dessas circunstâncias.
Para ter acesso ao guia completo, só clicar aqui. Disponível somente em inglês.