trending topics:

[PDF] TikTok publica guia sobre como ter perfomance em Ads após o iOS 14

Saiba quais as melhores práticas para maximizar seu desempenho no TikTok mesmo com as atualizações da Apple.

Se você trabalha com anúncios na internet, já sabe o que aconteceu. A atualização de privacidade de dados ATT da Apple, que solicita que os usuários optem ou não pelo rastreamento de dados nos aplicativos do IOS, prejudicou bastante o setor de anúncios. A própria Meta, sozinha, previu a perda de cerca de US$ 10 bilhões pelo fato de o usuário poder optar pelo não rastreamento de dados.

Com a mudança, as redes sociais tiveram que criar novas maneiras de maximizar a eficiência do anúncio, usando a quantidade de dados reduzidos disponíveis.

Enquanto os impactos da mudança ainda ressoam pelo setor, as plataformas como Facebook, Google e Tiktok seguem adaptando seus códigos para esse novo ambiente e tentando ajudar os anunciantes a maximizar suas campanhas, à luz da atualização da Apple.

Tendo isso em vista, o TikTok fez uma parceria com a plataforma de análise Adjust para criar um novo guia, de 31 páginas, sobre como abordar o rastreamento e análise de anúncios do TikTok com os novos parâmetros de rastreamento da Apple em mente.

 

O que o guia do Tiktok Ads aborda?

O guia inicialmente explica (e muito bem) os dois caminhos que existem para os apps (como o próprio Tiktok) coletarem os dados dos usuários:

  1. Fazer os usuários aceitarem serem rastreados, mediante a um popup/opt-in exibido nos primeiros acessos ao Tiktok
  2. Usar o SKAdNetwork da Apple, e coletar dados limitados do usuário

Após isso, o guia explica o que as equipes do Tiktok tem feito para melhorar o desempenho dos anúncios nas duas situações.

 


Brasileiros estão entre os que mais aceitam rastreamento

No guia o Tiktok mostra seus esforços e testes para melhorar a quantidade de usuários que aceitam ser rastreados, e dá dica de como melhorar essa taxa.

Apesar de não revelar a porcentagens de usuários da sua rede que aceitam ser rastreados, o guia do Tiktok traz dados de taxa de aceitação por categorias de apps (finanças, redes sociais, saúde) e por países.

Nisso surge um dado interessante mostrando que, na média, o Brasil se destaca como um dos países onde os usuários mais aceitam ter seus dados usados para anúncios. Segundo o relatório, a taxa de aceitação no Brasil é de 38%. A título de comparação, isso é quase o dobro das taxas dos EUA (20%) e Reino Unido (21%).

Vale a pena destacar que o guia reforça diversas vezes que, quanto mais pessoas aceitam o rastreamento, mais dados são coletados, e melhor desempenho as campanhas podem ter.

 

E quem não aceita ser rastreado?

Já quem não aceita ser rastreado como antes, tem seus dados rastreados e gerenciados pela SKAdNetwork, uma “solução” da Apple que permite que os anunciantes meçam alguns dados de campanha, dentro dos parâmetros de privacidade (bem limitados).

No guia o Tiktok explana um pouco das limitações da SKAdNetwork, e o que tem feito para melhorar a performance dos anunciantes, dando dicas de como configurar a conta, conversões e outros recursos no Tiktok ADs.

 

Configuração da conta de publicidade do TikTok

A partir daí, o guia se aprofunda em notas mais específicas para anunciantes, incluindo como configurar as campanhas à luz do novo processo de rastreamento. Sugerimos conferir o guia completo, mas seguem algumas dicas do Tiktok:

  • Revise as suas configurações da sua conta:
  1. Atualize para o SDK compatível com SKAN da Adjust (Adjust SDK versão 4.0+) para permitir que a Adjust colete pontos de dados personalizados do seu aplicativo e os envie para o TikTok For Business.
  2. Conclua a configuração do evento de conversão no painel Adjust.
  3. Envie todos os eventos não atribuídos para o TikTok via Adjust.
  • Espere mudanças na entrega de anúncios: Esteja ciente das mudanças na estratégia de entrega de suas campanhas existentes.
  • Opere com campanhas de aplicativos limitadas: Determine um plano para criar até onze campanhas por aplicativo para tráfego iOS 14.5+ e desenvolva um plano para monitorar o desempenho.

No guia há notas que definem muito especificamente a configuração ideal da conta para as campanhas do TikTok tendo em vista as limitações da Apple. Por isso vale a pena conferi-lo aqui.

 

Por que se importar?

Dentro do guia, há notas muito importantes e úteis – por mais que sejam bastante técnicas, o que exigirá um pouco mais de esforço por parte dos iniciantes – que são pontos-chave para ajudar a maximizar os esforços de marketing no TikTok.

Não há uma maneira fácil de lidar com as últimas alterações de rastreamento de dados, mas essas dicas podem te ajudar a pensar no que pode ser feito para aumentar o desempenho diante dessas circunstâncias.

Para ter acesso ao guia completo, só clicar aqui. Disponível somente em inglês.

 

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.