Uma preocupação verdadeira com o futuro da sociedade ou somente ganhando o tempo da concorrência? Essa é uma pergunta válida diante das últimas atitudes do bilionário Elon Musk.
Apesar de recentemente ter assinado uma carta aberta solicitando que as empresas de Inteligência Artificial (IA) dessem uma pausa de seis meses no avanço da tecnologia para dar aos especialistas a chance de investigar os potenciais perigos, Musk está supostamente iniciando a sua própria empresa de IA, chamada de X.AI.
Abrindo concorrência com a OpenAI
A notícia da compra da nova empresa dedicada à IA foi relatada pela primeira vez pelo The Wall Street Journal.
De acordo com esse relatório, a nova empresa foi incorporada em 9 de março de 2023, em Nevada, tendo Musk como único diretor e 100 milhões de ações autorizadas para venda.
O bilionário montou uma equipe de engenheiros e pesquisadores para criar um sistema que pudesse rivalizar com o ChatGPT.
O Financial Times também relatou que Musk planejava criar uma empresa de IA para competir com a OpenAI, apoiada pela Microsoft.
Ele chegou a buscar financiamento de investidores da SpaceX e da Tesla para iniciar a empresa.
Compras de GPUs
De acordo com relatos, Musk teria adquirido 10.000 GPUs para auxiliar no processamento da carga de trabalho de sua nova inteligência artificial que está em desenvolvimento.
No entanto, quando questionado, ele não mencionou seus planos de construir uma empresa de IA, afirmando que “parece que todo mundo e seu cachorro estão comprando GPUs neste momento”.
O suposto nome X.AI corresponde à marca do nome X Corp. que ele atribuiu ao Twitter, junto com o rótulo “X” que ele aplicou à sua visão de um “aplicativo para tudo”.
Fonte: The Verge