trending topics:

Hotmart AI: A nova ferramenta de inteligência artificial para a criação de cursos

A Hotmart aderiu à inteligência artificial com a intenção de tornar a criação de infoprodutos mais acessível aos criadores

*importante: este não é um post patrocinado.

A Hotmart não ficou pra trás e está apostando em inteligência artificial (IA) para expandir suas operações.

A empresa lançou o Hotmart AI, que é uma ferramenta de IA feita para ajudar os clientes a criar o seu primeiro curso online.

Ao digitar o nicho de interesse, a IA dará sugestões como público-alvo, estratégia de comunicação, preço sugerido, nome, módulos, três aulas dentro de cada módulo e sinopse.

De acordo com João Pedro Resende, CEO da empresa, em entrevista a Veja, eles estão tirando da frente o desafio da “página em branco” e ajudando as pessoas a criarem o seu produto digital.

A novidade da Hotmart acompanha uma tendência global de investimentos em inteligência artificial, e deve trazer benefícios para o mercado de produtos digitais.

 

Entenda o Hotmart AI

A ideia da funcionalidade surgiu a partir do ChatGPT, o Hotmart AI utiliza essa tecnologia como base, porém, adicionou uma camada adicional de programação para melhorar a entrega dos resultados.

De acordo com Resende:

[O ChatGPT] mudou muito as possibilidades, porque é um modelo de linguagem muito potente baseado em um conteúdo que já existe na internet.

Ao receber informações públicas do usuário, a inteligência artificial analisa os dados e oferece a sugestão mais relevante de forma compreensível.

Além de sugerir a estrutura do curso, a plataforma também oferece orientações estratégicas para o mercado, como canais de comunicação, público-alvo e preços sugeridos, com base em informações de bancos de dados públicos na internet.

O usuário só precisa indicar sua área de interesse ou o tipo de curso que deseja criar, como aulas de inglês ou piano, por exemplo, para receber as sugestões de estruturação.

É importante salientar que o Hotmart AI não vai criar o produto para o usuário, mas sim oferecer informações que facilitem a tomada de decisão.

Renato Moreira, diretor de produtos da Hotmart, salienta que:

É como uma sessão de brainstorming entre o criador de conteúdo e a inteligência artificial. O resultado dessa sessão deve servir de insumo para a elaboração do conteúdo de acordo com a autoridade do criador de conteúdo e as expectativas da sua audiência.

João Resende afirmou, em sua entrevista a Veja, que essa ferramenta é um primeiro passo da Hotmart para um plano de expansão, que inclui aquisições de novas empresas:

Estamos bem capitalizados para fazer mais algumas [compras] — confidenciou, sem entrar em detalhes.

 


O “unicórnio” brasileiro

A Hotmart é uma das startups brasileiras consideradas “unicórnios”, o que significa que a empresa atingiu uma avaliação de mercado superior a 1 bilhão de dólares antes de ter ações negociadas em bolsa de valores.

Nos últimos cinco anos, a plataforma experimentou um crescimento médio de 70% ao ano, com mais de 35 milhões de usuários em sete países e uma equipe de 1.500 funcionários. O sucesso da Hotmart continua a crescer, com resultados ainda melhores do que o esperado este ano.

Apesar de apresentar uma situação financeira saudável, sem necessidade de injeção de capital para sobreviver, a Hotmart precisou realizar cortes em seu quadro de funcionários no ano passado, com a demissão de 227 colaboradores.

De acordo com o CEO da empresa, essas medidas foram tomadas com cautela e não por desespero, e que é comum para startups relevantes passarem por reorganizações para ajustar suas expectativas futuras:

Algumas startups tiveram que ajustar para não ter problemas no futuro, como nós, e outras promoveram cortes para passar pela tempestade.

Resende ainda lamenta que, devido à pandemia, o pêndulo que foi para um lado retornou em uma velocidade absurda.

O Hotmart AI está disponível gratuitamente para qualquer pessoa, independente de ter ou não uma conta criada na Hotmart.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.