Na terça-feira, dia 05 de julho, a empresa Hotmart – que atua com ferramentas voltadas a criadores de conteúdo – anunciou a compra da startup eNotas – que automatiza a emissão de notas fiscais eletrônicas, numa negociação com ações e dinheiro que não teve o valor revelado.
Fundada em 2012, a eNotas tem sistemas para automatizar a emissão de notas fiscais em mais de 1.500 cidades no Brasil e 130 mil empresas usuárias, sendo algumas delas empresas de grande porte, como Shopee e TV Globo.
Em entrevista ao NeoFeed, Christophe Trevisani, CEO e co-fundador da eNotas, disse que “a junção dos negócios com a Hotmart, que já era um parceiro de longa data, foi um caminho natural”. Isso porque a eNotas já presta serviço aos clientes da Hotmart desde 2016.
“A junção dos negócios com a Hotmart, que já era um parceiro de longa data, foi um caminho natural” Christophe Trevisani, CEO e co-fundador da eNotas.
“A junção dos negócios com a Hotmart, que já era um parceiro de longa data, foi um caminho natural” Christophe Trevisani, CEO e co-fundador da eNotas.
De acordo com os fundadores, por enquanto as operações não sofrerão mudanças. As duas marcas seguirão operando separadamente, tendo Trevisani como o principal executivo à frente da eNotas.
As negociações não param por aí
A Hotmart vem usando recursos de suas rodadas de investimento para aquisições. Como a compra da startup norte-americana de educação remota Teachable, em 2020, e também o anúncio, em outubro de 2021, da compra da empresa de tecnologia em logística BeUni – mesmo o acordo não sendo finalizado.
Ainda em entrevista ao NeoFeed, João Resende, CEO da Hotmart, afirma que ainda “tem mais aquisições para este ano”. De acordo com Resende, há negociações em andamento com companhias que tentam suprir algum problema que existe na jornada do cliente ou que ajudem a Hotmart a ganhar mercado de forma mais rápida.
O plano é se distanciar da concorrência, cada vez mais acirrada, com empresas como Eduzz e Monetizze. “A competição só aumenta se você está em um mercado bom e que está em expansão”, diz Resende.
Hoje, no Brasil, a Hotmart tem 29 milhões de clientes e 420 mil produtos cadastrados. A empresa também tem filiais no México, nos Estados Unidos, na Holanda e na Espanha, além de clientes em 188 países.
Para o futuro, a empresa, já com 1,8 mil funcionários, ainda pretende contratar mais pessoas, porém, de acordo com Resende, “temos que contratar, mas estamos sendo prudentes, o mercado está mais sensível e é preciso tornar as empresas mais eficientes”.