trending topics:

Hotmart demite mais de 220 funcionários de uma só vez; saiba mais

Com este corte, a empresa se junta à lista de unicórnios que dispensaram parte dos funcionários neste ano.

A Hotmart, uma das principais startups de educação, anunciou a demissão de 12% da sua equipe, o que equivale ao total de 227 funcionários, e passou a integrar a extensa lista de unicórnios – startups avaliadas em mais de US$ 1 bilhão – que fizeram cortes no quadro de pessoal nos últimos meses.

João Pedro Resende, CEO da empresa, em mensagem publicada no site da Hotmart, lamentou a situação e disse que isso é parte de uma reestruturação que afeta vários setores e equipes.

Ele também destacou que o crescimento que se esperava no pós-pandemia e a expansão da operação interna não aconteceram no mesmo ritmo:

A realidade é que  o crescimento que esperávamos no pós-pandemia, e a expansão interna da operação, não aconteceram no mesmo ritmo. Em outras palavras, a eficiência operacional caiu. Eu assumo total responsabilidade por isso.

Apesar dos cortes, Resende confirma que a empresa segue saudável, rentável e crescendo.

Ainda assim, temos uma situação privilegiada de poder rever nossa estrutura, que seguirá com mais de 1.700 colaboradores, a partir de uma operação que continua saudável, rentável e em crescimento. Com isso, estou certo que estaremos prontos para alocar recursos de forma mais eficiente para servir melhor nossos clientes e manter sempre um ambiente de trabalho e carreira atraente para os que estiverem aqui.

Quanto aos funcionários desligados, a empresa afirma que vai dar todo suporte, incluindo um pacote demissional que inclui: salário adicional, extensão de planos de saúde e odontológico, cessão do computador usado pelo colaborador e auxílio na recolocação profissional.

São profissionais que nos ajudaram muito em nossa jornada, e aos quais somos muito gratos – diz Resende.

 

Crise dos unicórnios

Com este corte, a Hotmart entra no rol de outras dezenas de startups que dispensaram parte de seus profissionais nos últimos meses, em um movimento denominado layoff.

Empresas como 99, Facily, Ebanx, Loft, QuintoAndar, Loggi e Provi chegaram a cortar 380 vagas de uma só vez.

Em geral, especialistas ligam esse fato ao chamado “inverno das Startups”, reflexo de um cenário econômico global afetado pela pandemia, o que inclui a baixa dos investimentos de Venture Capital.

O Grupo Primo, por exemplo, já fez dois grandes cortes somente neste ano, somando mais 90 pessoas demitidas. A Empiricus também foi outra empresa do meio que demitiu 100 funcionários no primeiro semestre.

Thiago Nigro, CEO do Grupo Primo, fez uma constatação, no Fire Festival 2022 — grande evento promovido pela Hotmart — de que os investidores são os principais culpados pelo momento.

Segundo ele, empresários e fundos tiraram os olhos do foco, que é a geração de caixa:

Quem não se esqueceu disso, está surfando bem no mercado atual.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.