trending topics:

Adeus Sparkle! Hotmart descontinua app e segue em outra direção no mobile; saiba mais

Hotmart desativa seu aplicativo Hotmart Sparkle e lança um novo aplicativo chamado “App da Hotmart”.

Após muitos anos tentando emplacar o Sparkle, a Hotmart anunciou nesta semana o fim do app, pelo menos em seu conceito original.

O Sparkle, que antes era mais focado em ser como uma rede social com comunidades ligadas aos cursos, foi substituído por uma versão mais direcionada ao consumo dos produtos digitais.

Além disso, a partir de agora, o Hotmart Sparkle se chamará apenas “app da Hotmart”.

Além de trocar de nome e de marca, algumas das funcionalidades do aplicativo também mudaram, visando, segundo a empresa, oferecer maior comodidade, praticidade, integração e resultados para os consumidores e produtores de conteúdo.

De acordo com a Hotmart, o app será o espaço ideal para produtores gerenciarem seus negócios e conferirem as novidades da plataforma, como:

  • Avisos importantes sobre o saldo com notificações no celular;
  • Mais agilidade para analisar os resultados das ações de venda;
  • Gestão de links de divulgação (Hotlinks);
  • Acessar o saldo e gerir o cartão da Hotmart;
  • E muito mais.

Agora, também, se você consome conteúdo (cursos) na plataforma, poderá acessar todos os produtos quando e onde quiser, mesmo sem conexão com a internet. (desde que o Produtor tenha ativado o Player de Vídeo da Hotmart).⁠

 

O que era o Hotmart Sparkle?

O Hotmart Sparkle era um aplicativo gratuito de comunidades da Hotmart. Era um serviço que estava disponível tanto na web quanto em celulares.

A plataforma era voltada para que os produtores de conteúdo online pudessem criar comunidades gratuitas ou oferecer conteúdos exclusivos pagos em canais de temas variados, como negócios, entretenimento e marketing.

Nele havia ferramentas para criação, divulgação e vendas de cursos, eventos e podcasts, além de permitir o download dos conteúdos para acesso offline.

Contudo, com a transição para o “app da Hotmart”, não será mais possível criar comunidades gratuitas ou pagas no aplicativo – somente poderá criar comunidades pagas pela plataforma.

 


A transição do Sparkle para o Hotmart

Ao longo dos últimos anos, a Hotmart investiu bastante na ideia do app para que ele desse certo. Muito foi investido na produção do aplicativo e em publicidade, principalmente com grandes influenciadores.

A proposta central do Sparkle era se tornar uma nova rede social, focada em comunidades ligadas a interesses dos consumidores, as quais poderiam ser conectadas a cursos online.

A ideia deu certo, e segundo dados de 2020, o app chegou a ter mais 6 milhões de usuários e 70 mil comunidades.

Contudo, estes números talvez não tenham sido suficientes para justificar a manutenção dos investimentos no app, principalmente em um momento onde a empresa busca enxugar os custos, tendo, inclusive, realizado recentemente um corte de mais de 200 funcionários.

Além disso, brigar com outras redes sociais não é uma tarefa fácil. Os produtores e consumidores estavam utilizando outros métodos para essa interação e comunidades, como o próprio WhatsApp ou o Telegram.

E em breve a disputa entre opções para criar comunidades vai ganhar mais um elemento: o WhatsApp acabou de anunciar o lançamento das Comunidades. Ou seja, ainda menos aderência à ideia inicial do Sparkle.

Dessa forma, a empresa decidiu descontinuar completamente o aplicativo – até mesmo a versão web –, e iniciar um novo projeto, com um aplicativo mais voltado aos infoprodutos em si e não à criação de comunidades.

 

Instabilidade do novo aplicativo

Na publicação anunciando o novo app, no Instagram, houve diversas reclamações quanto ao funcionamento do novo aplicativo.

As pessoas reclamaram que não estavam conseguindo assistir aos seus cursos, ou que os vídeos não estavam carregando, e várias outras instabilidades.

Entretanto, a Hotmart já respondeu às reclamações e disseram que o aplicativo estava passando por atualizações mas, agora, já está estável para oferecer a melhor experiência possível.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.