IA Bard do Google não estava “realmente pronta” para o mercado, diz presidente da Alphabet

Chefe da Alphabet admite falhas no chatbot IA do Google e fala sobre o lançamento apressado da funcionalidade

Parece que o chatbot experimental de inteligência artificial do Google, chamado Bard, não teve a acolhida positiva que se esperava.

Um anúncio promocional do produto apresentou um erro factual constrangedor, resultando em uma queda no preço das ações da empresa.

Além disso, o evento de lançamento em Paris recebeu críticas dos funcionários da empresa, que consideraram a apresentação “apressada” e “mal executada”.

 

A corrida mal planejada do lançamento do Bard

De acordo com Jhon Hennessy, presidente da Alphabet — empresa controladora do Google —, o Google havia hesitado em lançar a tecnologia:

Acho que o Google hesitou em produzir isso porque não achava que estava realmente pronto para um produto ainda, mas, acho que, como um veículo de demonstração, é uma grande peça de tecnologia.

Segundo ele, o Google atrasou o lançamento do Bard devido às suas respostas incorretas.

A empresa resolveu apressoar a apresentação do Bard em um momento de grande interesse pelo chatbot rival, ChatGPT, e apenas um dia antes da Microsoft lançar seu mecanismo de busca Bing com inteligência artificial. Esse mecanismo foi construído com tecnologia da OpenAI, a empresa-mãe do ChatGPT.

 


Reposta incorreta já no anúncio do Bard

O anúncio do Google para o novo chatbot IA experimental, Bard, deu uma resposta imprecisa a uma pergunta sobre o Telescópio Espacial James Webb (JWST).

No anúncio, um usuário pergunta ao Bard: “Que novas descobertas do Telescópio Espacial James Webb posso contar ao meu filho de 9 anos?

Uma das respostas que o Bard deu foi que: “O JWST tirou as primeiras fotos de um planeta fora do nosso próprio sistema solar. Esses mundos distantes são chamados de ‘exoplanetas’. Exo significa ‘de fora’”.

No entanto, a primeira fotografia de um exoplaneta não foi tirada pelo JWST. Foi tirada em 2004 pelo Very Large Telescope do European Southern Observatory, de acordo com a NASA . 2M1207b foi o primeiro exoplaneta fotografado diretamente, de acordo com a agência espacial.

Em uma postagem no blog da empresa, o CEO do Google, Sundar Pichai, escreveu que Bard usa “grandes modelos de linguagem” e informações da Internet “para fornecer respostas novas e de alta qualidade”.

É possível que o erro tenha ocorrido porque o chatbot usou informações de uma postagem no blog da NASA sobre o JWST anunciando “a primeira vez” que os astrônomos usaram o telescópio “para obter uma imagem direta de um planeta fora do nosso sistema solar”.

O Google aprendeu da maneira mais difícil como isso pode acabar mal. Após os relatos da resposta incorreta, o preço das ações da Alphabet caiu em 9%.

 

Os chatbots de IA estão em fase de desenvolvimento

Hennessy também alertou que os chatbots de IA ainda estão em seus estágios iniciais de desenvolvimento.

E ele não está sozinho – o cofundador da Apple, Steve Wozniak , e o cofundador e CEO da OpenAI, Sam Altman, expressaram preocupações semelhantes.

Acho que esses modelos ainda estão nos primeiros dias — descobrindo como trazê-los para um fluxo de produto e fazê-lo de uma maneira sensível à correção, bem como a questões como toxicidade. Acho que a indústria está lutando contra isso — disse Hennessy.

Prabhakar Raghavan, chefe do mecanismo de busca do Google, também disse ao jornal Welt Am Sonntag que os chatbots de IA podem gerar respostas falsas, mas convincentes, em um fenômeno conhecido como “alucinação”.

Fonte: Insider

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Erico Rocha

O futuro do marketing digital segundo Erico Rocha: avanços surpreendentes à vista

Conheça a visão de Erico Rocha sobre o futuro do marketing digital, com avanços tecnológicos e oportunidades em um mercado em expansão

Algoritmo do YouTube

Algoritmo do YouTube: o que você precisa saber em 2023

Em uma entrevista, Todd Beaupre discutiu o futuro do algoritmo e suas implicações para os criadores em 2023, conheça a visão da empresa

Nome de usuário WhatsApp

Os números de telefone chegando ao fim: WhatsApp agora usará nomes de usuários

WhatsApp está testando um recurso que permite que as pessoas sejam achadas pelo nome de usuário no aplicativo, deixando os números privados

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.