trending topics:

ChatGPT no banco dos réus: as implicações legais da IA generativa

O caso ChatGPT na Itália é a ponta do iceberg legal. O litígio envolvendo OpenAI e empresas com ferramentas de IA generativa está aumentando

A recente proibição do ChatGPT na Itália é apenas um dos muitos possíveis desafios legais que a OpenAI enfrenta.

Enquanto a União Europeia trabalha para aprovar uma Lei de Inteligência Artificial, os Estados Unidos definem uma Declaração de Direitos da IA e o Reino Unido recomenda que as agências existentes regulem a IA, os usuários do ChatGPT registraram reclamações globalmente contra a OpenAI por possíveis problemas de segurança.

 

OpenAI e preocupações globais de segurança

O Center for AI and Digital Policy apresentou uma reclamação à Federal Trade Commission para impedir a OpenAI de desenvolver novos modelos de ChatGPT até que as proteções de segurança estejam em vigor.

O Garante italiano lançou uma investigação sobre a OpenAI relacionada a uma recente violação de dados e falta de verificação de idade para proteger os usuários mais jovens de conteúdo inapropriado de IA generativa durante o registro.

A Comissão Irlandesa de Proteção de Dados planeja coordenar com a o Garante italiano e a Comissão de Proteção de Dados da UE para determinar se o ChatGPT violou as leis de privacidade.

De acordo com a Reuters, os reguladores de privacidade na Suécia e na Espanha não têm planos de investigar o ChatGPT agora, mas podem no futuro se os usuários registrarem reclamações contra a tecnologia de IA.

E essas são apenas algumas das recentes reclamações, investigações e comentários de vários países sobre a responsabilidade das empresas de IA.

Enquanto isso, na Alemanha, Ulrich Kelber — porta-voz do comissário federal de proteção de dados da região — disse que uma proibição semelhante à de outros países pode ocorrer se a OpenAI violar o GDPR ou políticas semelhantes.

No entanto, Volker Wissing, Ministro dos Transportes e Infraestrutura Digital da Alemanha, indicou que uma proibição não é a melhor abordagem, de acordo com ele:

Não precisamos da proibição de aplicativos de IA, mas de formas de garantir valores como democracia e transparência.

O Canadá também parece estar seguindo o exemplo depois que seu Gabinete do Comissário de Privacidade iniciou uma investigação sobre uma reclamação contra o ChatGPT coletando dados pessoais sem consentimento.

E na França, Jean-Noël Barrot, Ministro da Transição Digital e Telecomunicações, comentou sobre a onda de empolgação da IA, seguida pelo medo dela.

O plano do país, ao que parece, é dominar a tecnologia de IA e desenvolver modelos e tecnologias que defendam os valores franceses.

Ou seja, as preocupações com a nova tecnologia estão se tornando cada vez mais globais.

 


Os países banirão permanentemente o ChatGPT?

A OpenAI publicou recentemente uma FAQ para usuários italianos e reafirmou seu compromisso em criar sistemas seguros, precisos e privados.

Mas quais são as chances de que as investigações contra a OpenAI resultem no banimento permanente de sua tecnologia da Itália e de outros países?

Considerando que um juiz na Colômbia recentemente usou o ChatGPT para auxiliar em uma decisão judicial e outro na Índia o usou para decidir sobre fiança, o OpenAI tem algumas chances a seu favor.

O ChatGPT+ com modelo GPT-4 oferece pontos surpreendentemente equilibrados sobre o impacto de sua tecnologia e os riscos que ela representa.

No entanto, obviamente, se um país não tiver acesso ao ChatGPT, alguns usuários poderão acessá-lo usando um serviço de rede privada virtual (VPN).

O Google Trends mostra que a Itália teve um aumento nas pesquisas por VPNs no início de abril, coincidindo com a proibição do ChatGPT.

 

Os processos judiciais contra a tecnologia OpenAI podem afetar os usuários?

Os usuários do OpenAI são legalmente responsáveis por problemas decorrentes do uso e saída de suas ferramentas? Depende, de acordo com os Termos de Uso da OpenAI.

Se os usuários quebrarem quaisquer termos ou políticas da OpenAI ao usar ferramentas como o ChatGPT ou a API, eles podem ser responsáveis por se defender.

A OpenAI não garante que seus serviços sempre funcionem conforme o esperado ou que determinado conteúdo (entrada e saída de uma ferramenta generativa de IA) seja seguro – observando que não será responsabilizado por tais resultados.

O máximo que a empresa oferece para compensar os usuários por danos causados por suas ferramentas é o valor que o usuário pagou pelos serviços no ano anterior, assumindo que não há outras leis regionais aplicáveis.

 

Mais ações judiciais em IA

Os casos acima são apenas a ponta do iceberg jurídico da IA.

A OpenAI e seus pares enfrentam questões legais adicionais, incluindo as seguintes:

  • Um prefeito da Austrália pode processar a OpenAI por difamação, devido a informações imprecisas sobre ele fornecidas pelo ChatGPT;
  • O GitHub Copilot enfrenta uma ação coletiva sobre os direitos legais dos criadores da codificação de código aberto nos dados de treinamento do Copilot;
  • Stability AI, DeviantArt e Midjourney enfrentam uma ação coletiva sobre o uso do StableDiffusion, que usou arte protegida por direitos autorais em seus dados de treinamento;
  • A Getty Images entrou com um processo judicial contra a Stability AI, por usar o conteúdo protegido por direitos autorais da Getty Images em dados de treinamento.

Cada um desses casos tem o potencial de abalar o futuro do desenvolvimento da IA e como ela será regulada daqui para frente.

Fonte: Search Engine Journal

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.