O Instagram está se esforçando para beneficiar as marcas e aumentar a sua renda.
Recentemente a empresa anunciou atualizações que envolvem adicionar anúncios em mais lugares, como nos perfis públicos e na aba Explorar; anúncios em realidade aumentada (RA); anúncios de vários anunciantes e seleção de músicas gratuitas para anúncios em formato de Reels.
Anúncios do Instagram em Perfis e na aba Explorar
O Instagram começou os testes para anúncios em perfis de usuários. Esses serão exibidos somente em contas públicas e com usuários maiores de 18 anos.
Esses anúncios serão exibidos na rolagem dos posts do perfil da pessoa, quando se clica na miniatura do post e começa a rolar. A Grade de perfil permanecerá livre de publicidade – por enquanto.
Além disso, haverá também um novo espaço que os anúncios serão inseridos: a aba Explorar.
(Imagem: Instagram | Divulgação)
Antes os anúncios só apareciam quando o usuário clicava em um post na aba Explorar e começava a rolar. Contudo, agora eles poderão ser vistos na própria página inicial, pois, de acordo com a empresa, as pessoas passam muito tempo por lá e, por isso, vale a pena ter anúncios neste espaço.
Quanto à monetização, o Instagram disse que testará que criadores qualificados ganhem uma parte do dinheiro, já que estarão exibindo anúncios nos seus perfis. Eles iniciarão a monetização por criadores dos Estados Unidos.
Anúncios de vários anunciantes
O novo formato de vários anunciantes do Instagram torna os anúncios qualificados para serem exibidos ao lado de anúncios de outros anunciantes.
De acordo com o Instagram:
Os anúncios de vários anunciantes permitem que as empresas sejam descobertas por pessoas com mentalidade de compras e que recentemente se envolveram com conteúdo comercial relevante no feed.
Quando uma pessoa expressa intenção comercial ao se envolver com um anúncio, a IA exibe mais anúncios de outras empresas as quais ela possa estar interessada.
Por exemplo, um anúncio de vestido de noiva pode aparecer ao lado de um anúncio de bolo de casamento.
(Captura de tela: Instagram | Divulgação)
A IA e o aprendizado de máquina determinam automaticamente o agrupamento de anúncios.
Para os anunciantes que preferem não exibir seus anúncios em um carrossel com outras empresas, há a opção de desativar anúncios de vários anunciantes.
Anúncios de Realidade Aumentada (RA)
A empresa também está lançando uma versão beta de anúncios RA nos feeds principais e nos stories.
Por meio da experiência RA alimentada pelo Spark AR, as marcas podem incentivar as pessoas a interagir com o anúncio por meio do efeito.
(Imagem: Instagram | Divulgação)
Músicas de uso gratuito para anúncios em Reels
O Instagram está permitindo que os anunciantes utilizem uma seleção de músicas isentas de royalties nos anúncios dos Reels.
Músicas gratuitas e de alta qualidade da biblioteca Meta Sound Collection agora podem ser adicionadas a anúncios em Reels.
Os anunciantes podem selecionar as músicas manualmente ou permitir que o Instagram escolha a melhor trilha sonora para o seu anúncio com base em seu conteúdo.
Por que eu devo me importar?
Mais anúncios no Instagram pode ser uma manobra perigosa da plataforma, já que muitos anúncios e uma experiência negativa na plataforma pode afastar ainda mais os usuários do aplicativo, o que, consequentemente, tornará os anúncios menos eficazes para as marcas.
Contudo, se o Instagram continuar a melhorar a sua IA e exibir anúncios realmente relevantes para os usuários, tornando a experiência de ver os anúncios menos incômoda, esses novos espaços darão às marcas oportunidades para os conteúdos serem mais vistos e aumentar a base de clientes.
Como que essas novidades serão recebidas pelos usuários do Instagram ainda é uma incógnita. Conforme o tempo for passando e essas atualizações forem amplamente aplicadas, veremos como será a recepção delas.