O Instagram está atualizando suas políticas em torno do marketing de afiliados, ao mesmo tempo em que renomeou seus anúncios de conteúdo de marca para anúncios de parceria, a fim de comunicar melhor sua abordagem em evolução nessa frente.
Com a mudança de nome, a plataforma agora também permitirá que as marcas promovam mais tipos de conteúdo de usuário no aplicativo, não apenas as postagens que usam o rótulo Parceria paga.
Os anunciantes agora podem impulsionar mais tipos de conteúdo orgânico do Instagram como anúncios de parceria, incluindo conteúdo de marca com o rótulo de parceria paga, postagens do Instagram Collab, @mentions, tags de pessoas, tags de produtos e outros conteúdos sem o rótulo de parceria paga.
Como se dará o processo de colaboração de conteúdo do Instagram?
Os procedimentos para permitir anúncios de parceria no Instagram permanecem inalterados — os criadores têm a opção de ativar a configuração “Permitir que o parceiro de marca promova”, o que concede às empresas a capacidade de utilizar suas postagens em anúncios, se desejarem.
As marcas, em seguida, podem iniciar o processo de campanha, enquanto os criadores podem aprovar as parcerias escolhidas para qualquer conteúdo que a marca tenha optado por usar em uma promoção paga.
Além disso, as marcas agora têm permissões no nível da conta que lhes permitem criar anúncios de parceria a partir do identificador de um criador, sem a necessidade de uma postagem pré-existente.
Essa opção permite uma parceria mais estabelecida, provavelmente por meio de um acordo mais amplo com o criador.
Um leque de novas oportunidades
Essas atualizações ampliam as oportunidades de colaboração de conteúdo entre marcas e criadores no Instagram, proporcionando mais maneiras de gerar receita a partir de conteúdo gerado por usuários (UGC).
Além disso, essa evolução na abordagem oferece aos criadores mais oportunidades de estabelecer parcerias de negócios, expandindo o grupo de possíveis parceiros de anúncios que podem se conectar a eles com base em suas postagens.
O Instagram tem se dedicado a oferecer mais oportunidades aos criadores, especialmente aqueles que criam conteúdo para o Reels, com o objetivo de incentivá-los a continuar postando na plataforma.
No entanto, a monetização desses vídeos curtos tem sido um desafio, já que não é possível inserir anúncios intermediários ou precedentes.
Com a nova atualização das políticas, as oportunidades de monetização são ampliadas e as empresas têm mais maneiras de aumentar o reconhecimento da marca por meio do UGC, o que, de acordo com o Instagram, pode ser muito benéfico:
Campanhas que combinam anúncios de parceria com anúncios business-as-usual (BAU) geraram taxas de cliques 53% mais altas, custo por ação 19% menor e 99% de probabilidade de superar os anúncios BAU sozinhos.
Fonte: Social Media Today