Mark Zuckerberg, CEO da Meta, anunciou uma nova atualização do Instagram: a experiência de um mapa dinâmico e pesquisável.
Essa atualização permitirá que os usuários explorem locais marcados populares ao seu redor e filtrem os resultados de localização por categorias específicas, incluindo restaurantes, cafés e salões de beleza, por exemplo.
Antes dessa atualização, a experiência do mapa no Instagram incluía apenas postagens. Porém, a partir de agora os usuários também podem pesquisar no mapa, acessar opções de filtragem e movê-lo para ver o que está próximo.
A empresa diz que o novo mapa pesquisável permite que os usuários tenham uma experiência mais imersiva ao encontrar locais e empresas populares ao seu redor por meio de postagens, histórias e guias marcados. Além disso, há como encontrar locais relevantes no mapa ao pesquisar determinadas hashtags.
New map, who this? 🌐🗺️
Now you can now find popular locations around you or filter by categories like cafes or beauty salons. pic.twitter.com/asQR4MfljC
— Instagram (@instagram) July 19, 2022
O usuário, agora, pode descobrir um novo local nas tags de localização nas postagens do seu feed ou nos stories. Também pode pesquisar o nome de uma cidade, bairro ou local na página explorar. A empresa deixa claro que a pesquisa de hashtag está disponível para hashtags locais, como #riodejaneiro ou #sãopaulo, por exemplo.
Se o usuário encontrar um local do seu interesse, poderá salvá-lo para revisitá-lo no futuro. Além de conseguir compartilhar lugares por meio dos Directs.
Se o perfil for público, o usuário poderá usar tags de localização ou adesivos em seu conteúdo para que ele apareça no mapa e outras pessoas o vejam.
O Google ganha concorrentes para pesquisas
Este lançamento ocorre quando aplicativos como Instagram e TikTok começam a aparecer em relatórios como sites muito utilizados para fim de pesquisas. De acordo com o próprio Prabhkar Raghavan, vice-presidente sênior do Google, os jovens, ao procurar lugar para almoçar, não vão mais ao Google ou Google Maps, e sim ao TikTok e Instagram.
O vice-presidente também observou que os usuários jovens não tendem a digitar palavras-chave, mas procuram descobrir conteúdos de maneiras novas e imersivas.
Ao lançar uma experiência nova de mapa, mais intuitiva e dinâmica, o Instagram apresenta ainda mais concorrência aos produtos do Google, facilitando o processo de descoberta de localização em seu aplicativo para os usuários.