As recomendações do Instagram são um assunto polêmico e que gerou muita dor de cabeça para a empresa, e, por isso mesmo, estão tentando apaziguar um pouco a situação dando mais controle e mais informações para os usuários.
Adam Mosseri, chefe do Instagram, postou um vídeo hoje falando sobre o que são as recomendações, por que elas são importantes para a plataforma e qual o melhor jeito de os criadores serem recomendados.
As recomendações são aqueles posts de pessoas que você não segue e o Instagram sugere com base nos seus interesses.
Mosseri admite que ainda não fizeram um bom trabalho com as recomendações – por isso gerou tanta confusão –, mas que, a longo prazo ele pretende que elas sejam uma forma de as pessoas encontrarem o trabalho de outros perfis, assim as pessoas gastam mais tempo no aplicativo ao mesmo tempo que os criadores ganham mais alcance.
A ideia é beneficiar principalmente os pequenos criadores, para que eles consigam formar uma base de seguidores com o seu bom trabalho.
De acordo com Adam Mosseri:
Queremos uma plataforma que todos possam crescer
O que saber sobre as recomendações?
Mosseri deixou claro que existem diretrizes para as recomendações, que não são iguais às da Comunidade, que determina o que pode ou não estar no Instagram, as Diretrizes de Recomendações são para evitar que sejam feitas recomendações de baixa qualidade para os usuários.
Como ser recomendado pelo Instagram?
Adam Mosseri, em seu vídeo, deixou algumas dicas do que fazer para aparecer nos posts recomendados.
Conta pública
Por motivos óbvios, o Instagram não recomenda nenhuma postagem das contas privadas. Por isso, se você tem a intenção de aparecer, deve ter uma conta pública.
Conteúdo Original
Mosseri deixou claro que o Instagram está se aprimorando cada vez mais para entender o que são conteúdos originais e quais são cópias.
Portanto, se você tem a intenção de aparecer, crie o seu próprio conteúdo.
Use os Reels
Está ficando cada vez mais claro que os Reels são a melhor forma de alcançar mais pessoas na plataforma. Dessa vez, a dica veio do próprio chefe do Instagram.
Utilize o guia de boas práticas para os reels para ter uma ideia de como melhorar os conteúdos nesse formato e, assim, ser melhor recomendado.
Otimize a pesquisa
Ponha boas legendas nos seus conteúdos para facilitar o entendimento do usuário e também para aparecer melhor na procura do Instagram.
Use Hashtags
Mosseri enfatiza que não é para usar 20 hashtags diferentes, e sim procurar uma ou duas que estejam intimamente ligadas ao seu conteúdo, assim facilitando não só o processo de busca como também o serviço da IA de linkar o seu conteúdo ao assunto procurado.
Essas informações confirmam ainda mais que o Instagram irá sim investir em IA para recomendar conteúdos e dá a oportunidade de os criadores se adaptarem a essa nova fase da plataforma.
Dessa forma, se você ainda não está montando uma estratégia baseada em ser recomendado pelo Instagram, essa é a hora!