A Meta anunciou que, desde o dia 28 de junho, as APIs de Reels começaram a funcionar, expandindo as possibilidades de suporte dos Reels para publicação de conteúdo, insights, moderação de comentários, pesquisa de hashtag, descoberta de negócios, menções e muito mais.
Com o acesso à API, os programadores poderão desenvolver ferramentas externas para criar, gerenciar e analisar dados de vídeos nos Reels.
Entre as possibilidades estão ações como:
- agendar os Reels;
- obter métricas de interação social;
- responder, excluir, ocultar e exibir comentários;
- achar vídeos específicos por meio das hashtags e identificar o momento em que uma empresa ou criador foi citado e/ou marcado.
De acordo com a empresa, a atualização se deu depois de ouvir da sua comunidade de desenvolvedores que o Reels era uma prioridade:
“Estamos sempre procurando melhorar nossas experiências de publicação e consumo de conteúdo, independentemente de as pessoas usarem o Instagram nativamente ou por meio de terceiros. Depois de ouvir consistentemente de nossa comunidade de desenvolvedores que o Reels é uma prioridade, estamos empolgados em apresentar o Reels a vários endpoints com os quais você já deve estar familiarizado.” – Meta
Cerca de 25% das contas do Instagram já estão com o acesso às APIs. Até 6 de julho a funcionalidade deve se tornar acessível a todos desenvolvedores.
O Momento do Lançamento
Este lançamento ocorre enquanto a Meta aposta muito no recurso de vídeo de formato curto, já que, como a empresa revelou, os Reels representam mais de 20% do tempo que as pessoas passam no Instagram.
A empresa já havia falado, também, que os feeds deixarão de ser exclusivamente selecionados pelos círculos sociais dos usuários para serem recomendados pelo algoritmo, já que o poderoso algoritmo do TikTok é uma das razões da grande popularidade, o que faz com que a Meta se concentre em aprimorar seus sistemas para que as pessoas interajam melhor com o Reels e, assim estejam mais alinhados para competir com o “rival”.
Fontes: TechCrunch ,Technology Times