Nada se cria, tudo se transforma: o instagram está levando essa premissa muito a sério. O aplicativo BeReal é o mais novo alvo da atenção do Instagram, que está aproveitando para implementar alguns elementos do aplicativo que está em ascensão.
O BeReal já ultrapassou mais de 10 milhões de downloads totais, de acordo com a análise data.ai, e ganhou um impulso significativo ao longo de 2022, em que registrou 3,3 milhões de downloads em todo o mundo.
Basicamente o BeReal é um aplicativo que envia uma notificação para o seu celular, em horários aleatórios, pedindo que você compartilhe o que está fazendo naquele momento.
Claro que o crescimento do aplicativo não passou despercebido pelos olheiros do Instagram, e este começou a discretamente implantar alguns dos principais elementos do BeReal na plataforma – a fim de tentar conter o crescimento do concorrente e aumentar o seu próprio desempenho.
Dessa forma, o Instagram lançou recentemente um modo de câmera “Dupla”, que permite que os usuários captem o conteúdo e a sua reação ao mesmo tempo, usando as câmeras frontal e traseira simultaneamente.
(Imagem: Instagram | Divulgação)
O que foi notado é que o novo recurso se assemelha bastante à interface do BeReal.
(Imagem: BeReal | Divulgação)
E não foi implementado somente esse recurso, agora também o Instagram está testando uma nova opção que permitirá adicionar um código QR às suas postagens, de forma que os outros usuários possam digitalizar e ver, em um mapa, exatamente onde você está em um dado momento.
#Instagram is working on the "Share a Snapshot" option for the Discovery Map 👀
ℹ️ People can scan this QR code to see your map view. pic.twitter.com/kAw2QyoH1A
— Alessandro Paluzzi (@alex193a) August 7, 2022
O recurso de câmera dupla junto com o compartilhamento de localização é a própria réplica das funcionalidades do BeReal, que também permite que os usuários mostrem aos seus amigos exatamente onde estão quando publicam as atualizações.
Compartilhamento de localização
O compartilhamento de localização do BeReal é reservado para suas conexões no aplicativo. Sempre que a postagem for pública, os usuários aleatórios só poderão ver uma localização aproximada.
Isso é muito importante para evitar que, principalmente, crianças e adolescentes possam compartilhar involuntariamente a sua localização, colocando a segurança deles em risco.
Ainda não se sabe como funcionará exatamente o compartilhamento do QR code da localização no Instagram, mas acredita-se que a estrutura do BeReal também seja seguida por eles.
O que é o BeReal?
O aplicativo BeReal nasceu em 2020, mas só começou a crescer e ganhar mais usuários em 2021, chegando ao seu ápice em 2022, ano em que os downloads aumentaram mais de 300% em relação a 2021.
De acordo com a descrição do aplicativo na Apple Store, o BeReal te incentiva a mostrar aos seus amigos quem você é, removendo filtros e oportunidades de encenar, pensar demais e editar as fotos.
O intuito é afastar a ideia que as mídias sociais trazem, de pessoas altamente esculpidas e editadas.
O aplicativo notifica os usuários em um horário aleatório ao longo do dia, que é a “hora de ser real”. A partir do momento que o usuário abre o aplicativo, um cronômetro de dois minutos começa, dando a ele um tempo limitado para registrar o que está fazendo naquele momento.
Ao postar, o aplicativo tira uma foto sua usando as duas câmeras, frontal e traseira, para que suas conexões vejam como e onde você está.
Toda a ideia é criar conexão de verdade com os seus amigos, sem precisar florear a realidade.