Em mais uma tentativa de atrair seus usuários e mantê-los no aplicativo, o Instagram está testando uma nova maneira de compartilhar postagens aos seguidores, através das mensagens diretas. O recurso deve permitir uma melhora nas visualizações e engajamento das publicações.
De acordo com uma imagem compartilhada pelo pesquisador de aplicativos, Hammod Oh, o usuário deverá acessar a área de mensagens, onde será incluída uma aba de mensagens públicas, com a seguinte informação:
Envie mensagens aos seus seguidores. Envie mensagem ou compartilhe suas postagens favoritas diretamente com seus seguidores. Gerencie quem você deseja ouvir em Controles de Mensagens nas Configurações.
#Instagram is testing a new section in DM, “Public” pic.twitter.com/LifLpLaC81
— Hammod Oh (@hammodoh1) September 23, 2022
Apesar da promessa de promover maior alcance das publicações, o uso indevido do novo recurso pode ser encarado como spam, fazendo com que a iniciativa tenha um baixo nível de satisfação de seus usuários.
Os spammers estão de olho
O novo recurso para o Instagram ainda não foi lançado, mas já dá para fazer algumas especulações sobre a forma como a funcionalidade poderá ser avaliada, já que, se utilizado para envio de mensagens em massa, a prática pode ser considerada uma espécie de envio de spam.
Exemplo disso foi a implementação de publicações longas no LinkedIn em que, ao compartilhá-las no feed, a rede social enviava notificação para todas as conexões do perfil sobre a nova publicação, o que gerava grande alcance de maneira fácil e orgânica.
Apesar da repercussão positiva, o LinkedIn precisou voltar atrás com o recurso, pois os spammers identificaram a ferramenta como uma oportunidade de envio de grande quantidade de mensagens não solicitadas pelos usuários.
Algo parecido poderá acontecer com a nova funcionalidade do Instagram, já que a rede social costuma ter um grande fluxo de novas postagens e essas notificações poderão ficar velhas ao ponto de não fazerem mais sentido ou acabarem se tornando irrelevantes.
Dado o exemplo do LinkedIn, espera-se que a rede social da Meta tenha cautela ao disponibilizar o recurso aos seus usuários, antecipando-se para evitar que os spammers tirem vantagem do recurso e façam uso de forma indevida, ao invés de reparar os danos posteriormente.
Instagram precisa atrair usuários e mantê-los conectados
Desde que o TikTok começou a destacar entre as redes sociais mais populares, o Instagram vem criando uma série de novos recursos para manter os usuários ativos no aplicativo, correndo atrás do prejuízo causado pelos concorrentes.
A nova ferramenta que está sendo testada pela Meta é mais uma tentativa de atrair usuários e mostrar que o aplicativo ainda é uma importante ferramenta de conexão entre amigos, entretenimento e para a descoberta de novos perfis.
Depois de vivenciar uma mudança no feed, os usuários fizeram constantes reclamações sobre as dificuldades em visualizar publicações de amigos no Instagram e, com disso, tornaram-se dependentes de grupos privados para compartilhar novidades com pessoas próximas e conhecidas.
Foi baseado nesse comportamento que a rede da Meta está testando o novo recurso de DMs para suprir as últimas mudanças no aplicativo e aproveitar que o foco do TikTok ainda tem sido os conteúdos de entretenimento e educativos, e não o de promover conexões profundas entre as pessoas.
A maioria das pessoas usa feeds para descobrir conteúdo e usa mensagens para conexões mais profundas – disse Mark Zuckerberg, CEO da Meta.
Em concordância com a fala de Zuckerberg, o chefe do Instagram, Adam Mosseri, enfatizou a ideia de que os stories e as mensagens diretas são muito mais usadas por pessoas que desejam se conectar mais profundamente com seus amigos e, por isso, o novo recurso deverá atrair esse público.
Amigos postam muito mais nos stories e enviam muito mais DMs do que no Feed. Se você quiser garantir que nunca perca uma postagem de feed de um amigo, adicione-o aos seus favoritos e ele aparecerá no topo – sugeriu.
Com as mudanças recorrentes nos aplicativos, o que se pode concluir é que, cada rede social tem apresentado propósitos diferentes de uso.
Diante disso, estrategistas digitais focados em marketing podem tirar proveito de cada uma delas com a produção de conteúdo diversificado, tornando possível atrair diferentes perfis de usuários com os mais variados estilos e gostos.