trending topics:

Instagram testa maneira nativa de enviar DMs “em massa” aos seguidores

Novidade do aplicativo da Meta visa contribuir com as conexões entre usuários próximos ao compartilharem novidades por mensagens diretas

Em mais uma tentativa de atrair seus usuários e mantê-los no aplicativo, o Instagram está testando uma nova maneira de compartilhar postagens aos seguidores, através das mensagens diretas. O recurso deve permitir uma melhora nas visualizações e engajamento das publicações.

De acordo com uma imagem compartilhada pelo pesquisador de aplicativos, Hammod Oh, o usuário deverá acessar a área de mensagens, onde será incluída uma aba de mensagens públicas, com a seguinte informação:

Envie mensagens aos seus seguidores. Envie mensagem ou compartilhe suas postagens favoritas diretamente com seus seguidores. Gerencie quem você deseja ouvir em Controles de Mensagens nas Configurações.

Apesar da promessa de promover maior alcance das publicações, o uso indevido do novo recurso pode ser encarado como spam, fazendo com que a iniciativa tenha um baixo nível de satisfação de seus usuários.

 

Os spammers estão de olho

O novo recurso para o Instagram ainda não foi lançado, mas já dá para fazer algumas especulações sobre a forma como a funcionalidade poderá ser avaliada, já que, se utilizado para envio de mensagens em massa, a prática pode ser considerada uma espécie de envio de spam.

Exemplo disso foi a implementação de publicações longas no LinkedIn em que, ao compartilhá-las no feed, a rede social enviava notificação para todas as conexões do perfil sobre a nova publicação, o que gerava grande alcance de maneira fácil e orgânica.

Apesar da repercussão positiva, o LinkedIn precisou voltar atrás com o recurso, pois os spammers identificaram a ferramenta como uma oportunidade de envio de grande quantidade de mensagens não solicitadas pelos usuários.

Algo parecido poderá acontecer com a nova funcionalidade do Instagram, já que a rede social costuma ter um grande fluxo de novas postagens e essas notificações poderão ficar velhas ao ponto de não fazerem mais sentido ou acabarem se tornando irrelevantes.

Dado o exemplo do LinkedIn, espera-se que a rede social da Meta tenha cautela ao disponibilizar o recurso aos seus usuários, antecipando-se para evitar que os spammers tirem vantagem do recurso e façam uso de forma indevida, ao invés de reparar os danos posteriormente.

 


Instagram precisa atrair usuários e mantê-los conectados

Desde que o TikTok começou a destacar entre as redes sociais mais populares, o Instagram vem criando uma série de novos recursos para manter os usuários ativos no aplicativo, correndo atrás do prejuízo causado pelos concorrentes.

A nova ferramenta que está sendo testada pela Meta é mais uma tentativa de atrair usuários e mostrar que o aplicativo ainda é uma importante ferramenta de conexão entre amigos, entretenimento e para a descoberta de novos perfis.

Depois de vivenciar uma mudança no feed, os usuários fizeram constantes reclamações sobre as dificuldades em visualizar publicações de amigos no Instagram e, com disso, tornaram-se dependentes de grupos privados para compartilhar novidades com pessoas próximas e conhecidas.

Foi baseado nesse comportamento que a rede da Meta está testando o novo recurso de DMs para suprir as últimas mudanças no aplicativo e aproveitar que o foco do TikTok ainda tem sido os conteúdos de entretenimento e educativos, e não o de promover conexões profundas entre as pessoas.

A maioria das pessoas usa feeds para descobrir conteúdo e usa mensagens para conexões mais profundas – disse Mark Zuckerberg, CEO da Meta.

Em concordância com a fala de Zuckerberg, o chefe do Instagram, Adam Mosseri, enfatizou a ideia de que os stories e as mensagens diretas são muito mais usadas por pessoas que desejam se conectar mais profundamente com seus amigos e, por isso, o novo recurso deverá atrair esse público.

Amigos postam muito mais nos stories e enviam muito mais DMs do que no Feed. Se você quiser garantir que nunca perca uma postagem de feed de um amigo, adicione-o aos seus favoritos e ele aparecerá no topo – sugeriu.

Com as mudanças recorrentes nos aplicativos, o que se pode concluir é que, cada rede social tem apresentado propósitos diferentes de uso.

Diante disso, estrategistas digitais focados em marketing podem tirar proveito de cada uma delas com a produção de conteúdo diversificado, tornando possível atrair diferentes perfis de usuários com os mais variados estilos e gostos.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.