Com o aumento das atividades de compartilhamento migrando para as mensagens diretas e se distanciando dos feeds sociais, a Meta está se esforçando para integrar mais recursos que aproveitem essa mudança e mantenham sua posição como a plataforma líder em engajamento pessoa a pessoa.
A mais recente iniciativa nessa direção é uma nova opção de compartilhamento de postagem no Instagram, que permitiria aos usuários iniciar uma discussão privada a partir de uma postagem, através de uma “coleção colaborativa” que permite a adição de postagens por qualquer usuário do bate-papo.
Como funciona o compartilhamento em grupos?
A pesquisadora de aplicativos Pururaj Dutra compartilhou uma imagem que mostra que as coleções colaborativas seriam uma nova maneira de focar o engajamento nas postagens, em vez de compartilhar com uma única pessoa ou copiar um link.
Essa nova opção pode simplificar a iniciativa de conversas em torno de uma postagem popular e permitir que os amigos adicionem outras postagens à mistura, o que estimula o engajamento nas DMs.
Novos caminhos para as redes sociais
Essa mudança na atividade social tem levado os usuários a migrarem para as mensagens diretas.
Um relatório interno da Meta divulgado em janeiro mostrou que, embora o tempo gasto no Facebook esteja aumentando, o compartilhamento de postagens originais está diminuindo.
Isso reflete uma significativa mudança na maneira como as pessoas usam as redes sociais.
Antes, as pessoas compartilhavam atualizações e links em seus feeds principais para expressar seus pensamentos sobre um tópico.
Porém, com mais comentários hostis e divisões, os usuários estão cada vez mais relutantes em compartilhar publicamente e acabar ofendendo alguém.
As plataformas sociais agora se tornaram um espaço de descoberta, em que os usuários vão para encontrar conteúdo de tendências e compartilhar em DMs privados.
Embora as pessoas ainda estejam compartilhando e se envolvendo em aplicativos sociais, elas não estão fazendo isso publicamente com a mesma frequência que antes.
A Meta adicionou vários novos elementos para aprimorar essa experiência, incluindo Canais de mensagens no Instagram, destaques de compartilhamentos anteriores na caixa de entrada do IG Direct e a reintegração do Messenger no aplicativo principal do Facebook.
A Meta considera essa área como um ponto em que pode manter uma posição forte, mesmo quando o TikTok está ganhando popularidade.
Embora o TikTok possa ser mais popular para entretenimento, não tem o mesmo gráfico social que é a força da Meta.
O entretenimento agora é uma atração maior do que ver as atualizações de amigos, mas ainda há um elemento social crítico nas plataformas da Meta.
Fonte: Social Media Today