Inteligência Artificial está em alta e ganha destaque no CES 2023

Ferramentas de criação de conteúdo, como o ChatGPT da OpenAI, foram o foco dos visitantes do maior evento global de tecnologia

No CES 2023, maior feira global de tecnologia de consumo, as inovações ligadas a inteligência artificial, como o famoso ChatGPT da OpenAI, ganharam destaque entre os visitantes do evento, mesmo não se apresentando como um produto físico.

O encontro anual aconteceu entre os dias 5 e 8 de janeiro, em Las Vegas, nos Estados Unidos, e contou com diversas empresas de tecnologia as quais apresentaram novidades do mercado e as principais tendências da área.

O recente lançamento das novas ferramentas baseadas em inteligência artificial, confirmou o hype previsto pela Gartner, sobre a alta possibilidade de a tecnologia alcançar o mainstream em poucos anos.

O ChatGPT quebrou a imagem do que a IA era capaz de fazer. Talvez 2023 seja o ano em que a IA realmente sai do modo em que é fácil reconhecê-la e comece a se tornar um pouco mais assustadora quando interage conosco – disse Andrew Frank, analista da Gartner.

 

Foco nas ferramentas de criação de conteúdo

A atual edição do Consumer Electronics Show contou com diversas inovações em desenvolvimento e que, possivelmente, estarão em alta nos próximos anos. Isso fez com que as empresas voltassem os olhos para as novidades aplicáveis a curto prazo, como as ferramentas de criação de conteúdo.

A experiência do usuário também teve espaço especial no CES 2023, com grandes empresas promovendo parcerias para oferecer diferentes maneiras de interação com seus produtos, através de recursos de realidade virtual e realidade aumentada.

A Canon, por exemplo, firmou parceria com o diretor M. Night Shyamalan para introduzir os espectadores para dentro de seus filmes, através da tecnologia. A Sony, por sua vez, afiliou-se à franquia do Manchester City para criar uma nova forma de interação de fãs do clube de futebol britânico no metaverso.

O diretor de inovação da VMLY&R, Brian Yamada, disse que os anúncios sobre ferramentas de criação de conteúdo parecem mais aplicáveis este ano, juntamente com as inovações voltadas à tecnologia como, por exemplo, as compras de realidade aumentada, apesar de ainda gerar dúvidas sobre seu uso.

Pode haver um pouco de hesitação e não há o FOMO do metaverso que havia nove meses atrás, mas toda a tecnologia está ficando melhor, mais rápida e mais barata – considerou Yamada.

As incertezas da economia estão mexendo com a evolução do metaverso, tanto para as empresas quanto para os consumidores. A Infinity Reality, empresa que trabalha com marcas de mídia para o desenvolvimento de experiências no ambiente virtual, passou a direcionar seu foco ao conteúdo premium.

Dessa forma, acredita-se que a adoção em massa do metaverso deverá exigir que mais criadores produzam conteúdo para o ambiente. Segundo Meredith Rojas, do Captiv8, as pessoas engajam por mais tempo em plataformas de criação de mundo virtual, como Roblox, do que em vídeos curtos do TikTok.

Ninguém quer assistir algo por 30 minutos no TikTok. Você não pode simplesmente empacotar algo e jogá-lo em algum lugar – finalizou a diretora de marca e influenciadores da plataforma californiana.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Gemini no Performance Max do Google

Google está adicionando Gemini às campanhas Performance Max

Google anunciou está adicionando seu modelo de linguagem IA Gemini às campanhas Performance Max, para ajudar a criar campanhas mais eficazes

marketplace de criadores instagram

Um portfólio digital para criadores: Instagram traz marketplace de criadores para o Brasil

O novo recurso do Instagram que promete ser um portfólio digital para influenciadores chega ao Brasil e a outros sete países

5 métricas de marketing de influência que você precisa conhecer

Ao acompanhar essas métricas, você pode identificar influenciadores para refinar continuamente sua abordagem para obter melhores resultados

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.