trending topics:

Opinião: A Inteligência Artificial vai impulsionar os artistas, e não substituí-los

Programas de IA fazem pinturas com traços de grandes artistas e constroem músicas com sons já existentes. Será que é o fim da arte?

Co-Fundador da Soma Peruzzo, especialista em marketing de automação e vendas automáticas.

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

Importante:

Este texto foi produzido por um de nossos colunistas convidados. Os comentários, análises e opiniões expressos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do Pixeld ou de seus controladores.

DALL·E 2022-10-24 06.54.50 - a robot by salvador dali (1)

Imagine a seguinte situação: você simplesmente digita “A robot by Salvador Dali”, em poucos segundos o aplicativo “DALL-E” cria quatro imagens incríveis e únicas de versões de robôs criadas com o estilo do artista Salvador Dali.

E ainda: imagens totalmente livres de direitos autorais para que eu pudesse ilustrar este artigo. Incrível, não”? Confira as artes abaixo:

imagens dalle arte iaImagens geradas pelo aplicativo DALL-E.

Após ver esses resultados, é muito provável que você se pergunte: a inteligência artificial (IA) vai substituir os artistas, designer e criadores de conteúdos?

É um questionamento comum, e faz todo sentido.

A artista Grimes, ex-esposa de Elon Musk, compartilhou uma ilustração que levou horas para ser feita e se questionou, no Twitter, se fazia sentido continuar investindo todo esse tempo e esforço para fazer uma obra de arte, enquanto uma IA pode fazer algo semelhante em segundos.

“Talvez esta seja uma das últimas artes que vou desenhar à mão, posso apenas alimentar minha arte para dalle ou Midjourney ou Stabble Diffusion ou qualquer outra coisa. Isso me levou quase.. 10 horas. Este é um desenvolvimento bom ou ruim? Eu não posso dizer.” (Tradução livre)

Em outras oportunidades, por exemplo, durante um podcast, Grimes chegou a dizer que talvez “toda arte será, num futuro breve, gerada por IA”.

 

Inteligência Artificial cada vez mais presente

A IA está cada vez mais presente no nosso dia a dia, seja nos algoritmos das redes sociais ou em novas implementações feitas pelas empresas.

A Adobe, por exemplo, começou a utilizar IA para recriar partes perdidas em fotos.

O nome do projeto é “All of me”, e a ideia é que a ferramenta utilize IA para pegar fotos com partes faltando e recriá-las a partir do conteúdo existente.

A imagem é analisada, e a partir disso é gerado um mapa do layout e componentes como roupas, membros, objetos e, até mesmo, o cenário são trabalhados e estendidos.

Como resultado, partes que não estão na cena podem ser reconstruídas sem nenhum esforço.

Exemplo do projeto All of Me (Imagem: Reprodução / YouTube)

Além desse projeto e de outros como Mid Journey e DALL-E – que são ferramentas para criação de desenhos e artes por meio de IA –, há também o Mubert AI, um site que cria músicas usando IA para serem usadas em trilhas sonoras de vídeos, podcasts ou qualquer outro conteúdo.

O mais interessante é que é tudo de graça e sem direitos autorais. O Mubert foi criado a partir de mais de 4 mil músicos reais.

Hoje em dia, até mesmo os próprios artistas estão fazendo uso da IA para criar artes, como o designer inglês Paul Parsons, que usou um programa de inteligência artificial para imaginar como seria a versão “baby Disney” de alguns super-heróis da Marvel.

Versão bebê do Thor, super-herói da Marvel, feita com ajuda de IA.

 


Seria a morte da arte?

Ok, a arte está morta.

Esta frase foi dita por Jason M. Allen, vencedor da feira de arte do Colorado na categoria “artistas digitais emergentes”.

Allen ganhou o prêmio com uma obra feita pelo MidJourney, programa que permite que imagens sejam criadas por meio de frases como “astronauta em cima de um cavalo”, assim como o DALL-E.

Claramente a vitória deixou os artistas furiosos, de acordo com o ganhador:

Acabou. A inteligência artificial ganhou. Os humanos perderam.

O mesmo medo é revelado no mundo da música. A Associação Americana da Indústria de Gravação (RIAA) já revelou uma preocupação com os serviços de IA.

A principal reclamação é que as músicas originais estariam sendo usadas para criar trabalhos derivados sem a permissão necessária.

Uma das plataformas duramente criticadas pela RIAA é a Songmastr – serviço que promete masterizar qualquer música com base no estilo de artistas conhecidos, como Beyoncé, Taylor Swift ou Billie Eilish, por exemplo.

O grande ponto da associação está no upload de faixas protegidas por direitos autorais, que são usadas para criar trabalhos derivados sem a permissão de seus proprietários.

 

Mas calma! A Inteligência Artificial não veio para subtrair, mas sim para somar

Todas as vezes que uma nova tecnologia é inserida na sociedade, tememos a extinção da mão de obra.

Foi assim com a fotografia, todos temeram que os artistas plásticos seriam extintos.

Quando os jornais surgiram, pensavam ser o fim dos livros. Da mesma maneira, pensava-se que as emissoras de rádio “matariam” os jornais.

A mesma coisa com a TV, que iria eliminar completamente o rádio. E quem nunca ouviu que a “TV vai morrer por causa da internet”?

Entretanto, em pleno 2022, um artista plástico pode começar seu dia lendo um livro e notícias no jornal, pintar ao longo do dia ouvindo uma rádio, e assistir TV no final do dia, para relaxar.

O fato é que, na verdade, somos seres complexos e exigentes, adoramos ter opções e sabemos utilizar essas ferramentas das mais variadas maneiras. Uma nova tecnologia sempre é complementar à tecnologia anterior.

Uma lógica bastante eficiente para esta conclusão é chamada de “centauro”, e foi cunhada nos anos 1990, após o magnífico Gary Kasparov ser vencido pela IA Deep Blue em um jogo de xadrez: A imagem do centauro representa um ser, parte cavalo, parte humano.

Com a tecnologia é assim também: a inteligência artificial ou um ser humano sozinhos são incríveis, agora, a junção dos dois cria coisas absolutamente fantásticas.

Sempre utilizaremos a tecnologia como “parte” de nossa essência para chegarmos cada vez mais longe, logo, não é necessário o medo de ser substituído, e sim aprender a caminhar junto.

Você está pronto para usar a Inteligência Artificial como sua aliada? Continue seguindo esta coluna, pois em breve trarei mais conteúdos para te ajudar nesta missão.

Escrito por:

Isso pode te interessar:

VEJA TAMBÉM:

Lançamentos

Alternar grandes lançamentos com pequenos lançamentos pode ser a chave para seu negócio

Lançamento pequeno ou um super lançamento? Conheça as vantagens de alternar entre eles para não "acostumar" sua audiência

El professor da oratória

Como “El Professor da Oratória” saiu de 10k para 200k de seguidores no Instagram em 1 mês

Saiba as estratégias de Giovanni Begossi para viralizar no Instagram e TikTok, e ganhar seguidores que gostem do seu conteúdo

Brunna Siqueira

O Afiliado é a extensão do seu time! 5 motivos para ter afiliados – por Brunna Siqueira

Saiba os cinco motivos que sua empresa deve abrir a afiliação dos produtos de acordo com produtora Brunna Siqueira

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.