trending topics:

John Muller, do Google, fala sobre o poder dos links de sites de notícias no SEO

Em discussão no Twitter, Muller discutiu outra forma de pensar sobre os links de sites de notícias para melhorar a classificação do seu site

Na semana passada, por meio do Twitter, surgiu uma discussão sobre o suposto poder de classificação dos links de sites de notícias, e John Muller, coordenador de pesquisas do Google, ofereceu uma abordagem alternativa para considerar como o Google trata esses links.

 

Links de campanhas virais de relações públicas

Toda a discussão teve início com o tweet de Patrick Stox, que comentou sobre um artigo que ele escreveu para AHREFS: Does Going Viral Help With SEO? Not Really.

Ele tuitou:

Analisei dezenas de exemplos de sites que se tornaram virais, vencedores de prêmios, estudos de caso etc.

Eu tinha certeza de que todos aqueles links dos principais sites de notícias ajudariam os sites a se classificarem melhor para outros termos.

Alerta de spoiler: eu estava errado.

Segundo a publicação de Patrick, vários profissionais de SEO entraram em contato com ele para compartilhar estudos de caso sobre suas campanhas de relações públicas de sucesso usando notícias como estratégia de SEO.

No entanto, Patrick declarou que nenhum deles forneceu evidências conclusivas de que as campanhas de RP foram responsáveis por melhorias de classificação, já que em alguns casos os aumentos coincidiram com atualizações de algoritmos do Google.

Ele também tuitou esta observação:

Muitos dos estudos estão caindo em padrões semelhantes, como acontecem durante atualizações principais, grandes mudanças no site, como redesenhos, acontecem durante ajustes sazonais ou há outras campanhas de criação de links e conteúdo (geralmente não relacionadas) pelas quais eles parecem levar o crédito.

Patrick afirmou o valor das campanhas de notícias de relações públicas, mas disse que indicava que tinha dúvidas sobre o impacto no SEO.

 


Discussão no Twitter sobre o valor dos links de notícias

A partir disso, seguiu-se uma discussão animada, com muitas teorizações, sobre como o Google poderia lidar com links provenientes de um site de notícias.

Uma pessoa expressou que seria bom se o Google esclarecesse como lida com esses links:

Ele tuitou:

Mas sim… seria bom ter alguma confirmação mesmo do tipo ‘temos sistemas que avaliam o contexto de links além do PageRank, e parte disso é aplicável a links de sites de notícias’ pode ajudar a esclarecer as coisas!

 

Resposta de John Mueller sobre links de sites de notícias

Dessa forma, Mueller tuitou uma resposta:

Por que links de sites de notícias seriam tratados de forma diferente? A web é a web.

Ele continuou com:

Enfocar no tipo de site é uma generalização um pouco ampla. Certamente os links são tratados de maneira diferente, mas é mais uma questão do tipo da página atual e de como ela está dentro da página. É como dizer ‘Todos os alemães são …’ – isso é muito amplo.

Mueller continuou seu pensamento com mais um tweet:

A outra coisa a ter em mente é que diferentes tipos de sites têm arquiteturas internas muito diferentes. Um site que publica constantemente novos conteúdos é extremamente diferente de um site de referência estável. Pense em como o pagerank funciona, se você quiser ser técnico.

 

Os sites de notícias são sites de autoridade?

Há uma crença comum de que certos sites são “sites de autoridade” e que os links provenientes desses sites possuem maior poder de classificação.

No entanto, essa ideia pode ter sido verdadeira há vinte anos, mas deixou de ser válida há muito tempo, quando os sites de alto PageRank deixaram de se correlacionar com rankings elevados.

De acordo com John Mueller, a arquitetura do site e a frequência de publicação são aspectos importantes a serem considerados em relação ao PageRank.

Além disso, ele compartilhou uma visão interessante de que os sites são apenas sites e não são tratados de maneira diferente, o que levanta uma reflexão importante.

Fonte: Search Engine Journal

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.