Apesar dos esforços dedicados das marcas na implementação de campanhas publicitárias, muitas vezes os relatórios pós-campanha fornecem apenas métricas básicas e isoladas, como impressões e cliques agregados.
Embora essas métricas possam indicar se os anunciantes alcançaram seus principais indicadores de desempenho (KPIs), frequentemente deixam de fornecer insights que explicam o como e o porquê.
Como resultado, muitas equipes se sentem despreparadas para avaliar adequadamente o sucesso e se preparar para o futuro.
Esse cenário é uma realidade conhecida por muitos anunciantes.
Embora os relatórios de campanha possam evidenciar o quão bem os anunciantes estão alcançando seu público-alvo, a falta de uma análise estratégica e contextual dos dados torna-os menos úteis em termos de ações a serem tomadas.
As marcas necessitam de insights de segmentação de alta qualidade para compreender o significado de seus dados.
Um mergulho mais profundo nos dados
Além disso, à medida que as marcas mergulham mais profundamente nos dados, elas podem descobrir que as preferências de seu público-alvo têm se transformado e evoluído.
O que funcionava anteriormente pode não ser mais eficaz.
Em resposta a isso, os anunciantes estão buscando soluções que oferecem análises abrangentes e insights estratégicos para desvendar os aspectos contextuais de seu público-alvo e dar vida a esses dados complexos.
Isso ajuda as marcas a enxergarem pessoas reais em meio a uma multidão de “consumidores”.
Marcas que não compreendem o lado humano de seus dados correm o risco de desperdiçar tempo, recursos e dinheiro em suas campanhas publicitárias.
Obter uma compreensão diferenciada das preferências, comportamentos e experiências de seu público é fundamental para uma segmentação e comunicação eficazes, que ressoem com todos os compradores.
As ferramentas de análise ajudam a extrair insights do público para melhorar a segmentação
À medida que as equipes de marketing e publicidade exploram grandes volumes de dados de audiência, estão percebendo a importância de ajustar suas prioridades e redefinir suas metas.
Em vez de simplesmente comparar cliques em campanhas ou confirmar a veiculação de impressões, as marcas de sucesso estão utilizando ferramentas analíticas para desenvolver uma compreensão abrangente das percepções e experiências do público nos estágios iniciais da jornada do cliente.
Essa empatia mais profunda em relação ao público ajuda os anunciantes a obter uma visão mais holística e completa de seus consumidores-alvo, o que, por sua vez, impulsiona campanhas mais eficazes.
No entanto, acompanhar o público em plataformas e canais diferentes pode ser desafiador. Seu movimento constante entre ambientes torna difícil obter uma imagem clara da jornada de compra.
Felizmente, os profissionais de marketing que utilizam ferramentas e relatórios analíticos abrangentes podem criar segmentos de audiência de alta qualidade com base em parâmetros altamente específicos, como dados demográficos ou firmográficos, verticais, estágio do funil, interações anteriores e outros dados relevantes.
Esses insights robustos possibilitam uma análise mais aprofundada do público, resultando em uma segmentação mais eficaz.
A avaliação detalhada do público ajuda a desenvolver jornadas de compra mais relevantes
Através do uso de análises aprofundadas e ferramentas de relatórios, as marcas podem obter um contexto mais amplo dos dados do público e adaptar suas campanhas de forma mais eficiente às jornadas específicas dos clientes.
Ao demonstrar ao público que as marcas entendem suas necessidades e preferências de engajamento — como tipos de criativos, canais, dispositivos ou mensagens relevantes — as equipes de publicidade podem entregar a mensagem certa aos segmentos relevantes nos momentos ideais, gerando respostas positivas.
Ao criar uma campanha publicitária para promover o Chromecast, a equipe de marketing do Google utilizou o Google Trends para identificar os programas de televisão favoritos do público-alvo.
Os insights contextuais extraídos dos dados do público auxiliam no cultivo de leads com base no estágio do funil do consumidor e em seus canais preferidos, facilitando uma atribuição precisa, pois os esforços de publicidade e marketing estão mais alinhados com segmentos específicos do público.
Essa abordagem fornece uma visão poderosa sobre o que funciona bem para cada parâmetro e quais áreas devem ser ajustadas para obter maior eficácia no futuro.
Por fim, esses insights do público estão permitindo que as marcas melhorem suas mensagens, adaptando suas abordagens de forma mais precisa às jornadas de compra e atribuindo resultados a cada ponto de contato ao longo do caminho.
Os insights diferenciados criam uma imagem holística dos consumidores, auxiliando as marcas a tomar decisões de campanha mais informadas para alcançar um sucesso duradouro e de longo prazo.
As parcerias ajudam a extrair insights relevantes e tomar decisões baseadas em dados
A importância de ir além de uma simples análise superficial dos dados do público é amplamente reconhecida pela maioria das marcas.
No entanto, transformar essas informações em insights acionáveis pode ser um desafio, mesmo com soluções de alta qualidade.
A grande quantidade de dados provenientes de diferentes fontes dificulta a padronização das informações para uma análise significativa.
Para enfrentar esse desafio, as marcas estão estabelecendo parcerias com plataformas de publicidade que oferecem análises abrangentes e suporte personalizado.
Os parceiros mais eficazes estão auxiliando os anunciantes na criação de segmentos de público acionáveis e criativos, ao mesmo tempo em que fornecem recomendações estratégicas de otimização para extrair o máximo valor de seus dados.
As marcas experientes estão utilizando essas percepções diferenciadas para tomar decisões mais embasadas em dados, informando e coordenando seus esforços de publicidade.
Desde personalização de alcance de vendas até mensagens de marketing direcionadas, as marcas que utilizam ferramentas analíticas de alta qualidade e colaboram com parceiros experientes podem oferecer experiências envolventes e gerar maior ressonância junto aos seus segmentos de público.
Fonte: Digiday