trending topics:

Indo além das métricas básicas: obtenha insights para relações autênticas com o seu público

Entenda por que as marcas estão buscando uma segmentação de público mais diferenciada e humanizada para o sucesso da campanha

Olha, muitas vezes, as marcas se esforçam para criar campanhas publicitárias incríveis, mas, quando tudo acaba, os relatórios que recebem só mostram coisas básicas, como quantas vezes o anúncio foi visto ou quantas pessoas clicaram nele.

Esses números podem dizer se a campanha foi bem-sucedida em atingir seus objetivos principais, mas eles não explicam o porquê nem o como. O que falta são informações para entender o que deu certo e o que não deu.

E aí que mora o problema: muitas equipes se sentem meio perdidas, sem saber ao certo se a campanha foi realmente um sucesso ou como se preparar para a próxima.

Esse cenário não é incomum para quem trabalha com publicidade. Os relatórios até mostram se a campanha chegou ao público-alvo, mas não vão a fundo na análise dos dados, o que torna difícil saber o que fazer a seguir.

O que as marcas realmente precisam são informações de alta qualidade para entender o que todos esses números realmente significam.

 

Um mergulho mais profundo nos dados

Além disso, à medida que as marcas vasculham mais a fundo seus dados, podem descobrir que o que antes funcionava talvez não seja tão eficaz agora. As preferências do público estão sempre mudando.

Diante disso, os anunciantes buscam soluções que tragam análises detalhadas e insights estratégicos para decifrar o contexto em que o público se encontra. Isso ajuda as marcas a enxergarem indivíduos reais em vez de apenas consumidores genéricos.

Marcas que não entendem esse lado humano dos dados correm o risco de desperdiçar tempo, dinheiro e esforço nas campanhas publicitárias.

Portanto, obter uma compreensão profunda das preferências, comportamentos e experiências do público é crucial para segmentar e se comunicar de forma eficaz, de modo que sua mensagem realmente ressoe com todos os compradores.

 


As ferramentas de análise ajudam a extrair insights do público para melhorar a segmentação

Assim que as equipes de marketing e publicidade mergulham nesse oceano de dados de audiência, elas estão descobrindo que é hora de mudar o foco e definir novos objetivos.

Em vez de ficar obcecados com cliques em campanhas ou só verificar se as impressões estão acontecendo, as marcas de sucesso estão usando ferramentas analíticas para entender de verdade como o público se sente desde o começo da jornada do cliente.

Ter essa empatia profunda com o público ajuda os anunciantes a realmente entender quem são os consumidores-alvo, resultando em campanhas mais eficazes.

No entanto, rastrear o público enquanto eles pulam de plataforma em plataforma é um desafio. Eles estão sempre se movendo, e isso torna difícil ter uma visão completa de como eles decidem comprar.

Felizmente, os profissionais de marketing que utilizam ferramentas e relatórios analíticos abrangentes podem criar segmentos de audiência de alta qualidade com base em parâmetros altamente específicos, como dados demográficos ou firmográficos, verticais, estágio do funil, interações anteriores e outros dados relevantes.

Esses insights robustos possibilitam uma análise mais aprofundada do público, resultando em uma segmentação mais eficaz.

 

A avaliação detalhada do público ajuda a desenvolver jornadas de compra mais relevantes

Usando análises avançadas e relatórios inteligentes, as marcas podem ter uma visão mais ampla dos dados do público e ajustar suas campanhas de forma mais eficaz, seguindo as jornadas individuais dos clientes.

Quando as marcas mostram que realmente entendem o que seus clientes precisam e como gostam de se envolver – seja com diferentes tipos de anúncios, em diferentes lugares ou usando as mensagens certas – a equipe de publicidade pode entregar a mensagem certa para as pessoas certas, na hora certa, e isso faz com que as respostas sejam positivas.

YouTube video

Ao criar uma campanha publicitária para promover o Chromecast, a equipe de marketing do Google utilizou o Google Trends para identificar os programas de televisão favoritos do público-alvo.

As informações contextuais dos dados do público são valiosas para nutrir leads com base em sua posição no processo de compra e nas maneiras que preferem ser alcançados. Isso torna mais fácil rastrear com precisão quais esforços de marketing e publicidade estão alinhados com grupos específicos do público.

Essa abordagem dá uma visão clara sobre o que funciona e onde é preciso fazer ajustes para obter melhores resultados no futuro.

No final das contas, essas informações ajudam as marcas a melhorar suas mensagens, adaptando-se de forma mais precisa às jornadas de compra e avaliando o impacto de cada interação ao longo do caminho.

Esses insights completos criam um retrato abrangente dos consumidores, permitindo que as marcas tomem decisões de campanha mais bem informadas, resultando em sucesso contínuo e duradouro.

 

As parcerias ajudam a extrair insights relevantes e tomar decisões baseadas em dados

É evidente que ir além de uma análise básica dos dados do público é uma necessidade para a maioria das marcas atualmente. Entretanto, transformar essas informações em ações práticas pode ser um verdadeiro desafio, mesmo com as melhores ferramentas.

A quantidade massiva de dados de diferentes origens torna difícil a tarefa de organizá-los para análise.

Para superar esse obstáculo, as marcas estão fazendo parcerias com plataformas de publicidade que oferecem análises abrangentes e apoio personalizado.

Os parceiros mais eficazes estão ajudando os anunciantes a criar segmentações de público acionáveis e criativas, enquanto fornecem orientações estratégicas para tirar o máximo proveito dos dados.

As marcas mais experientes estão utilizando essas percepções únicas para tomar decisões embasadas em dados, o que impacta positivamente desde a personalização das campanhas até a comunicação direcionada. Graças a ferramentas analíticas robustas e parcerias sólidas, elas conseguem oferecer experiências incríveis e estabelecer uma conexão mais profunda com o público.

Fonte: Digiday

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.