Em um mercado cada vez mais dinâmico, investir apenas na publicidade tradicional pode não ser mais suficiente para se destacar em meio a tantos concorrentes. Tendo isso em vista, o produtor de conteúdo Paulo Cuenca defendeu em seu Instagram que:
Marketing de conteúdo é o único caminho. Quantidade leva à qualidade. Adapte-se ou morra. Todo erro é informação.
De acordo com Cuenca, essa é uma das crenças fortes que ele tem, a qual ele não negocia e “mata no peito” as críticas ou ataques de quem não compartilha da mesma crença.
Ernest Shackleton e Elon Musk
Procuram-se homens apaixonados por jornadas perigosas, pequenos salários, longos meses de escuridão total, perigo constante, retorno seguro duvidoso, honra e reconhecimento em caso de sucesso.
Cuenca inicia o seu post com este anúncio do explorador Ernest Shackleton, que tinha a intenção de recrutar candidatos para cruzar a Antártica a pé em 1914.
A ideia dele é comparar esse explorador com o Elon Musk e os seus investimentos em levar o homem à Marte.
(Captura de tela: @paulocuenca)
Paulo Cuenca defende que o que Shackleton e Musk têm em comum é uma crença.
Não é necessário ir à Antártica ou à Marte, segundo o produtor de conteúdo, mas sim liderar o caminho e criar uma comunidade de pessoas fiéis e apaixonadas pelo seu trabalho.
Ele destaca que somente assim você se tornará uma pessoa, um perfil ou uma marca de destaque. Não importa o seu tamanho.
Crie seu próprio Marte, saiba onde você quer chegar e leve as pessoas com você.
Cuenca afirma que foi assim que ele conseguiu reunir mais de 20 mil alunos que também aprenderam a criar as suas próprias comunidades.
Empresas que investem em marketing de conteúdo se destacam
De acordo com a pesquisa Content Trends 2019, 67,3% das empresas brasileiras já utilizam o Marketing de Conteúdo, enquanto 16,5% estão em fase de implementação, e 56,9% das companhias que ainda não o aplicam, pretendiam adotá-lo em 2020.
O sucesso da estratégia está diretamente relacionado à sua eficácia, haja vista que o estudo mostrou que as organizações que utilizam o Marketing de Conteúdo têm, em média, 1,3x mais visitas em seus sites, gerando 1,4x mais leads.
Isso significa que a estratégia é capaz de ampliar o número de clientes em potencial, o que resulta em mais oportunidades de conversão de vendas e, consequentemente, mais lucro.
Além disso, também é possível fortalecer a marca no mercado por meio da aproximação com o público, transformando-a em uma referência na sua área de atuação.
Confira o post original do Paulo Cuenca: