trending topics:

Marketing de influência deve receber mais investimentos em 2023

Estratégia segue em alta no mercado, mas com mudanças significativas que envolvem o planejamento de campanhas publicitárias das empresas

Com uma perspectiva de crescimento positiva para os próximos anos, o marketing de influência vem ganhando cada vez mais força ao redor do mundo, sendo o Brasil um dos principais mercados para esse tipo de estratégia.

Segundo uma pesquisa divulgada pela Influencer Marketing Hub, os recursos globais destinados às ações com influenciadores digitais, em 2022, devem superar os US$ 16 bilhões.

A expansão desse mercado chega com algumas mudanças, as quais vão demandar que os profissionais de marketing e os próprios influenciadores se adaptem aos novos interesses e comportamentos dos consumidores.

Dessa forma, avaliar o que é tendência e as estratégias que ficaram para trás será fundamental para que as campanhas de marketing performem de forma positiva, gerando reconhecimento da marca e lucratividade.

 

O que mudará no marketing de influência em 2023

As pesquisas têm mostrado que o Brasil está à frente de outros países, ao redor do mundo, em vários aspectos relacionados ao mercado de influência. Um exemplo é o número de influenciadores digitais no país, que já ultrapassa os 10,5 milhões de profissionais que atuam com produção de conteúdo na internet.

Outro dado relevante, divulgado pela Statista, aponta que o Brasil é o país onde os influenciadores digitais exercem maior influência sobre os consumidores. Segundo a pesquisa, cerca de 45% das pessoas entrevistadas disseram já ter comprado produtos divulgados por celebridades e influenciadores.

E, para aproveitar a alta do mercado de influenciadores no Brasil, separamos as principais mudanças que deverão ser levadas em conta na hora de contratar esses profissionais para as campanhas de divulgação de sua empresa.

 

Das fotos para os vídeos

As fotos já não são mais a solução para as campanhas publicitárias das empresas. Elas precisam de conteúdos criativos, envolventes e que criem conexão com o público, através de uma publicação na internet.

Os vídeos continuam sendo uma forte tendência para a divulgação de um produto ou serviço. Quando o influenciador inclui o item que deseja divulgar em uma situação do seu dia a dia, terá maior envolvimento de sua audiência.

 

Vídeos curtos para a Geração Z

Um estudo do Yahoo e da OMD Worldwide apontou que pessoas da Geração Z perdem a atenção quando os anúncios passam de 1,3 segundos. Além da necessidade de criar vídeos curtos, eles precisam despertar o interesse do público em seus primeiros segundos.

Segundo Jane Ko, influenciadora e blogueira responsável pelo The Taste of Koko, é preciso passar a mensagem certa logo no início dos vídeos de publicidade, para que o público engaje e tenha interesse em comprar um produto.

Você realmente precisa acertar o CTA na mensagem antes que as pessoas saiam daquele vídeo patrocinado, seja ele orgânico ou não orgânico. Estou vendo resumos agora que não passam de 20 (segundos) – disse Ko.

 

Influenciadores e as etapas do funil

Conhecer o seu público é fundamental para identificar os influenciadores ideias para a sua campanha publicitária. Com perfis diferentes, cada profissional poderá contribuir com uma etapa específica do funil de vendas, o que ajudará a conquistar os leads certos em determinadas fases da jornada do cliente.

Segundo Angela Seits, chefe de planejamento estratégico e insights da PMG, essa é uma das estratégias que deverão ser exploradas em 2023. Para ela, é importante conduzir os usuários mais adiante no funil em plataformas inesperadas:

Conhecer o seu público e quem você está tentando alcançar, realmente, ajuda a descobrir em que parte do funil esse influenciador está. Sei quais influenciadores podem nos ajudar a gerar receita, mas também sei quais deles poderão obter o alcance esperado – explicou.

 

Influenciadores se tornam embaixadores de marcas

Uma das vantagens de se convidar influenciadores para ações mais duradouras, como durante seis meses a um ano, por exemplo, é que os profissionais têm a oportunidade de criar campanhas com melhores produções audiovisuais.

É muito empolgante como criador, porque isso me faz produzir conteúdo com aparência e desempenho muito melhores – disse Ko.

Na PMG, as parcerias estão sendo estruturadas para terem uma duração estendida, já que a empresa considera que parcerias longas cria um ciclo de feedback melhor, além de aprimorar o conteúdo.

De acordo com Joshua Carter, diretor sênior de relações públicas, mídia social e parceria de influenciadores da Shutterfly, questionar o motivo de estar fazendo tal campanha, quais histórias deseja contar e como dar vida ao produto de uma maneira diferente são essenciais para o bom desempenho dessas produções.

Uma das melhores razões para desenvolver relacionamentos de longo prazo com influenciadores é que isso ajuda a desenvolver um elemento de narrativa real para o conteúdo – disse.

Dar atenção às transformações do mercado de marketing de influência é de extrema importância para o planejamento das campanhas publicitárias de sua empresa. Em 2023, os investimentos na categoria deverão crescer 23,4% em relação ao ano atual.

Estamos olhando para o tráfego em nosso site, crescimento de novos clientes, receita, mas não se trata apenas do produto final. Estamos pensando na taxa geral de engajamento de um influenciador, antes de trabalhar com ele e realmente analisar a segmentação do público – disse Carter.

Vale ressaltar a relevância dos perfis classificados como micro (5k a 19.999k seguidores) e intermediários (20k a 99.999k seguidores), os quais representarão mais da metade dos gastos com influenciadores no ano que vem.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.