trending topics:

Relatório do Twitter crava: é hora de trazer a Copa do Mundo para sua marca

Engajamento das pessoas durante campeonatos nacionais de futebol comprova a atenção dos usuários aos jogos da competição mundial

Os mais de 11 quilômetros de distância entre Brasil e Catar não vão impedir os fanáticos por futebol de torcerem e vibrarem pela Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo. Pelo contrário, as competições iniciam a menos de 100 dias e as expectativas de torcedores do mundo inteiro já estão a mil.

Todo mundo sabe o quanto grandes eventos como esse movimentam a economia de forma representativa ao redor do planeta, gerando muitas oportunidades para as empresas. E se o seu negócio ainda não se preparou para aproveitar os benefícios da atração esportiva, a hora é agora!

A atual edição da Copa do Mundo será realizada entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro, no Catar, país localizado no Oriente Médio. Com a participação de 32 seleções nacionais, o evento deve atrair mais de 3 bilhões de pessoas, além de promover um aquecimento do mercado e, consequentemente, aumentar as oportunidades de vendas das empresas.

 

Impacto da Copa do Mundo na economia brasileira

Uma publicação no blog do time de marketing do Twitter, no Reino Unido, revelou que jogos esportivos, como a Euro Feminina e a Premier League, por exemplo, têm gerado uma quantidade relevante de tweets, durante as competições.

Os dados apresentados pelo site já demonstram o tamanho do impacto dos eventos esportivos nacionais no cotidiano das pessoas, e quando se trata de uma competição mundial, essa força se torna ainda mais potente e não apenas entre os apaixonados pela modalidade esportiva, mas a população como um todo.

Um estudo feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) apontou que cerca de 60 milhões de brasileiros pretendem fazer compras no comércio e serviço durante o período de realização dos jogos mundiais.

Já a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), revelou que a estimativa é de um crescimento nominal de 7,9% em relação ao faturamento de 2014, quando o evento foi sediado pelo Brasil.

Para o professor de empreendedorismo e marketing da Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado, Arthur Motta, a celebração da Copa do Mundo promove uma mobilização nacional e isso impacta diretamente o comércio.

A Copa do Mundo é uma paixão nacional e envolve uma grande mobilização popular. As pessoas decoram casas, ruas, carros e ampliam o consumo de petiscos e bebidas, reflexo da integração social nos dias de jogos. Há também o aumento no consumo de bens duráveis, sendo a televisão o mais icônico deles – explica Motta.

 


Como aumentar as vendas durante a Copa do Mundo

Para aproveitar a visibilidade da Copa do Mundo e promover ações em prol dos seus negócios, é preciso planejamento e preparação para atender às demandas do mercado, independentemente do ramo de atividade de sua empresa.

A criatividade aliada às boas práticas do marketing digital pode fazer com que sua empresa tenha ótimos resultados durante o período que envolve os jogos da competição mundial de futebol.

De acordo com Bernardo Pontes, especialista em marketing esportivo e sócio da Alob Sports, para que as marcas se aproximem do público durante a Copa do Mundo, será necessário promover ações que envolvam o mundo do futebol.

Quanto mais ativações as empresas fizerem dentro do universo do futebol, maior será a possibilidade de estarem em contato com seu cliente potencial. As companhias que não interagirem com esse tipo de universo, certamente ficarão para trás nesse processo de conquista de atenção junto ao consumidor – disse.

Assim como todo grande evento deve ser planejado com antecedência, as ações de marketing das empresas devem ser bem estudadas acompanhando a mesma lógica. Dessa forma, será possível fazer diferença dentro do competitivo mercado brasileiro.

Exemplo disso foi a estratégia criada pela equipe de Renê Salviano. De acordo com o especialista em marketing esportivo, o time estudou as leis gerais da Copa no Brasil, quando perceberam que não existia um cronômetro de contagem regressiva e, com isso, levaram a ideia para a Coca-Cola, que aprovou o projeto.

Executamos o projeto por 1.000 dias em um local estratégico de Belo Horizonte. O projeto foi um grande sucesso por quase 3 anos e, na Copa seguinte que foi na Rússia, passou a ser uma prioridade oficial da FIFA – disse Salviano.

 

Pra bater um bolão durante a Copa

Levar o clima da Copa do Mundo para a sua marca durante os jogos pode ser uma ótima estratégia para atrair mais clientes, promovendo interação e engajamento nas redes sociais. Com criatividade, muita pesquisa e uma boa estratégia de comunicação, é possível conquistar bons frutos com a competição.

A criação de campanhas promocionais, produtos temáticos, identidade visual personalizada de verde e amarelo e mini eventos, por exemplo, são algumas das ações que podem ser aplicadas pela maioria dos nichos de mercado para mostrarem que também estão no clima da competição.

É importante recordar também que os hábitos de compra estão passando por grandes transformações. O consumidor aprendeu a utilizar canais digitais e adora comprar e receber em casa. Essa tendência também serve para os produtos e dias relacionados a Copa do Mundo – lembra Arthur Motta.

Pequenos movimentos como estes, podem atrair os fãs de futebol para a sua marca ou, até mesmo, converter clientes já existentes os quais sequer tinham interesse no assunto, em novos amantes do futebol e da Seleção Brasileira.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.