trending topics:

Marketing nas redes sociais: saiba como expandir os negócios de sua empresa

Reunimos dicas essenciais e eficazes para começar a divulgar sua marca na internet, ter mais visibilidade e, claro, faturar mais

Se você tem um negócio, seja ele pequeno, médio ou de grande porte, precisa marcar presença na internet para alcançar novos clientes e, claro, vender mais. Uma das estratégias mais práticas para que sua empresa atinja os próximos níveis é através do marketing nas redes sociais.

Não basta somente alimentar os perfis, é preciso criar um planejamento que permita expandir a visibilidade da empresa, construir uma experiência marcante e criar conexão com o público. Assim, você aproveita os recursos das redes sociais para impulsionar as vendas e o reconhecimento da sua marca.

Neste artigo, reunimos algumas dicas simples, mas bastante eficazes, que poderão te ajudar a posicionar a sua empresa no mundo digital, aumentar o faturamento mês a mês e, o melhor, investindo pouco dinheiro. Confira!

 

Qual a melhor plataforma para o seu negócio

A verdade é que não necessariamente existe a melhor plataforma de rede social para cada tipo de negócio. Sua empresa precisa estar em todas elas, porém, sabendo usá-las da forma mais adequada.

O Instagram, por exemplo, é um ótimo lugar para compartilhar fotos de seus produtos e disponibilizar a compra através da lojinha virtual, criada no próprio aplicativo. Já o Twitter pode ser um bom canal para fortalecer o relacionamento com o cliente, além de oferecer atendimento para tirar dúvidas ou dar suporte.

Sua empresa também deve estar presente no Facebook, considerada uma das plataformas mais populares da internet. Nele, é possível criar uma comunidade em que os clientes poderão receber atualizações da marca, promoções e mais.

 


Calendário de conteúdo para redes sociais

Para crescer na internet, será necessário fazer um trabalho consistente nas redes sociais. Estudar a concorrência é um ótimo caminho para entender o que o seu nicho gosta de consumir nas plataformas digitais.

Com base nisso, comece a planejar os conteúdos para compartilhar nos perfis de sua empresa, sempre com publicações originais, ou seja, as postagens do concorrente serão usadas apenas como base para as suas próprias produções.

Depois de experimentar o que funciona para a sua marca, crie um calendário com a programação e a descrição de conteúdos que serão publicados em cada rede social. A periodicidade das publicações vai depender da sua disponibilidade, mas quanto mais publicar, mais visibilidade poderá conquistar.

E lembre-se sempre de incluir uma boa chamada para ação ao final de suas publicações, seja em um carrossel, na legenda do post, nos stories ou onde quer que sua imaginação achar conveniente.

O importante é incentivar que seu público clique para saber mais sobre um produto ou para se inscrever na newsletter e receber novidades e promoções.

 

Quando devo mudar a estratégia de marketing para redes sociais?

Muitas vezes, a estratégia ou o método utilizado para a alimentação das redes sociais de sua empresa poderão funcionar em certo momento e não em outro. Quando isso acontecer, saiba reconhecer a necessidade de mudança de planos.

Esteja antenado sobre as principais tendências de cada rede social, através da leitura de blogs, livros, publicações na internet sobre novas tecnologias e inovações relevantes para o seu setor.

Diante disso, adapte o conteúdo para encaixá-lo no contexto do seu negócio e não tenha medo de mudar sua estratégia quando achar necessário. Essa mudança poderá trazer mais benefícios para a empresa e seus clientes, portanto, se não arriscar, nunca saberá o que é melhor para a sua marca.

 

Transmissões ao vivo

As transmissões ao vivo são uma ótima ferramenta para interagir com os clientes, já que é possível responder perguntas ou comentários rapidamente. O recurso permite criar diversas maneiras de se conectar com as pessoas e, principalmente, vender mais.

As chamadas live shop permitem que sua empresa crie uma espécie de evento ao vivo, em que serão realizadas diversas promoções por tempo limitado. Você pode planejar uma ação especial para atrair os clientes em datas comemorativas ou durante grandes eventos, como a Black Friday, por exemplo.

 

Collabs com empresas e influenciadores

A colaboração com outras empresas ou influenciadores digitais permite que sua marca alcance mais pessoas, já que ela estará atrelada a outros perfis nas redes sociais. Essa estratégia só será positiva se as partes envolvidas tiverem os mesmos valores e atuarem em nichos semelhantes ou iguais.

Esse alinhamento é fundamental para que a parceria faça sentido para a sua empresa e, consequentemente, traga resultados positivos para ambos os lados.

 

Publicidade paga

Uma boa estratégia de marketing precisa incluir publicidade paga para ter sucesso nas vendas de um negócio online. O recurso permite direcionar tráfego para a sua página ou perfil na internet, o que poderá gerar mais conversões em sua loja virtual.

Todas as redes sociais possuem diversos recursos para os anúncios digitais, possibilitando configurar sua publicidade para alcançar perfis com base na localização, interesses, dados demográficos, entre outros.

Além disso, você pode analisar os resultados de uma campanha e, se necessário, ajustar as configurações para que o anúncio tenha uma melhor performance até a data final de sua veiculação.

Enfim, são inúmeras as formas de incluir as redes sociais na estratégia de marketing de sua empresa. Para ficar sempre bem-informado e saber tudo sobre as principais tendências, novas ferramentas e atualizações, basta clicar aqui.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.