trending topics:

Mercado de podcasts pode começar a apresentar sinais de saturação

Pesquisa da Edison Research aponta que latinos dos Estados Unidos diminuíram o consumo de programas em formato de áudio

Empreendedora, especialista em lançamentos digitais, sócia da agência Youni e co-fundadora da Pixeld.

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

Importante:

Este texto foi produzido por um de nossos colunistas convidados. Os comentários, análises e opiniões expressos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do Pixeld ou de seus controladores.

mercado-de-podcasts-esta-saturado

Enquanto o número de podcasts permanece em constante crescimento, em termos globais, a quantidade de ouvintes desse formato de conteúdo parece não acompanhar a demanda de programas existentes nas plataformas de streaming, ao menos na América Latina.

No Brasil, por exemplo, 57% da população começou a ouvir podcasts em 2020, quando a pandemia tomou conta do mundo e obrigou as pessoas a se isolarem dentro de suas casas. Outros 43% disseram que já consumiam o formato de conteúdo e 31% deles passaram a ouvir mais podcasts do que antes.

Mas será que o número de ouvintes é suficiente para acompanhar a coleção de podcasts disponíveis nas plataformas digitais?

Uma pesquisa com ouvintes de podcasts latinos nos Estados Unidos, conduzida pela Edison Research, apontou que, por lá, o número de ouvintes de podcasts reduziu de 44% para 34%, na comparação entre 2022 e 2021.

Segundo o diretor da Edison, Gabriel Soto, essa diminuição pode estar relacionada ao retorno das atividades da população, após a período mais grave da pandemia. Soto afirmou ainda que, no início do ano, notou uma pequena variação para menos, na audiência, porém, ela foi normalizada no mês passado.

 

O que fazer para se diferenciar no mercado

Apesar de existirem mais de 2 milhões de podcasts no mundo e as estatísticas de audiência terem apresentado números extraordinários, durante a pandemia, o mercado pode estar apresentando sinais de saturação com o passar do tempo.

Os podcasts se tornaram uma ótima ferramenta para atender os mais diversos públicos que, atualmente, está habituado a consumir conteúdos sob demanda, além de programas que ofereçam uma grande variedade de temas e de duração.

Para continuar aproveitando dos benefícios dos podcasts nas estratégias de marketing e evitar que o mercado fique saturado, as empresas estão, cada vez mais, buscando inovar nas suas produções.

 


Entregue o que seu público deseja ouvir

Após avaliar o grande potencial dos podcasts, muitas empresas decidiram manter suas apostas nesse formato de conteúdo, como parte das estratégias de marketing. Porém, o foco agora está totalmente direcionado aos ouvintes.

Para evitar a saturação do mercado, as marcas estão investindo em novos ingredientes os quais permitirão adequar os conteúdos e atender as expectativas do público, gerando maior conexão para mantê-los conectados.

Exemplo disso são as novidades apresentadas por importantes marcas, que já estão focadas em promover conversas, usando a linguagem certa para o seu público. Isso pode variar de acordo com a formação, a região onde habita, as crenças e experiencias vividas pelas pessoas.

Além da preocupação com o conteúdo, as empresas estão se dedicando mais à inclusão social, introduzindo recursos como a transcrição automática do áudio e a interpretação de libras, como é o caso do Chamaê, podcast produzido pela Nubank, em parceria com o rapper Emicida.

Emicida e Nubank lançam “Chamaê”, podcast de entrevistas que trata de assuntos sobre a sociedade (Foto: Divulgação)

 

Ainda vale a pena

Com base nas informações da pesquisa divulgada pela Globo, os anúncios veiculados em podcasts são recebidos de forma positiva pelos ouvintes. Eles consideram que esse tipo de publicidade permite que se mantenham atualizados sobre os últimos lançamentos do mercado.

As marcas, por sua vez, consideram a publicidade nos podcasts como uma forma de estarem mais próximos aos seus clientes, além de terem a sensação de que estão usando um meio moderno de transmitir mensagens ao seu público, com anúncios em plataformas em alta no momento.

Contudo, apesar da possibilidade de estar em processo de saturação, os podcasts ainda podem ser uma aposta positiva para a divulgação de produtos ou serviços. Se bem aproveitadas as oportunidades, estará longe dos podcasts serem descartados do plano de marketing da sua empresa.

Escrito por:

Isso pode te interessar:

VEJA TAMBÉM:

Lançamentos

Alternar grandes lançamentos com pequenos lançamentos pode ser a chave para seu negócio

Lançamento pequeno ou um super lançamento? Conheça as vantagens de alternar entre eles para não "acostumar" sua audiência

El professor da oratória

Como “El Professor da Oratória” saiu de 10k para 200k de seguidores no Instagram em 1 mês

Saiba as estratégias de Giovanni Begossi para viralizar no Instagram e TikTok, e ganhar seguidores que gostem do seu conteúdo

Brunna Siqueira

O Afiliado é a extensão do seu time! 5 motivos para ter afiliados – por Brunna Siqueira

Saiba os cinco motivos que sua empresa deve abrir a afiliação dos produtos de acordo com produtora Brunna Siqueira

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.