trending topics:

Mesmo com crise global e no Brasil, publicidade digital deve crescer 8% em 2023

Apesar da crise de confiança na economia global e potencial recessão, a expectativa é que os números continuem positivos para a publicidade.

O ano de 2023 começou meio “nublado” pela incerteza econômica no Brasil e no mundo. Mesmo assim, os profissionais de marketing digital se mostram otimistas com este novo ano. Pelo menos é isso que mostra uma pesquisa realizada pelo GroupM e Magna Global, divulgada pela Digiday.

A pesquisa foi realizada com profissionais e gerentes de marketing de empresas globais, e e inclui também um relatório de tendências e perspectivas para a publicidade online em 2023.

As previsões, captadas pela pesquisa, apostam no crescimento do streaming (e da possibilidade de anunciar nestes canais), bem como no crescimento do consumo de vídeos, principalmente os curtos.

Há também uma aposta no crescimento do uso das mídias sociais – especialmente o TikTok. No geral, espera-se também que as mídias sociais como um todo se recuperem, afinal, 2022 foi um ano turbulento, onde várias redes (como as da Meta) foram impactadas, pelo menos nos bolsos.

 

Publicidade online deve crescer até 8% em 2023

Apesar da crise de confiança na economia global e potencial recessão, a expectativa é que os números continuem positivos para a publicidade como um todo.

 “O relatório de final de ano do GroupM prevê que o crescimento da publicidade geral em 2023 pode chegar a 5,9% , com fortes ganhos nas áreas de TV,  mídia online, publicidade local”, disse John Wittesaele, global CEO da Xaxis, a unidade digital e de IA do GroupM.

A pesquisa do GroupM e Magna  trás uma perspectiva positiva para 2023,e prevê que a publicidade digital global cresça 8%, atingindo US$ 557 bilhões, respondendo por 65% da receita total de anúncios em 2023.

 

Ads em TV Conectada, Vídeos e Streaming devem sustentar o cresimento

A pesquisa da Magna aponta que o uso de CTV (TV Conectada) e o consumo de streaming continuam como “um vento favorável para o crescimento de streaming de formato longo”.

Mas o que é o CTV, citado na pesquisa?

A CTV (TV conectada) é qualquer dispositivo conectado à internet, que o cliente utiliza para assistir conteúdos online de TV, streaming e vídeos. CTVs podem ser uma Smart TV, console de videogame ou mesmo um celular que ele use para assistir, por exemplo, a GloboPlay. Aplicativos de streaming, como Netflix e Amazon Prime também entram nessa categoria.

“Anunciar em mídias de streaming se tornará cada vez mais popular entre os profissionais de marketing, pois as plataformas de streaming continuam a desenvolver conteúdo e o envolvimento direto do consumidor”, diz Ian Liddicoat, CTO e chefe de ciência de dados da empresa de publicidade de IA Adludio

A pesquisa mostra que, em 2023, os investimentos em anúncios de CTVs podem chegar a mais de 65 bilhões de dólares.

 

Dinheiro vai migrar do Insta para o TikTok

Entre as plataformas de mídias digitais, os especialistas acreditam que os dólares (e por que não os reais?) da publicidade continuarão indo para o TikTok em 2023.

Para Vickie Segar, fundadora da agência de influenciadores Village Marketing, as empresas ainda estão gastando a maior parte dos esforços e investimento no Instagram e no Facebook. No entanto, ele observou que os anunciantes estão começando a mudar mais no TikTok,  migrando dólares de outras plataformas.

“Nossa maior mudança, se você observar os dados de todos os nossos clientes, é tirar mais dinheiro do Instagram e transferi-lo para o TikTok”, disse Segar ao Digiday. “É apenas a resposta número um muito clara.”

As previsões são que os gastos em outras plataformas, como YouTube e Pinterest, permanecem estáveis, mas o investimento no TikTok está aumentando mais rapidamente, principalmente quando se trata de gastos com conteúdo de criadores.

“2023 é [onde] nos comprometemos com uma estratégia de 12 meses que realmente estende o que estamos fazendo – mas não desista do Instagram. Reels está se tornando muito mais parte do jogo do Instagram”, acrescentou Segar.

A previsão de 2023 da Magna é que o TikTok seguirá uma uma trajetória notável, nunca vista antes em nenhuma outra rede social ou app semelhante.

Embora os investimentos em de anúncios nas redes sociais tenham enfrentado uma tempestade de ventos contrários e desafios em 2022 , em comparação com os anos anteriores, o TikTok foi a única plataforma a registrar crescimento de publicidade, enquanto seus concorrentes viram vendas de anúncios estáveis ​​ou em declínio – ressalta o relatório

O potencial para o E-commerce também pode ajudar na ascensão do TikTok. A plataforma introduziu recursos como anúncios compráveis, “compre esta tendência” e outras soluções de criação e comércio nos últimos anos.

Podemos começar a ver que as marcas que antes dependiam da publicidade no Facebook e no Instagram terão “enorme sucesso com os anúncios do TikTok”, disse Ryan Turner, fundador da agência de marketing EcommerceIntelligence.com.

“Sentimos que em 2023 veremos uma mudança considerável nos orçamentos de publicidade de social media migrando para o TikTok de outros canais e redes, especialmente para marcas de comércio eletrônico”, disse Turner. “Os preços mais baixos para anunciar e a natureza viral integrada do conteúdo podem significar que, pelo menos este ano, o TikTok seja mais vantajoso que outras redes.”

 

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.