trending topics:

Meta avança no uso de IA para escanear e medir a precisão de links de referência

Meta lança “Sphere”, ferramenta de conhecimento IA baseada em conteúdo aberto, utilizada inicialmente para verificar citações na Wikipédia.

A Meta anunciou uma nova Inteligência Artificial (IA) chamada Sphere. A IA foi construída com o intuito de explorar um vasto repositório de informações abertas na web para formar uma base de conhecimento para que outros sistemas de verificação de informações funcionem. Ela chama atenção para citações questionáveis, permitindo que editores humanos avaliem os casos com maior probabilidade de serem falhos sem ter que vasculhar milhares de citações corretas.


De início, a Meta está utilizando a Sphere apenas nas páginas da Wikipédia. Como mostrado no vídeo, o sistema é capaz de escanear uma página da Wiki e verificar se as páginas vinculadas dentro do texto reforçam as afirmações feitas na postagem original.

Essencialmente, é uma medida de dupla verificação para links de referência que está sendo utilizada no momento somente na Wikipédia, mas que pode ser expandido para outros sites e links de referência, ajudando a garantir um compartilhamento de dados mais preciso ou com menos trabalho manual.

De acordo com a Meta, a Wikipédia foi escolhida para o começo porque:

“Como a enciclopédia mais popular de todos os tempos – com cerca de 6,5 milhões de artigos – a Wikipédia é a primeira parada padrão na busca por informações de pesquisa, material de base ou uma resposta para aquela pergunta incômoda sobre cultura pop. Mas às vezes essa busca rápida por informações vem com uma dúvida incômoda: como sabemos se o que estamos lendo é preciso?”

Entretanto, a Meta deixa claro que não há parceria e nem acordo financeiro neste projeto, que ainda está em fase de pesquisa e não está sendo utilizado para atualizar nenhum conteúdo na Wikipédia.

 

Como isso impacta as ações de Marketing?

Nem a Sphere, e nenhuma versão dela, está sendo utilizada nas plataformas da Meta, como o Facebook, Instagram ou Messenger. Por enquanto, está sendo testada somente na Wikipédia.

Porém, isso mostra um avanço muito grande na compreensão de Inteligência artificial e no processamento de informações mais semelhante ao humano.

De acordo com a própria Meta:

“Enquanto continuamos a refinar nossos modelos de verificação e recuperação, também estamos olhando para o futuro. Esses modelos são os primeiros componentes de editores em potencial que podem ajudar a verificar documentos em tempo real. […] Idealmente, os modelos entenderiam vários idiomas e seriam capazes de processar vários tipos de mídia, incluindo vídeo, imagens e tabelas de dados. Esses recursos estão entre os novos alvos da Meta AI, pois ajudamos a ensinar a tecnologia a entender nosso mundo.”

Logo, no futuro, podemos ver o avanço dessa tecnologia ser utilizado para analisar imagens em níveis mais profundos, o que ajudará a plataforma – muito criticada pela disseminação de Fake News – a detectar e remover conteúdos violadores de maneira mais certeira mesmo antes que alguém veja ou denuncie.

Isso diminuirá, também, os equívocos ocorridos em algumas publicações e anúncios, pois a IA detectava elementos que não necessariamente violavam as diretrizes do Facebook, mas, ainda assim, retirava do ar. Com esse avanço na IA, o trabalho de identificação será mais preciso.

A ferramenta também pode ter valor no SEO, para detectar e alertar os proprietários de páginas na web sobre links quebrados ou errados, o que pode ajudar a garantir um melhor mapeamento de dados para corresponder contextualmente a consultas relevantes.

Um sistema automatizado capaz de alertar os gerentes de sites sobre links problemáticos pode ser muito valioso e pode melhorar o fluxo e a precisão de informações da web, facilitando um melhor ecossistema de dados.

A Sphere é um projeto interessantíssimo, com uma variedade de casos de uso em potencial e, à medida que mais pessoas se tornam mais dependentes das informações da web, medidas para verificação de conteúdo são muito positivas.

 

Fontes: Social Media Today, Techcrunch.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.