O Facebook acaba de lançar uma versão atualizada da sua ferramenta “Por que estou vendo este anúncio?”, que agora apresenta informações sobre o uso de aprendizado de máquina na exibição de anúncios.
Essa ferramenta fornecerá detalhes sobre como sua atividade dentro e fora da plataforma afeta os modelos de aprendizado de máquina.
Também será disponibilizada uma ampla gama de novos exemplos e ilustrações para explicar como esses modelos utilizam diferentes tópicos para exibir anúncios relevantes.
Além disso, os controles de anúncios agora são mais acessíveis em diferentes páginas da ferramenta.
O que há no “por que estou vendo este anúncio?” do Facebook
A ferramenta “Por que estou vendo este anúncio?” no Facebook incluirá:
- Informações resumidas em tópicos sobre como sua atividade dentro e fora de nossas tecnologias – como curtir uma postagem na página de um amigo no Facebook ou interagir com seu site de esportes favorito – podem informar os modelos de aprendizado de máquina que usamos para moldar e exibir os anúncios que você vê.
- Novos exemplos e ilustrações explicando como nossos modelos de aprendizado de máquina conectam vários tópicos para mostrar a você anúncios relevantes.
- Mais maneiras de encontrar nossos controles de anúncios. Agora você poderá acessar as Preferências de anúncios em páginas adicionais na seção “Por que estou vendo este anúncio?”
Por que a Meta está fazendo essas mudanças?
A Meta afirmou ter colaborado com especialistas em privacidade e outros interessados para obter feedback e melhorar a transparência em seu sistema de anúncios.
Um dos principais feedbacks recebidos foi a necessidade de ser mais transparente sobre como os modelos de aprendizado de máquina são usados para personalizar os anúncios.
A empresa se comprometeu a utilizar a aprendizagem de máquina de forma responsável e a transparência em seu uso é considerada vital para garantir que as pessoas estejam cientes da tecnologia e dos dados usados.
Ao aumentar a transparência, pretendemos aumentar a responsabilidade e ajudar as pessoas a se sentirem mais seguras. As atualizações para “Por que estou vendo este anúncio?” visam fornecer informações claras sobre os modelos de aprendizado de máquina usados para exibir anúncios. Estes são os desenvolvimentos mais recentes em nossos esforços contínuos para melhorar a transparência de nossos anúncios e fornecer uma melhor compreensão de nosso uso de dados e tecnologia.
Esse movimento de transparência dos algoritmos parece estar crescendo no meio das redes sociais.
O próprio TikTok, no final do ano passado, passou, também, a fornecer uma ferramenta que se chama “por que estou vendo isso?” para fornecer as razões de um vídeo aparecer na “For You”.
Onde encontrar “Por que estou vendo este anúncio?” no Facebook
Você pode clicar no menu de três pontos no canto superior direito de qualquer anúncio que vê no seu feed do Facebook e navegar até “Por que estou vendo este anúncio”.
Por que eu devo me importar?
Esta ferramenta promove a transparência ao fornecer aos usuários informações claras sobre os anúncios que lhes são apresentados.
Ao tornar explícito o uso de aprendizado de máquina e os dados utilizados na exibição de anúncios, os usuários podem sentir-se mais confortáveis com o conteúdo apresentado e, consequentemente, ser mais propensos a se envolver com ele.
Embora alguns possam considerar isso como uma desvantagem para os anunciantes, essa situação pode estimulá-los a reavaliar sua estratégia de segmentação.
Essa abordagem pode, na verdade, resultar em maiores taxas de engajamento e em um melhor retorno sobre o investimento (ROI) para as marcas.
Ademais, ao compreender o funcionamento da ferramenta, os anunciantes podem aprimorar a seleção e o conteúdo dos anúncios, visando alcançar o público desejado de forma mais eficiente.
De acordo com a empresa, o recurso está sendo lançado globalmente primeiro no Facebook e eles planejam expandi-lo para o Instagram no futuro.
Você pode conferir o anúncio completo aqui.
Fonte: Search Engine Land