Parece que o hype do NFT realmente diminuiu. A Meta anunciou que está encerrando seus projetos de exibição NFT, tanto no Facebook quanto no Instagram, enquanto realinha seus recursos em torno de outras prioridades.
De acordo com o chefe de comércio e fintech da Meta, Stephane Kasriel:
Estamos diminuindo os colecionáveis digitais (NFTs) por enquanto para focar em outras formas de apoiar criadores, pessoas e empresas. Um grande obrigado aos parceiros que se juntaram a nós nesta jornada e que estão fazendo um ótimo trabalho em um espaço dinâmico. Orgulhosos das relações que construímos. E esperamos apoiar os muitos criadores de NFT que continuam usando o Instagram e o Facebook para ampliar seu trabalho.
De acordo com as observações de Kasriel, a Meta continuará a criar e aprimorar novas formas para que criadores de conteúdo se conectem com seus fãs e possam monetizar suas criações.
No entanto, a empresa pretende concentrar seus esforços em áreas que possam ter um impacto significativo em grande escala, incluindo aprimoramentos em mensagens e na ferramenta Reels.
O declínio dos NFTs
Em abril do ano passado, a Meta fez sua primeira incursão no mundo dos NFTs, durante o fim do primeiro ciclo de hype liderado por grandes projetos, como Bored Ape Yacht Club e Cryptopunks.
Apenas um mês depois, a empresa lançou um teste ao vivo de NFTs no Instagram, selecionando criadores e colecionadores dos Estados Unidos para participar da experiência.
Na época, a Meta expressou sua visão sobre o potencial de monetização para criadores por meio de produtos digitais.
O CEO Mark Zuckerberg também destacou o papel expandido que itens digitais terão na próxima mudança do Metaverso.
Os NFTs, segundo a Meta, seriam uma peça fundamental nessa evolução — no entanto, menos de nove meses depois, a empresa está abandonando o projeto como parte de seus esforços para racionalizar operações e reduzir custos onde for possível.
A desaceleração nos gastos com anúncios digitais tem forçado a Meta e outras plataformas digitais a reavaliar seus gastos.
A empresa já cortou 11.000 empregos em novembro passado e, de acordo com relatórios recentes, deve cortar um número semelhante em breve, com vários projetos sendo arquivados como resultado dessas mudanças.
Parece que o impulso da Meta em relação aos NFTs se tornou mais uma vítima.
Dessa forma, a Meta está abandonando seus projetos de NFTs para focar em outras áreas que possam ter um impacto significativo em grande escala.
Embora o entusiasmo em torno dos NFTs tenha diminuído nos últimos meses, é possível que a Meta possa revisitar esse mercado no futuro, quando as condições econômicas e de mercado se mostrarem mais favoráveis.
Fonte: Social Media Today