O Facebook anunciou a realização de testes, que permitem criar até cinco perfis diferentes, vinculados a uma única conta na rede social. Com o recurso, o usuário poderá ter um feed dedicado a amigos, outro para colegas de trabalho, e assim por diante.
Os testes foram divulgados pela Meta na última quinta-feira, 14 de julho e ocorrem com alguns usuários selecionados. O porta-voz do Facebook, Leonard Lam, afirmou ao portal TechCrunch, que a iniciativa visa oferecer experiências diferentes, de acordo com os interesses e o tipo de relacionamento que o usuário tem com suas conexões.
Para ajudar as pessoas a adaptar sua experiência com base em interesses e relacionamentos, estamos testando uma maneira de as pessoas terem mais de um perfil vinculado a uma única conta do Facebook – explica.
Os perfis adicionais poderão ter nomes fictícios, desde que seja único e não use números ou caracteres especiais, apenas o perfil principal do usuário deverá conter o seu nome real. A troca de perfis deverá ocorrer de maneira simples, bastando escolher entre um e outro com apenas alguns toques no aplicativo.
Apesar de não serem identificados como um perfil real, todas as contas adicionais deverão seguir as políticas e diretrizes da rede social, como, por exemplo, não se passar por outra pessoa. Caso um dos perfis viole as regras de uso do Facebook, a conta poderá ser removida, incluindo a principal.
Tudo pela retenção de usuários
Os testes para a criação de novos perfis no Facebook, vinculados a uma conta existente, mostram que a Meta tem se preocupado em mudar as estratégias da empresa em busca de retenção dos usuários, já que, inicialmente, a rede social não permitia contas diferentes de uma mesma pessoa na plataforma.
No início do ano, a Meta revelou, através da apresentação dos resultados financeiros, que o *Facebook perdeu 500 mil usuários ativos ao redor do mundo*, no último trimestre de 2021, o que representou um fato inédito na história da bigtech. O maior prejuízo ocorreu na África e na América Latina.
O crescimento de outras redes sociais, como o Tiktok, tem sido um dos principais motivos da desistência dos usuários do Facebook, que possuem diversas opções para sua escolha. Por isso, a Meta tem se empenhado em oferecer novos recursos para suas redes sociais, como é o caso do aprimoramento dos vídeos curtos e do feed com tela cheia no Instagram.
Se validada pelos usuários do Facebook, é provável que a atualização seja requisitada também por aqueles que possuem conta no Instagram, já que, por enquanto, a rede social permite criar vários perfis, porém, somente através de contas diferentes.