A Meta está testando internamente um recurso “Roll Call” semelhante ao BeReal no Messenger, a empresa confirmou o teste ao portal TechCrunch.
O consultor de mídia social Matt Navarra foi um dos primeiros a identificar a novidade. O recurso convida os usuários a compartilharem fotos ou vídeos sobre o que estão fazendo no momento, mas somente as pessoas adicionadas à lista de chamada podem visualizar as respostas.
O objetivo é trazer mais autenticidade às mídias sociais, seguindo o conceito do BeReal, que propõe que os usuários tirem fotos aleatórias diariamente com as câmeras frontal e traseira do celular.
Como funcionará o recurso “Roll Call” no messenger?
Diferentemente do BeReal, que pede que os usuários tirem fotos aleatórias, o novo recurso do Messenger não obriga os usuários a postar conteúdo automaticamente.
Em vez disso, os usuários podem escolher iniciar um tópico de chamada em um chat em grupo a qualquer momento.
Por exemplo, é possível criar um prompt com a frase “mostre-me seu almoço” e os outros participantes do chat em grupo podem responder com fotos ou vídeos do que estão comendo no momento.
⚡️FIRST LOOK: Meta is testing its BeReal-style ‘Roll Call’ feature in Messenger pic.twitter.com/UzMkRhba4K
— Matt Navarra (@MattNavarra) February 22, 2023
Para motivar a participação dos usuários, o prompt terá uma contagem regressiva cronometrada.
Quando alguém inicia uma chamada, uma notificação é enviada a todos os usuários do chat em grupo. Depois de enviar uma imagem ou vídeo, é possível visualizar as respostas de todos os participantes.
De acordo com as capturas de tela do protótipo compartilhadas por Navarra, a Meta enxerga o recurso como uma nova forma dos usuários verem o que está acontecendo em um bate-papo em grupo.
A descrição do recurso observa que ele foi criado para ajudar as pessoas a compartilharem momentos autênticos com amigos e familiares, seguindo a mesma ideia do BeReal.
Como a “roll call” ainda é um protótipo interno, não há informações sobre quando ou se a Meta planeja lançar o recurso publicamente.
Vale a pena notar que a Meta parece estar procurando trazer o recurso para suas outras plataformas também, incluindo o Instagram.
Em outubro passado, o desenvolvedor e engenheiro reverso Alessandro Paluzzi descobriu que o Instagram estava desenvolvendo um recurso de chamada para DMs.
#Instagram is working on "Roll call" 👀 pic.twitter.com/IQCfGsesKe
— Alessandro Paluzzi (@alex193a) October 15, 2022
O sucesso do BeReal e a mudança nas redes sociais
Durante o ano passado, houve um aumento na popularidade do BeReal, levando as principais empresas de mídia social a lançar seus próprios recursos semelhantes, já que os usuários demonstraram interesse em formas autênticas de compartilhar o que estão fazendo.
Em setembro, o TikTok lançou o TikTok Now, que basicamente copiou o BeReal em sua plataforma.
Poucos meses depois, o Instagram introduziu o “Candid Stories”, outro clone do BeReal que segue exatamente o mesmo conceito.
Até mesmo o Snapchat entrou na onda do BeReal com o lançamento do recurso “câmera dupla”.
Essa tendência de empresas de mídia social copiarem umas às outras foi observada no ano passado, mas pode acabar superlotando esses aplicativos com recursos semelhantes, o que talvez não seja o que os consumidores desejam.
Fonte: TechCrunch