trending topics:

Meta testa recurso de “Roll Call”, semelhante ao BeReal, no Messenger

O recurso em teste é semelhante ao BeReal, e convida os usuários a tirar uma foto em um horário aleatório todos os dias

A Meta está testando internamente um recurso “Roll Call” semelhante ao BeReal no Messenger, a empresa confirmou o teste ao portal TechCrunch.

O consultor de mídia social Matt Navarra foi um dos primeiros a identificar a novidade. O recurso convida os usuários a compartilharem fotos ou vídeos sobre o que estão fazendo no momento, mas somente as pessoas adicionadas à lista de chamada podem visualizar as respostas.

O objetivo é trazer mais autenticidade às mídias sociais, seguindo o conceito do BeReal, que propõe que os usuários tirem fotos aleatórias diariamente com as câmeras frontal e traseira do celular.

 

Como funcionará o recurso “Roll Call” no messenger?

Diferentemente do BeReal, que pede que os usuários tirem fotos aleatórias, o novo recurso do Messenger não obriga os usuários a postar conteúdo automaticamente.

Em vez disso, os usuários podem escolher iniciar um tópico de chamada em um chat em grupo a qualquer momento.

Por exemplo, é possível criar um prompt com a frase “mostre-me seu almoço” e os outros participantes do chat em grupo podem responder com fotos ou vídeos do que estão comendo no momento.

Para motivar a participação dos usuários, o prompt terá uma contagem regressiva cronometrada.

Quando alguém inicia uma chamada, uma notificação é enviada a todos os usuários do chat em grupo. Depois de enviar uma imagem ou vídeo, é possível visualizar as respostas de todos os participantes.

De acordo com as capturas de tela do protótipo compartilhadas por Navarra, a Meta enxerga o recurso como uma nova forma dos usuários verem o que está acontecendo em um bate-papo em grupo.

A descrição do recurso observa que ele foi criado para ajudar as pessoas a compartilharem momentos autênticos com amigos e familiares, seguindo a mesma ideia do BeReal.

Como a “roll call” ainda é um protótipo interno, não há informações sobre quando ou se a Meta planeja lançar o recurso publicamente.

Vale a pena notar que a Meta parece estar procurando trazer o recurso para suas outras plataformas também, incluindo o Instagram.

Em outubro passado, o desenvolvedor e engenheiro reverso  Alessandro Paluzzi descobriu que o Instagram estava desenvolvendo um recurso de chamada para DMs.

 


O sucesso do BeReal e a mudança nas redes sociais

Durante o ano passado, houve um aumento na popularidade do BeReal, levando as principais empresas de mídia social a lançar seus próprios recursos semelhantes, já que os usuários demonstraram interesse em formas autênticas de compartilhar o que estão fazendo.

Em setembro, o TikTok lançou o TikTok Now, que basicamente copiou o BeReal em sua plataforma.

Poucos meses depois, o Instagram introduziu o “Candid Stories”, outro clone do BeReal que segue exatamente o mesmo conceito.

Até mesmo o Snapchat entrou na onda do BeReal com o lançamento do recurso “câmera dupla”.

Essa tendência de empresas de mídia social copiarem umas às outras foi observada no ano passado, mas pode acabar superlotando esses aplicativos com recursos semelhantes, o que talvez não seja o que os consumidores desejam.

Fonte: TechCrunch

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.