A Microsoft está trabalhando para incorporar uma versão mais rápida do ChatGPT da OpenAI, conhecida como GPT-4, ao Bing nas próximas semanas, marcando um rápido progresso no campo em expansão da IA generativa e um desafio há muito aguardado para o domínio da pesquisa do Google.
Pessoas familiarizadas com o assunto disseram à Semafor que a principal diferença entre o ChatGPT e o GPT-4 é a velocidade.
Embora o ChatGPT às vezes demore alguns minutos para formar uma resposta, o GPT-4 é considerado muito mais rápido em responder às consultas. As respostas do software mais recente também são consideradas mais detalhadas e mais humanas.
Concorrência forte ao Google
Espera-se que a incorporação planejada do ChatGPT aos produtos da Microsoft desencadeie uma nova competição nas buscas na Internet, que tem sido amplamente dominada pelo Google.
Ao usar o GPT-4, o Bing seria capaz de fornecer aos usuários respostas semelhantes às humanas, em vez de simplesmente exibir uma lista de links.
No entanto, vale a pena notar que, embora a incorporação do GPT-4 pelo Bing desafie o domínio do Google sobre a pesquisa na Internet, a empresa havia dito que não lançaria um concorrente do ChatGPT porque tem maior risco de reputação do que startups como o OpenAI.
Visão essa que pode estar mudando, tendo em vista que a empresa anunciou recentemente o lançamento de 20 projetos de IA para 2023.
Rumores de avanços na tecnologia IA
O The Information informou no mês passado que havia rumores de que a Microsoft estava preparando uma integração do ChatGPT com os resultados de pesquisa do Bing, além de trazer a tecnologia de linguagem AI da OpenAI para aplicativos como Word, PowerPoint e Outlook.
O relatório surge quando a Microsoft estendeu sua parceria com a OpenAI na semana passada com um investimento “de vários anos e bilhões de dólares”.
O CEO da Microsoft, Satya Nadella, também disse recentemente ao The Wall Street Journal que a Microsoft planeja disponibilizar os sistemas fundamentais da OpenAI como plataformas comerciais para que qualquer entidade em qualquer setor possa construí-los.
Fonte: TechCrunch