trending topics:

Bing explode em popularidade: Microsoft registra o maior salto de relevância em 20 anos

A pesquisa Bing alcança marco histórico em buscas na internet após a implementação da tecnologia de Inteligência Artificial da OpenAI

O CEO da Microsoft, Satya Nadella, anunciou na terça-feira (7) que o mecanismo de busca Bing integrará poderosas tecnologias de inteligência artificial baseadas na linguagem, dando início a uma nova era para a pesquisa na internet.

À luz desse anúncio, o vice-presidente corporativo de marketing de consumo da Microsoft, Yusuf Mehdi, afirmou que o Bing Search teve “o maior salto de relevância em duas décadas” depois de aplicar o modelo de IA ao mecanismo de classificação de pesquisa principal do Bing:

Mas algumas semanas atrás, algo especial aconteceu. Aplicamos o modelo de IA ao nosso principal mecanismo de classificação de pesquisa e vimos o maior salto de relevância em duas décadas. Acreditamos que podemos continuar a promover avanços à medida que melhoramos os modelos.

Yusuf mostrou este gráfico documentando o aumento de relevância na qualidade da pesquisa do Bing:

 

A nova era da pesquisa online

Nadella, no evento de lançamento das novidades da empresa, disse que aquele era “um novo dia para a busca… A corrida começa hoje”, o que marca o início do que a Microsoft espera que seja um desafio sem precedentes ao domínio de duas décadas do Google no mercado de mecanismos de busca.

Desafio esse que está sendo proporcionado pela tecnologia criada pelos desenvolvedores do AI bot ChatGPT.

De acordo com o CEO:

Esta tecnologia vai remodelar praticamente todas as categorias de software.

A Microsoft acredita que a melhoria do Bing com características similares ao ChatGPT revolucionará a pesquisa na internet, oferecendo respostas completas baseadas em múltiplas fontes, em vez de somente a tradicional lista de links para páginas externas.

 


Que comecem as guerras de IA

A busca é a galinha dos ovos de ouro do Google, e qualquer desafio sério ao seu domínio parecia impensável até que o ChatGPT entrou em cena há dois meses.

O Google domina o mercado global de buscas com 84% de quota, gerando bilhões de dólares em receitas publicitárias a cada trimestre e contribuindo com mais de dois terços da renda da empresa tecnológica. Já o Bing deteve apenas 9% do mercado no ano anterior.

No entanto, o vice-presidente da Microsoft, Jordi Ribas, que trabalha no Bing há 15 anos, deixa bem claro que estão entrando no jogo para jogar:

A concorrência é o que realmente gera inovação. E, no final das contas, é isso que estamos fazendo hoje [referindo-se à inovação IA no Bing Search].

Surpreso com a súbita concorrência, o Google agiu antecipadamente na segunda-feira (6) e anunciou que está prestes a lançar sua própria versão semelhante ao ChatGPT, chamada de Bard, que também oferecerá respostas rápidas ao ser solicitado.

Contudo, apesar da nova corrida armamentista das Big Techs, o ChatGPT e os bots semelhantes continuam cometendo erros, e ainda não está claro se a tecnologia, conhecida como IA generativa, será capaz de suplantar completamente a pesquisa como a conhecemos atualmente.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.