Na era da inteligência artificial, como focar no que importa em SEO?

Com a IA se tornando cada vez mais integrada à pesquisa, agora é a hora de reavaliar o que funciona e o que dá para abrir mão no SEO

Na era da inteligência artificial (IA), o SEO (Search Engine Optimization) enfrenta desafios e questionamentos sobre como direcionar esforços para o que realmente importa.

Embora a IA esteja cada vez mais presente nos mecanismos de busca, é crucial manter o foco no presente e nas estratégias que trazem resultados concretos.

Disciplina, conhecimento e alinhamento com objetivos são fundamentais para o sucesso no ambiente atual.

Sendo assim, neste artigo exploraremos oito aspectos-chave para priorizar, equilibrando a ascensão da IA com a realidade do SEO.

 

1. Conheça suas metas e objetivos

O SEO pode ser um desperdício de tempo e recursos se não for direcionado a objetivos específicos.

Embora haja diversas táticas e atividades a serem realizadas, tudo pode ser em vão se não soubermos para onde estamos mirando e por que estamos fazendo isso.

Mesmo que deleguemos tarefas para a IA, economizando tempo em execuções manuais, se essas atividades não estiverem bem orientadas ou alinhadas com os resultados desejados, corremos o risco de não alcançar nossos objetivos.

Seja na definição de metas relacionadas a conversões, tráfego, visibilidade ou alinhadas com a liderança de pensamento e a jornada do cliente, é essencial estabelecer metas claras para trabalharmos em direção a elas de maneira organizada.

 


2. Ter um processo definido e procedimentos operacionais padrão

Quando uma empresa incorpora a IA em sua metodologia, novas tecnologias e processos são introduzidos, impulsionando a inovação.

No entanto, é essencial ter um ponto de partida definido para evitar a desorganização.

As equipes se dedicam a aprimorar os processos padrão e os procedimentos operacionais em toda a agência, não apenas no SEO.

Diferentes abordagens e metodologias podem ser adotadas para esse fim.

Documentar e padronizar as práticas é crucial, especialmente em equipes com mais de uma pessoa ou com planos de delegação futura.

Além disso, compreender o que está funcionando e o que não está é fundamental para tomar decisões informadas.

 

3. Seja adaptável e aceite a mudança

No mundo do SEO, a mudança é uma constante e você provavelmente está ciente disso se tem experiência na área.

Desde grandes atualizações de algoritmo até alterações contínuas para incorporar aprendizado de máquina, é inevitável que ocorram mudanças e que você precise se adaptar, mesmo que já esteja bem posicionado nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (SERPs).

Mesmo que haja ceticismo ou uma abordagem de “esperar para ver” em relação ao impacto real da IA nos SERPs e às mudanças de longo prazo no SEO, é encorajador aproveitar a tecnologia como uma ferramenta de automação e utilizar suas habilidades aprimoradas para aumentar a eficiência.

Portanto, é recomendado não esperar e começar a explorar as vantagens da IA hoje mesmo, adaptando-se às mudanças em constante evolução e otimizando os resultados.

 

4. Aproveite o que funciona hoje

Explorar e adaptar-se à IA em processos requer investimento, mas é importante não se desviar do que já funciona e dos fatores de classificação atuais.

Priorize a abordagem humana ao utilizar IA para gerar conteúdo.

Mesmo com pontuações altas usando ferramentas de IA, é essencial estabelecer uma conexão autêntica com o público-alvo, especialmente para alcançar conversões e um impacto significativo.

Concentre-se nas necessidades do usuário para se destacar em meio a conteúdos gerados por IA ou de baixa qualidade.

Foque em sólidos fatores de classificação técnica, on-page e off-page, vinculados a estratégias e táticas de SEO relevantes para obter resultados consistentes.

 

5. Implemente hoje pensando no futuro

Enquanto você se mantém focado no que está funcionando atualmente, é importante encontrar um equilíbrio.

Ao implementar sua estratégia atual, certifique-se de não ficar para trás.

Esteja ciente de como ferramentas como ChatGPT, Bard e outros aspectos da IA estão sendo utilizados pelos mecanismos de pesquisa e integrados aos resultados de pesquisa.

Desenvolva uma compreensão de como as mudanças nos recursos da SERP impactarão as práticas de SEO. Esteja pronto e disposto a se adaptar e ajustar conforme avança.

Estamos em um momento de equilíbrio, onde aqueles que não se adaptarem ficarão para trás. Aqueles que se distraírem com as novidades do momento e deixarem de fazer o que já funciona perderão terreno e impulso.

É fundamental encontrar o equilíbrio entre explorar o novo e consolidar as práticas eficazes para obter resultados sólidos.

 

6. Mantenha-se ativo e mantenha o ímpeto

Desde o início do SEO, uma coisa permanece constante: a necessidade de adotar uma abordagem contínua e de longo prazo.

Embora você possa obter resultados imediatos ao implementar táticas de otimização, é importante lembrar que o SEO é um processo contínuo.

O verdadeiro sucesso é alcançado por meio de um compromisso constante com a otimização, monitoramento e adaptação às mudanças nos algoritmos e nas necessidades do seu público-alvo.

Portanto, é crucial manter uma mentalidade de longo prazo e dedicar-se a melhorar constantemente sua estratégia de SEO.

 

7. Não descarte o SEO facilmente

O SEO tem se tornado mais desafiador em alguns aspectos nos últimos anos.

Embora possamos alcançar altas classificações nos resultados orgânicos, muitas vezes o tráfego proveniente delas é menor.

Com base nos dados históricos do Google Search Console, é possível constatar essa tendência.

Para obter sucesso em SEO, é necessário ter recursos adequados, tanto internos como externos, e envolver não apenas as pessoas responsáveis pelo SEO, mas também equipes de desenvolvimento, UX e TI.

Além disso, é importante ter uma estratégia de marketing abrangente que integre diferentes canais para obter insights e melhorias em SEO.

É crucial não subestimar o SEO, evitar expectativas irrealistas e não o descartar sem testá-lo completamente. Um investimento de três meses não é suficiente, pois o SEO requer tempo e recursos adicionais.

No entanto, se o ROI for favorável, vale a pena persistir para determinar se é uma estratégia bem-sucedida para a sua marca.

 

8. Mantenha o SEO integrado com outros canais e esforços

SEO e pesquisa paga compartilham muitas semelhanças, uma vez que ambos visam o mesmo público e buscam direcionar o tráfego para uma SERP.

Além disso, outros canais de marketing digital e tradicional, que envolvem conteúdo, sites e mapeamento da jornada do cliente, podem oferecer insights valiosos e trabalhar em conjunto com o SEO, em vez de serem tratados separadamente.

É importante não separar o SEO do plano e da estratégia geral de marketing, pois ele pode se beneficiar significativamente ao estar integrado a eles.

Além disso, à medida que você busca aproveitar novas tecnologias, o SEO pode se tornar um campo de testes para identificar áreas em que processos antigos e ineficientes possam ser aprimorados.


Equilibre o presente e o futuro

À medida que avançamos rapidamente em tecnologia e inteligência artificial, fica evidente o potencial de melhoria que essas inovações trazem para o campo do SEO.

Sua equipe deve estar entusiasmada em explorar totalmente as capacidades da IA, aproveitando-a tanto para processos internos quanto para a produção de conteúdo.

No entanto, é importante lembrar que, mesmo diante dessas mudanças revolucionárias, a chave para o sucesso continua sendo o equilíbrio entre o presente e o futuro.

A otimização contínua dos sites dos clientes e a implementação de estratégias eficazes são cruciais para alcançar metas e resultados imediatos.

Nesse contexto, é importante permanecer focado nas demandas atuais, enquanto se prepara para aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes.

Fonte: Search Engine Journal

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Google Ads

Checklist do Google Ads: 5 maneiras de auditar e otimizar suas campanhas

Aumente seu sucesso no Google Ads! Audite, otimize e direcione o público certo para maximizar o ROI e as conversões

Não pague à Apple! Meta compartilha dicas para evitar taxas de impulsionamento de posts

A Meta publicou um infográfico dando quatro dicas para anunciantes evitarem a taxa de 30% da Apple ao impulsionar seus anúncios

Telegram ou WhatsApp? O que usar no seu marketing

Telegram ou WhatsApp: qual usar no seu marketing?

Telegram ou WhatsApp? Qual usar dentro das suas estratégias de marketing? A resposta não é tão simples quanto parece.

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.