trending topics:

Após demissões, Nathalia Arcuri rebate críticas e diz que irá focar em tech, Web3 e IA

Influencer afirmou que as mudanças são para crescimento da empresa, que deixará de ser apenas de educação e cursos, e focará em tecnologia

A empresa Me Poupe!, fintech de economia pessoal liderada pela influencer Nathalia Arcuri, anunciou recentemente a demissão de 70 pessoas de sua equipe, o que representaria cerca de 50% da sua força de trabalho.

Nas redes sociais, Nathalia recebeu em seus últimos posts algumas críticas e “alfinetadas” do público, questionando os motivos da demissão.

Além disso, o Portal Bitcoin publicou uma matéria trazendo os bastidores da demissão, com entrevistas e depoimentos de funcionários demitidos. Uma dessas ex-funcionárias inclusive disse que a influecer já pensou em sair das redes sociais.

“A Nath (Nathalia Arcuri) já flertou com a ideia de saída das redes outras vezes, algo que nunca aconteceu de verdade. Faz um tempo que ela quer deixar as redes e se concentrar na cadeira de CEO, mas nunca funcionou”, disse uma ex-funcionária.

Diante das duras críticas nas redes sociais e informações veiculadas na imprensa, Nathalia resolveu quebrar o silêncio e explicar a situação em seu Instagram.

O pronunciamento, que veio cerca de 48 horas após as primeiras notícias dos cortes, foi na forma de uma sequencia de stories em seu Instagram, e teve como tema central trazer ao público mais informações sobre a reestruturação da empresa e os próximos passos do negócio.

Nathalia também aproveitou o momento rebater alguns comentários e críticas, e afirmando que Me Poupe! não está enfrentando nenhuma crise e que o corte de 50% da equipe foi necessário para garantir as mudanças necessárias no momento.

 

Me Poupe! deixará de ser apenas uma empresa de conteúdo e educação, diz Nathália

Nathalia inicia sua fala explicando que essas demissões foram a decisão mais difícil que ela já teve que tomar desde que começou o seu negócio em 2015, mas que, no entanto, foram decisões essenciais para o crescimento da empresa.

Ela deixou claro que a demissão de cerca de 70 funcionários nada tem a ver com crise financeira, política ou alguma movimentação partidária, e sim com uma mudança de planos da empresa.

De acordo com Arcuri, a Me Poupe! está tomando novos rumos e deixará de ser apenas uma empresa de conteúdo e produtos de educação:

A Me Poupe! está se direcionando para o novo caminho. Nós viemos até aqui com conteúdo e produtos de educação, e nós vamos seguir daqui pra frente com tecnologia, inteligência artificial, Web3, ChatGPT e tudo aquilo que existe de mais novo.

A empresária afirma que as demissões estão relacionadas a essas mudanças de caminho da empresa, uma vez que, ao reformular o propósito, a força de trabalho também deve ser reformulada.

Se nós estamos saindo de um modelo onde a nossa receita vinha de cursos — e a gente está abrindo mão da receita desses cursos, cujo objetivo é chegar mais e mais e mais pessoas a partir de 2023, em vez de ficar restrito àquelas pessoas que antes podiam pagar por esses cursos —, faz sentido a gente também rever quem são as pessoas que vão continuar com a gente. Então, sim, nas próximas semanas vocês vão saber que surpresas são essas que a gente está preparando e que vão levar aqueles nossos cursos que transformaram a vida de milhares de pessoas para milhões de pessoas.

 

Ex-funcionária diz que empresa focará 100% em aplicativo

Em um artigo publicado pelo Portal do Bitcoin, uma ex-funcionária da Me Poupe!, ao explicar como foi a reunião onde houve a demissão, trouxe a informação de que a empresa de Nathalia Arcuri deve migrar seus esforços para seu app, segundo a própria empresária.

“A Nathalia estava bem esquisita e começou a apresentar um PPT. Ela agradeceu a gente, mas disse que a empresa focaria 100% no aplicativo. Foi quando ela falou que não teria mais espaço para todos e que o RH chamaria algumas pessoas para conversar. E encerrou assim, do nada”, contou a ex-funcionária

Apesar desse possível foco do Me Poupe! em seu app, chama a atenção o fato de que, ainda segundo ex-funcionários, parte da equipe demitida era composta pelo time de tecnologia da empresa.

Foto divulgação Me Poupe; empresa focará em seu App

 


Alto endividamento das famílias no país é um dos motivos da mudança, explica Nathalia

Apesar de ter reforçado que a reestruturação da equipe não esteja ligada a uma crise interna nem nada relacionado à política, Nathalia trouxe a ideia de que a reestruturação tem a ver com a situação no cenário econômico das famílias do país.

De acordo com ela, são 70 milhões de endividados no Brasil e a maioria dessas dívidas são em cartão de crédito e cheque especial — o que os torna mais do que endividados, e sim “mal endividados”.

Dessa forma, ela sentiu que a empresa deveria mudar o rumo para alcançar outras pessoas e de maneiras diferentes:

Quando eu comecei a Me Poupe!, lá atrás, eram só 500.000 pessoas no Tesouro Direto. Hoje são mais de 20 milhões. E, sim, esse movimento começou lá atrás, com a democratização do acesso à educação financeira. O meu grande objetivo era transformar a educação financeira em mainstream, ver esse assunto em todos os lugares. Isso já é uma realidade. E é por isso que não adianta mais a gente continuar fazendo aquilo que a gente fazia.

Esse novo momento da empresa, diz a empresária, é uma refundação, em que ela precisará de novas pessoas e de novas tecnologias para focar na trilha que ela necessita para “levar o poder financeiro às mãos de quem mais precisa”, as pessoas mais vulneráveis “que não tem tempo e nem dinheiro para consumir nossos cursos”.

 

Um novo modelo de negócio para a Me Poupe!

Sim, precisa de muita coragem para você abrir mão daquilo que te trouxe até aqui e ir para o futuro com algo completamente novo. E é justamente por isso que novas pessoas estão chegando. Eu sempre disse pra vocês se a gente puder mudar o mundo e ganhar dinheiro ao mesmo tempo, nós vamos fazer isso.

Nathalia afirma que a mudança no modelo de negócio da Me Poupe! gerará muito impacto não somente no Brasil, mas no mundo inteiro, e por isso ela está abrindo mão da certeza do dinheiro que vinha dos cursos para investir nessa inovação.

Eu não acho que as pessoas estão realmente interessadas em mudar a lógica do sistema financeiro. Mas eu estou.

 

Resposta direta às críticas

A empresária e influencer aproveitou a oportunidade para responder às críticas que havia recebido na internet e desmentir os comentários de a empresa estar passando por problemas financeiros:

E para aqueles que estavam torcendo, como eu vi alguns comentários: ‘eu vou ficar aqui só para assistir à queda’, eu sinto muito, porque além de não estar produzindo nenhuma riqueza nem para você, nem para o país, nem para ninguém que precisa de você, da sua energia, do seu tempo; eu tenho uma notícia que é: a gente só está começando.

Ela diz que, ao contrário de outras startups — que também demitiram milhares de funconários nos últimos tempos—, a Me Poupe! não começará do zero, e sim utilizará todo o legado construído pela empresa para alcançar mais milhões de pessoas pelo mundo.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.