trending topics:

Polêmica: navegadores de apps rastreiam usuários sem permissão

Ferramenta desenvolvida por e ex-funcionário do Google, Felix Krause, mostra como o TikTok e Instagram coletam dados nos aplicativos

Se você é usuário do sistema iOS, da Apple, é possível que esteja sendo rastreado sem o seu consentimento e uma nova ferramenta pode provar isso. A InAppBrownser.com, desenvolvida pelo pesquisador e ex-funcionário do Google, Felix Krause, mostra como os aplicativos usam o JavaScript para coletar dados confidenciais das pessoas.

Após realizar testes em aparelhos com sistema iOS, Krause afirmou que a ferramenta permite saber de que forma os apps, como TikTok e Instagram, por exemplo, usam códigos de programação para colher informações pessoas de seus usuários, como o endereço, dados de cartões de crédito e até senhas.

As interações e os comandos de teclado feitos pelos perfis nos aplicativos também são rastreados através de códigos inseridos nas plataformas. A coleta das informações ocorre quando os usuários abrem um link dentro do navegador da própria rede social. O TikTok, por exemplo, é o único app que não permite visualizar páginas em outros navegadores, como o Google Chrome e o Safari.

Sempre que você abrir um link de qualquer aplicativo, veja se ele oferece uma maneira de abrir o site em seu navegador padrão – recomendou Krause.

Apesar do TikTok não oferecer a opção de carregar páginas em browsers de terceiros, Felix Krause apontou que em todos demais aplicativos essa escolha é permita.

 

Pronunciamento do TikTok e da Meta

Em resposta aos apontamentos de Felix Krause, o TikTok afirmou que as conclusões divulgadas no relatório do pesquisador são incorretas e enganosas. A equipe chinesa disse não coletar digitações ou entradas de texto por meio do código mencionado por Krause.

Ainda de acordo com o pronunciamento do TikTok, publicado em sua conta no Twitter, o código identificado pelo ex-funcionário do Google é usado exclusivamente para depuração, solução de problemas e monitoramento de desempenho.

Como justificativa à repercussão do relatório de Krause, a Meta também se pronunciou alegando que os dados são usados apenas para questões de direcionamento de publicidade ou como métricas de desempenhos das publicações.

Desenvolvemos intencionalmente este código para honrar as escolhas das pessoas em nossas plataformas. O código nos permite agregar dados do usuário antes de usá-los para publicidade direcionada ou fins de medição – comunicou um porta-voz da Meta.

Antes de salvar as informações coletadas por meio de compras feitas pelos navegadores de seus aplicativos, a Meta afirmou que solicita o consentimento do usuário e, portanto, utiliza os dados para fins de preenchimento automático nas próximas aquisições online.

 


App colaborativo

Apesar de revelar diversas informações as quais usuários comuns não têm acesso, Krause afirma que sua ferramenta não permite detectar todos os comandos JavaScript em execução nos aplicativos e que a aplicação dos códigos nos apps também tem a função de beneficiar os usuários.

O InAppBrowser.com foi projetado para que todos verifiquem por si mesmos o que os aplicativos estão fazendo dentro de seus navegadores – disse Krause, que decidiu disponibilizar o código da ferramenta para que sua comunidade possa atualizar e melhorar o script ao longo do tempo.

Para conferir todas as informações sobre o InAppBrowser.com clique aqui.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.