Se você já postou um vídeo e percebeu, depois do upload, que falou algo que não era certo, citou um autor diferente para aquele livro, deu a estatística errada ou qualquer outro erro pequeno que iria te fazer excluir e repostar o vídeo no YouTube, eles acabaram de lançar uma funcionalidade que vai te interessar.
No dia 14 de junho o YouTube anunciou uma nova ferramenta chamada “correções”, que permite que os criadores corrijam as falhas percebidas em um vídeo sem ter que fazer um novo upload, salvando os criadores da perda de engajamento, de comentários e de métricas causada pela exclusão dos vídeos.
A ferramenta funciona de forma que os criadores adicionem facilmente correções e atualizações. Após o upload do vídeo, é possível adicionar correções que aparecerão como cartões de informações no canto superior direito de um vídeo bem no momento do erro, sinalizando a presença de uma correção. Os espectadores podem clicar no cartão para expandir as notas de correção na descrição do vídeo.
Captura de tela do youtube.com/CreatorInsider, junho de 2022.
O Passo a Passo para Utilizar a Ferramenta.
De acordo com a página de ajuda do Youtube, a adição desses cards de correção é simples:
- Você deve logar no YouTube Studio;
- Clicar em conteúdo;
- Clicar na miniatura ou no título do vídeo que quer editar;
- Nas informações, você deve colocar a palavra “correção” ou “correções”, seguida da data/hora e a explicação da sua correção.
Captura de tela do youtube.com/CreatorInsider, junho de 2022
O formato dessas correções já mostra que não é a intenção ter a possibilidade de alterar vídeos em grande escala, e sim ser um recurso de notas suplementares para explicar erros menores e pequenas atualizações em seus vídeos. Não é nada grandioso, mas com certeza pode ser útil se bem utilizado.
Fontes: The Verge; Social Media Today.