TikTok está trabalhando em novas formas de monetização dos criadores

O TikTok está supostamente trabalhando em vídeos com paywall e um fundo de criador renovado, de acordo com relatório do The Information

O TikTok está trabalhando em vários novos recursos para aumentar o uso e expandir seu público mais antigo nos EUA, de acordo com um novo relatório do The Information.

Entre os recursos em andamento, está um acesso pago, permitindo que os criadores definam um preço para seu conteúdo, e um fundo de criador renovado, que substituirá o tão criticado programa “Pulse”.

 

Postagens exclusivas para assinantes

Um dos recursos em desenvolvimento é um modelo de acesso pago, que permite aos criadores definir preços para seu conteúdo, com os espectadores pagando uma taxa escolhida pelo próprio criador, segundo o relatório.

Disponibilizar conteúdo exclusivo apenas para assinantes é uma tática utilizada por outras empresas, como o Instagram, com o objetivo de atrair criadores para a plataforma.

Na empresa da Meta, por exemplo, os criadores podem compartilhar postagens exclusivas, Reels, histórias e outros conteúdos que são exclusivos para assinantes.

 


Fundo de criador renovado

O TikTok também está testando um fundo de criador renovado, que já está em andamento na França e no Brasil e pode começar a ser lançado nos EUA no próximo mês, de acordo com o The Information.

Lançado em 2020, o programa “Pulse”, que é o fundo original, é um fundo de três anos e US$ 1 bilhão que paga aos criadores por vídeos populares.

programa Pulse TikTok
Proposta do Programa Pulse, do TikTok

No entanto, o programa vem recebendo muitas críticas quanto ao pagamento dos criadores de conteúdo.

Alguns TikTokers relatam ganhos inferiores a US$ 5 por vídeos vistos milhões de vezes e apenas alguns centavos por dia quando seu conteúdo não se torna viral.

De acordo com o The Information, a intenção por trás do novo fundo é remunerar os criadores com valores superiores aos pagos na versão original.

A gestão do TikTok avaliou a possibilidade de aumentar os critérios de elegibilidade do fundo para 100.000 seguidores, além de oferecer pagamentos aos usuários que criam vídeos mais longosatualmente, a duração máxima dos TikToks é de 10 minutos.

De acordo com o porta voz do TikTok Zachary Kizer:

Estamos comprometidos em explorar novas maneiras de criar uma experiência valiosa e gratificante para a comunidade de criadores do TikTok. No TikTok, qualquer um pode ser um criador e todos podem aproveitar o entretenimento de nossos criadores inspiradores, e pretendemos continuar inovando essa experiência para que as pessoas possam se expressar, encontrar sua comunidade e serem recompensadas por sua criatividade.

 

O TikTok visa impulsionar a criação

Alegadamente, os recursos que estão em fase de desenvolvimento têm como objetivo estimular — e ampliar — a comunidade de criadores de conteúdo que impulsionou a ascensão inicial do TikTok.

A empresa introduziu gradualmente mais maneiras para influenciadores, celebridades e criadores ganharem dinheiro na plataforma, incluindo o compartilhamento de receita de anúncios, mas os usuários até agora expressaram desapontamento com os pagamentos vindos da própria empresa.

Enquanto isso, os maiores concorrentes do TikTok aumentaram suas ofertas, na esperança de atrair criadores com melhores métodos de monetização.

O YouTube anunciou no ano passado que dividiria a receita de anúncios 45/55 com os criadores, um corte generoso para os padrões das plataformas.

Em suma, o TikTok está buscando novas maneiras de incentivar e expandir a comunidade de criadores de conteúdo na plataforma, para, dessa forma, continuar crescendo.

Fonte: The Verge

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Erico Rocha

O futuro do marketing digital segundo Erico Rocha: avanços surpreendentes à vista

Conheça a visão de Erico Rocha sobre o futuro do marketing digital, com avanços tecnológicos e oportunidades em um mercado em expansão

Algoritmo do YouTube

Algoritmo do YouTube: o que você precisa saber em 2023

Em uma entrevista, Todd Beaupre discutiu o futuro do algoritmo e suas implicações para os criadores em 2023, conheça a visão da empresa

Nome de usuário WhatsApp

Os números de telefone chegando ao fim: WhatsApp agora usará nomes de usuários

WhatsApp está testando um recurso que permite que as pessoas sejam achadas pelo nome de usuário no aplicativo, deixando os números privados

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.