trending topics:

Novas ferramentas do Google ajudam a identificar imagens falsas geradas por IA

O Google lança novas funcionalidades para auxiliar na identificação de imagens geradas por IA na pesquisa e em outros locais

O Google anunciou a chegada de novas ferramentas que poderão ajudar a combater a disseminação de imagens geradas por inteligência artificial (IA), que muitas vezes são utilizadas para espalhar desinformação.

O objetivo é permitir que os usuários tenham mais informações sobre a imagem em questão, incluindo seu contexto e origem.

Além disso, o Google também lançará uma marcação que permitirá que as imagens sejam rotuladas como “geradas por IA”, fornecendo ainda mais transparência e clareza.

Essas novidades foram anunciadas no evento de desenvolvedor do Google, o I/O, e marcam os primeiros passos da empresa para combater a desinformação gerada por imagens manipuladas por IA.

 

“Sobre esta imagem”

A primeira novidade, que chegará nos “próximos meses”, apresentará mais contexto sobre as imagens em um recurso chamado “Sobre esta imagem”.

O recurso inclui informações sobre quando a imagem foi indexada pelo Google, onde ela pode ter aparecido pela primeira vez e onde mais foi vista online.

O objetivo é ajudar a combater a desinformação em um mundo cada vez mais inundado por imagens fotorrealistas alteradas ou criadas por IA.

De acordo com um estudo de Poynter de 2022, 62% das pessoas acreditam que encontram informações incorretas diariamente ou semanalmente.

A ferramenta “Sobre esta imagem” é uma resposta proativa do Google a esse problema, embora também seja um exemplo de como a tecnologia de IA pode ser lançada antes que sistemas robustos sejam implementados para mitigar possíveis danos.

 

Como usar o “sobre esta imagem” do Google?

Para utilizar a ferramenta, os usuários precisarão clicar nos três pontos em uma imagem nos resultados de pesquisa do Google Imagens ou deslizar para cima no Google App quando estiverem em uma página com uma imagem sobre a qual desejam saber mais.

Posteriormente, será possível acessar o recurso com o clique do botão direito do mouse ou pressionando longamente uma imagem no navegador da web Google Chrome, tanto em dispositivos móveis quanto em computadores.

No entanto, a ferramenta estará disponível somente em inglês e nos EUA em seu lançamento.

 


Marcação para as imagens criadas por IA

À medida que o Google lança seus próprios recursos de imagem generativa, ele também está introduzindo uma nova marcação para imagens geradas por IA em seu arquivo original.

Esse novo recurso permitirá que os usuários tenham contexto sobre as imagens geradas por IA, mesmo que elas sejam acessadas fora das plataformas do Google.

Essa marcação ajudará a combater a desinformação e fornecer aos usuários informações mais precisas sobre o conteúdo visual que estão visualizando.

Criadores e editores também poderão adicionar marcações semelhantes às suas próprias imagens geradas por IA.

Ao fazer isso, um rótulo será adicionado às imagens nos resultados da Pesquisa Google que as marcará como geradas por IA.

Segundo a empresa, vários editores já estão a bordo para adotar esse recurso, incluindo Midjourney, Shutterstock e outros.

Todos esses recursos, de acordo com o Google, serão lançados “nos próximos meses”, mas ainda sem data específica.

Fonte: TechCrunch

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.