trending topics:

Novo guia do Google revela o processo de correspondência de palavras-chave do Google Ads

Compreenda o sistema de correspondência de palavras-chave do Google, desde a seleção de anúncios até o agrupamento de palavras-chave

Durante a semana de anúncios de pesquisa do Google, ela ofereceu uma visão interna de como funciona seu sistema de correspondência de palavras-chave.

A empresa lançou um guia abrangente, de 28 páginas, detalhando como o sistema seleciona o melhor anúncio para exibir em uma consulta de pesquisa.

Utilizando tecnologias avançadas, o sistema avalia a qualificação com base em diversos critérios, como o tipo de correspondência de palavra-chave, a campanha e os grupos de anúncios.

O guia contém informações valiosas e práticas recomendadas para os anunciantes do Google Ads que desejam otimizar suas campanhas e alcançar melhores resultados.

 

Compreendendo o processo de correspondência de palavras-chave do Google Ads

O processo de correspondência de palavras-chave começa com um usuário inserindo uma consulta de pesquisa.

O sistema do Google então usa informações como correções ortográficas, sinônimos e conceitos relacionados para criar uma consulta de recuperação. Esta consulta recupera todas as palavras-chave relevantes que estão habilitadas para veiculação.

Assim, o Google usa aprendizado de máquina e tecnologias de compreensão de linguagem natural para determinar a qualificação de palavra-chave com base no tipo de correspondência, campanha e critérios de grupo de anúncios.

O sistema requer uma correspondência estrita para palavras-chave exatas, enquanto as palavras-chave de correspondência ampla e de frase permitem uma correspondência mais geral.

Dessa forma, é verificada a qualificação da campanha e do grupo de anúncios com base no orçamento, segmentação geográfica, segmentação por público-alvo, palavras-chave negativas e restrições de horário do dia.

Se uma campanha usa correspondência ampla, o sistema considera a localização do usuário, pesquisas recentes, página de destino, entre outros sinais.

 


Anúncios responsivos de pesquisa

Após determinar a qualificação da palavra-chave e campanha/grupo de anúncios, o sistema do Google seleciona automaticamente o melhor criativo para o usuário.

Esse processo é realizado por meio do sistema de Criativos de Anúncios de Pesquisa Responsivos, que utiliza títulos e descrições disponíveis para montar um criativo com melhor desempenho.

Para selecionar o criativo mais adequado, os anúncios candidatos são avaliados quanto à relevância para a consulta do usuário, e é escolhido aquele que se espera ter o melhor desempenho.

 

Lances e classificação do anúncio

O cálculo de lances é uma etapa importante do sistema de correspondência de palavras-chave do Google Ads, pois influencia diretamente a classificação do anúncio.

A classificação do anúncio é um valor que determina a posição em que o anúncio será exibido em relação aos outros e se ele será exibido ou não.

Assim, com o uso dos Lances Inteligentes, é definido um lance ideal e exclusivo para cada combinação de impressão de anúncio, considerando a probabilidade de que ele, juntamente com a página de destino e a intenção de busca do usuário, resulte em uma conversão.

Caso uma campanha utilize o lance manual, o sistema do Google Ads utilizará apenas o lance estático fornecido pelo anunciante e quaisquer modificadores de lance relevantes.

Em seguida, o sistema seleciona a melhor combinação de relevância e classificação do anúncio dentre os anúncios candidatos, que incluem uma palavra-chave ou página de destino correspondente, um criativo e um lance.

 

Leilão final

Por fim, a relevância do anúncio é determinada através da análise do significado do termo de pesquisa, das palavras-chave do grupo de anúncios e da página de destino correspondente.

Caso as palavras-chave de correspondência ampla se qualifiquem para a correspondência, apenas as palavras-chave relevantes dos grupos de anúncios mais relevantes serão selecionadas.

Posteriormente, o anúncio com a classificação mais alta de cada anunciante é colocado no leilão, sendo exibidos os anúncios com as classificações mais altas de todos os anunciantes.

 

Importância de agrupar palavras-chave

É importante destacar que o sistema do Google elimina a necessidade de adicionar a mesma palavra-chave em vários tipos de correspondência para direcionar o tráfego para áreas específicas da sua conta.

Ao duplicar palavras-chave em grupos de anúncios ou campanhas separadas, pode ocorrer uma segmentação e redução dos dados disponíveis para o Lances Inteligentes usar em sua otimização.

Isso pode resultar em menos conversões e custos mais altos, além de aumentar a margem de erro e dificultar a consistência em anúncios, orçamentos e metas em várias campanhas e palavras-chave.

 

Por que eu devo me importar?

Os anunciantes podem otimizar suas campanhas para obter melhores resultados ao compreender o processo de correspondência de palavras-chave do Google Ads.

O guia do Google detalha o sistema de correspondência de palavras-chave e o uso de aprendizado de máquina e tecnologias de compreensão de linguagem natural para qualificação delas e seleção de criativos de anúncios de pesquisa responsivos.

No geral, o guia é um recurso valioso para profissionais de marketing digital que desejam melhorar suas campanhas do Google Ads.

Utilizar as informações e práticas recomendadas fornecidas no guia pode aumentar suas chances de sucesso e gerar mais conversões.

Você pode acessar o guia completo aqui.

Fonte: Search Engine Journal

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.