Durante a semana de anúncios de pesquisa do Google, ela ofereceu uma visão interna de como funciona seu sistema de correspondência de palavras-chave.
A empresa lançou um guia abrangente, de 28 páginas, detalhando como o sistema seleciona o melhor anúncio para exibir em uma consulta de pesquisa.
Utilizando tecnologias avançadas, o sistema avalia a qualificação com base em diversos critérios, como o tipo de correspondência de palavra-chave, a campanha e os grupos de anúncios.
O guia contém informações valiosas e práticas recomendadas para os anunciantes do Google Ads que desejam otimizar suas campanhas e alcançar melhores resultados.
Compreendendo o processo de correspondência de palavras-chave do Google Ads
O processo de correspondência de palavras-chave começa com um usuário inserindo uma consulta de pesquisa.
O sistema do Google então usa informações como correções ortográficas, sinônimos e conceitos relacionados para criar uma consulta de recuperação. Esta consulta recupera todas as palavras-chave relevantes que estão habilitadas para veiculação.
Assim, o Google usa aprendizado de máquina e tecnologias de compreensão de linguagem natural para determinar a qualificação de palavra-chave com base no tipo de correspondência, campanha e critérios de grupo de anúncios.
O sistema requer uma correspondência estrita para palavras-chave exatas, enquanto as palavras-chave de correspondência ampla e de frase permitem uma correspondência mais geral.
Dessa forma, é verificada a qualificação da campanha e do grupo de anúncios com base no orçamento, segmentação geográfica, segmentação por público-alvo, palavras-chave negativas e restrições de horário do dia.
Se uma campanha usa correspondência ampla, o sistema considera a localização do usuário, pesquisas recentes, página de destino, entre outros sinais.
Anúncios responsivos de pesquisa
Após determinar a qualificação da palavra-chave e campanha/grupo de anúncios, o sistema do Google seleciona automaticamente o melhor criativo para o usuário.
Esse processo é realizado por meio do sistema de Criativos de Anúncios de Pesquisa Responsivos, que utiliza títulos e descrições disponíveis para montar um criativo com melhor desempenho.
Para selecionar o criativo mais adequado, os anúncios candidatos são avaliados quanto à relevância para a consulta do usuário, e é escolhido aquele que se espera ter o melhor desempenho.
Lances e classificação do anúncio
O cálculo de lances é uma etapa importante do sistema de correspondência de palavras-chave do Google Ads, pois influencia diretamente a classificação do anúncio.
A classificação do anúncio é um valor que determina a posição em que o anúncio será exibido em relação aos outros e se ele será exibido ou não.
Assim, com o uso dos Lances Inteligentes, é definido um lance ideal e exclusivo para cada combinação de impressão de anúncio, considerando a probabilidade de que ele, juntamente com a página de destino e a intenção de busca do usuário, resulte em uma conversão.
Caso uma campanha utilize o lance manual, o sistema do Google Ads utilizará apenas o lance estático fornecido pelo anunciante e quaisquer modificadores de lance relevantes.
Em seguida, o sistema seleciona a melhor combinação de relevância e classificação do anúncio dentre os anúncios candidatos, que incluem uma palavra-chave ou página de destino correspondente, um criativo e um lance.
Leilão final
Por fim, a relevância do anúncio é determinada através da análise do significado do termo de pesquisa, das palavras-chave do grupo de anúncios e da página de destino correspondente.
Caso as palavras-chave de correspondência ampla se qualifiquem para a correspondência, apenas as palavras-chave relevantes dos grupos de anúncios mais relevantes serão selecionadas.
Posteriormente, o anúncio com a classificação mais alta de cada anunciante é colocado no leilão, sendo exibidos os anúncios com as classificações mais altas de todos os anunciantes.
Importância de agrupar palavras-chave
É importante destacar que o sistema do Google elimina a necessidade de adicionar a mesma palavra-chave em vários tipos de correspondência para direcionar o tráfego para áreas específicas da sua conta.
Ao duplicar palavras-chave em grupos de anúncios ou campanhas separadas, pode ocorrer uma segmentação e redução dos dados disponíveis para o Lances Inteligentes usar em sua otimização.
Isso pode resultar em menos conversões e custos mais altos, além de aumentar a margem de erro e dificultar a consistência em anúncios, orçamentos e metas em várias campanhas e palavras-chave.
Por que eu devo me importar?
Os anunciantes podem otimizar suas campanhas para obter melhores resultados ao compreender o processo de correspondência de palavras-chave do Google Ads.
O guia do Google detalha o sistema de correspondência de palavras-chave e o uso de aprendizado de máquina e tecnologias de compreensão de linguagem natural para qualificação delas e seleção de criativos de anúncios de pesquisa responsivos.
No geral, o guia é um recurso valioso para profissionais de marketing digital que desejam melhorar suas campanhas do Google Ads.
Utilizar as informações e práticas recomendadas fornecidas no guia pode aumentar suas chances de sucesso e gerar mais conversões.
Você pode acessar o guia completo aqui.
Fonte: Search Engine Journal