trending topics:

YouTube lança novo guia com dicas para criadores de Shorts

Plataforma dedica 31 páginas para orientar usuários sobre como criar vídeos que engajam, além de apresentar tendências e estudos de caso

Se os Shorts do YouTube ainda não fazem parte da estratégia de marketing da sua empresa, está mais do que na hora de incluí-los no planejamento. A plataforma já conta com um engajamento mensal de aproximadamente 1,5 bilhão de usuários, o que representa 75% de toda a base da rede social.

Diante disso, o YouTube lançou um guia para auxiliar os criadores de conteúdo em diversos assuntos relacionados aos Shorts como, por exemplo, na criação e edição de videoclipes, estudo de tendências, análises de métricas, entre outros tópicos incluídos em um documento composto por 31 páginas.

Você pode baixar o guia completo clicando aqui, porém, este artigo te apresenta as principais dicas. Confira!

 

Grave com a câmera do Shorts

Neste primeiro destaque, o guia apresenta orientações básicas sobre como criar um vídeo curto de até 60 segundos para o Shorts, clicando no ícone + e com o uso da própria câmera do aplicativo.

A plataforma oferece diversas ferramentas divertidas para colaborar com suas criações. Para que seus vídeos estejam elegíveis ao YouTube Shorts Fund, recurso para apoiar criadores de vídeos curtos, é recomendável que você evite fazer upload de conteúdos com logotipos de outras plataformas.

 

Vídeos do rolo da câmera

Depois de recomendar o uso da câmera do próprio aplicativo, o guia para os Shorts do YouTube também compartilhou dicas sobre como utilizar vídeos salvos no rolo de sua câmera e editá-los dentro da rede social. É possível adicionar textos ou sons aos vídeos, além de salvá-los para publicar depois, clicando em “Salvar e fechar”.

 

Integração de áudio

Também há dicas sobre a integração de sons aos vídeos do Shorts. A plataforma divide as músicas em categorias, como Top Sounds, On the rise e outros, o que permite fazer parte das principais tendências do momento, aumentar a visibilidade de seus conteúdos e atrair novos inscritos ao canal.

Caso encontre um áudio interessante para os seus vídeos, você pode criar um conteúdo no mesmo momento ou salvá-lo entre os seus favoritos. Dessa forma, ele estará disponível na aba “Favoritos” para uso posterior.

Atualmente, os áudios possuem limite de duração de 15 segundos, portanto, o YouTube recomenda que leve isso em consideração ao inseri-lo em suas produções.

 

Onde são exibidos os Shorts

Os Shorts podem ser encontrados por três categorias:

  • Áudios: quando ouvir um som que você gosta, clique no ícone do áudio para ser direcionado à biblioteca com todos os vídeos que contém a música em questão;
  • Canais: é possível acompanhar todas as publicações do seu creator favorito, clicando no ícone do respectivo canal;
  • Hashtags: ao clicar sobre uma hashtag, você verá todos os conteúdos relacionados ao tema.

 

Tendências e estudos de caso

O guia também inclui dicas sobre como criar vídeos curtos que engajam e mantém os seguidores presos ao seu conteúdo, como é o caso dos vídeos em looping infinito, aqueles que começam e terminam com a mesma tomada de imagem.

Esse tipo de conteúdo incentiva o usuário a permanecer mais tempo conectado ao seu vídeo, o que, consequentemente, aumenta o seu tempo de exibição na plataforma.

 

Como monetizar os Shorts?

O YouTube tem trabalhado fortemente para oferecer apoio aos criadores de conteúdo, mais especificamente àqueles que estão dedicados à produção de vídeos curtos, através de seu Fundo de Recompensa, que dedica US$ 100 milhões aos criadores mais criativos e originais da plataforma.

O YouTube entra em contato com milhares de criadores, mensalmente, para notificá-los sobre a qualificação, ou não, para o bônus. Para saber como monetizar o seus Shorts, clique aqui ou assista ao vídeo abaixo:

YouTube video

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.