trending topics:

Novidades lançadas! Instagram lança recursos de notas na DM, perfis de grupo e muito mais

O Instagram agora suporta atualizações de texto com o lançamento do Notes e testa outros novos recursos de compartilhamento.

A Meta está correndo para lançar ferramentas que sejam o melhor de todos os mundos das redes sociais, seja ela o Twitter, o TikTok ou o BeReal. Dessa forma, a empresa anunciou novos recursos de compartilhamento que tornam mais fácil para o usuário acompanhar seus amigos no mundo real.

Dentre as mudanças significativas, estão algumas que estavam em teste – inclusive que já falamos por aqui no Pixeld –, como as “Notes” (em que os usuários podem atualizar seus amigos por meio de texto), o “Candid” (uma pequena imitação do BeReal) e também novas maneiras de compartilhar com grupos.

(Divulgação: Instagram)

 

Instagram Notes

O Instagram Notes adiciona uma maneira de se comunicar com outras pessoas usando apenas textos ou emojis.

Por mais que esse recurso lembre demais o Twitter, a implementação dele é diferente – os usuários estão comparando até mesmo com o falecido MSN.

No Instagram, as pessoas podem escrever suas notas acessando o topo da caixa de DMs e selecionando os seguidores mútuos (que seguem de volta) ou a lista de “melhores amigos”. Dessa maneira, a nota aparecerá na parte superior da caixa de entrada dos amigos por 24hrs e as respostas a essas notas chegarão como DMs.

(Divulgação: Instagram)

De acordo com a empresa, a ideia é que as pessoas se comuniquem de maneira mais leve:

Durante os testes, descobrimos que as pessoas gostam de ter uma maneira leve e fácil de compartilhar o que pensam e iniciar conversas. Desde pedir recomendações até compartilhar o que estão fazendo, o Notes oferece às pessoas uma maneira casual e espontânea de se expressar e se conectar umas com as outras.

 

Antevendo o fim – e surfando na onda

Embora o formato em si seja diferente do feed em tempo real do Twitter, o lançamento do Notes em meio à instabilidade na plataforma não parece ser à toa.

O New York Times noticiou recentemente que a Meta estava considerando transformar o Instagram Notes em um rival do Twitter mais completo para capitalizar o caos da plataforma após a aquisição de Elon Musk.

O fato é que é uma jogada muito inteligente da Meta, tendo em vista que muitos usuários já estão tentando se preparar para o fim da rede do passarinho.

De acordo com uma pesquisa do Capterra, 76% dos profissionais de marketing planejam migrar para o Instagram se o Twitter acabar. Logo, a plataforma deve estar mais do que preparada para essa eventualidade.

 


Adicione o seu e passe adiante

Houve uma atualização do recurso “adicione o seu”, lançado no ano passado, que incentiva as pessoas a participar de tendências, compartilhando sua própria variação.

Agora o Instagram está testando um recurso no qual você pode convidar especificamente amigos para participar tocando em “passe adiante” quando vir uma tendência que acha a cara deles.

No TikTok, os usuários costumam replicar tendências, sejam danças, músicas ou efeitos, enquanto postam sua própria opinião. O novo recurso adicionado pela Meta visa trazer um pouco dessa ideia também para o Instagram.

(Divulgação: Instagram)

 

Candid Stories

O Instagram também está testando o “Candid”, uma maneira de amigos compartilharem stories que são visíveis apenas para outras pessoas que também compartilham seus próprios Candids.

O recurso já estava sendo testado e é uma cópia óbvia do BeReal, que também bloqueia o conteúdo dos amigos atrás de uma tela desfocada até que você também publique.

Assim como o BeReal, o Candid envia lembretes diários de notificação para que o usuário poste uma foto em tempo real.

 

O sucesso do BeReal está causando inveja

Esta não é a primeira vez que o Instagram tenta replicar alguma ferramenta do aplicativo que ganhou a geração Z.

A empresa, neste ano, incluiu, também, um recurso de câmera dupla chamado Dual que era somente a cópia do BeReal.

Até mesmo o TikTok tem, atualmente, um recurso semelhante chamado TikTok Now, que aparece nos feeds dos usuários.

Tudo isso se deve ao grande sucesso que o BeReal teve neste ano, principalmente com o público mais jovem, até mesmo ganhando como o aplicativo do ano no Apple Store Awards.

(Divulgação: Instagram)

 

Perfis de grupo

A Meta também anunciou os novos “Perfis de Grupos”, que são um novo tipo de perfil no Instagram para compartilhar postagens e stories com os amigos.

O conteúdo compartilhado em um perfil de grupo é entregue somente para os membros desse grupo em vez de seus seguidores. Ou seja, é publicado apenas no perfil do grupo e não no seu próprio perfil – é como se fosse um “melhores amigos” do feed.

Este recurso parece responder a quantos jovens estão utilizando o Instagram para, por exemplo, postar conteúdo em grupos da escola ou em torno de algum tipo de tema.

Antes, tais tipos de perfis teriam que ser gerenciados apenas por pessoas que tivessem o login e a conta dele. Dessa forma, os Perfis de Grupo podem estimular uma maior participação deles, pois reduzem a barreira à postagem.

(Divulgação: Instagram)

 

Coleções Colaborativas

Por fim, foram anunciadas também as coleções colaborativas, que são uma outra maneira de se conectar com um grupo de amigos.

Neste caso, a ideia é permitir que um grupo se conecte por um interesse compartilhado, salvando postagens em uma nova “coleção colaborativa” em um grupo ou por meio de DMs de 1 para 1.

Os usuários podem adicionar a uma coleção colaborativa salvando uma postagem que encontram em seu feed ou compartilhando-a com um amigo por DM e salvando-a a partir daí.

Este recurso pode ser muito útil para reunir ideias de viagens ou compartilhar receitas, por exemplo.

(Divulgação: Instagram)

O próprio Mark Zuckerberg falou sobre essas novidades em seu Instagram.

O Notes já está disponível aos usuários de iOS e Android, enquanto os outros recursos, conforme confirmação ao TechCrunch, estão em estágio inicial de testes.

Os Perfis de Grupo estão sendo testados no Canadá, Chile e Taiwan, enquanto os outros recursos estão sendo testados com uma pequena porcentagem de pessoas em todo mundo.

O novo conjunto de recursos se concentra no compartilhamento social com amigos e parece ser uma jogada melhor em termos de reconhecer o que as pessoas realmente querem do Instagram – conectar-se com amigos, não apenas para se divertir, como no TikTok.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.