O CPM dos anúncios do Facebook aumentarão muito neste fim de ano?

Com as festas de Natal e ano-novo, os custos dos anúncios no Facenook ficarão mais caros? Veja as tendências.

Fim de ano gera um pouco de ansiedade em você, não é, anunciante? As festas vão chegando e a imprevisibilidade dos últimos anos pesa um pouco. Contudo, quanto ao Facebook o que se deve esperar?

De acordo com análises feitas pelo site Jon Loomer, há boas razões para esperar, com base nas tendências atuais, que quaisquer aumentos de custos sazonais serão sutis. O que pode tornar negativo para os anunciantes que lutam para gerar resultados consistentes e lucrativos desde as mudanças no iOS em 2021.

 

Qual a importância do CPM?

O CPM (custo por mil impressões) é essencialmente o custo para exibir seus anúncios. Por mais que não seja uma métrica primária para ficar obcecado, certamente pode afetar o sucesso da sua campanha.

Se você tiver dois conjuntos de anúncios, ambos obtendo o mesmo número de cliques e taxa de conversão, porém em um conjunto custa o dobro para atingir as pessoas, isso pode ser a diferença entre uma campanha lucrativa e outra fracassada.

Isso não significa que você não possa superar CPMs altos para obter mais sucesso. Embora feriados e tempos festivos tendam a resultar em aumento do CPM, esses períodos também são os que os consumidores estão mais sedentos por gastar dinheiro. Dessa forma, há jeito de ser bem-sucedido.

Dito isso, a sazonalidade do CPM pode ser difícil para as marcas, especialmente aquelas que não estão no comércio eletrônico e nos espaços de “presentes de Natal”. Antes de 2020, os CPMs sazonais costumavam até triplicar, o que tornava os custos de publicidade inviáveis e você precisava considerar reduzir o orçamento ou até mesmo desligar 100% dos anúncios.

Contudo, não devemos assumir que os CPMs terão esse efeito potencialmente incapacitante este ano.

 


O que vai acontecer este ano?

O relatório de ganhos do terceiro trimestre da Meta foi divulgado e não foi particularmente favorável à empresa. O crescimento desacelerou, o que resultou em demissões.

Uma das revelações curiosas foi uma queda contínua no preço médio por anúncio.

(Gráfico: Jon Loomer)

A Meta não chama isso de CPM, mas podemos gerar uma conexão entre os conceitos.

O custo da publicidade está claramente caindo e essa queda está aumentando a cada trimestre. O preço médio por anúncio do terceiro trimestre foi 18% menor do que no mesmo trimestre de 2021.

Isso certamente pode ser um sinal de que os custos de publicidade durante as festas de fim de ano não serão excessivos em 2022.

 

Isso é uma notícia boa?

Sim! Esses são bons sinais de que o CPM pode não sair do controle nesta temporada de festas.

O problema é que muitos anunciantes tiveram dificuldades no ano passado, independentemente dos custos de CPM.

Porém, esta pode ser uma temporada de festas muito boa para as marcas que estão preparadas para o sucesso nas festas de fim de ano.

Se você está no varejo e oferece grandes vendas, esta, com certeza, será uma temporada lucrativa para você se os custos de CPM permanecerem baixos.

Para saber mais sobre esta análise, só clicar aqui.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Google Ads

Checklist do Google Ads: 5 maneiras de auditar e otimizar suas campanhas

Aumente seu sucesso no Google Ads! Audite, otimize e direcione o público certo para maximizar o ROI e as conversões

Não pague à Apple! Meta compartilha dicas para evitar taxas de impulsionamento de posts

A Meta publicou um infográfico dando quatro dicas para anunciantes evitarem a taxa de 30% da Apple ao impulsionar seus anúncios

Telegram ou WhatsApp? O que usar no seu marketing

Telegram ou WhatsApp: qual usar no seu marketing?

Telegram ou WhatsApp? Qual usar dentro das suas estratégias de marketing? A resposta não é tão simples quanto parece.

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.